Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu sei eu sei, li varios post com o mesmo titulo porém estou com um problema bem peculiar e quem sabe alguem de vcs possa me ajudar, vamos la!!!

Recentemente comprei 4 memorias DDR4 Kingston HX 8GB 2400Mhz, porém pra minha supresa ao espetar todas na placa-mãe infelizmente o pc nao liga, somente usando 2 delas em Dual o pc da boot, caso contrario fica num loop infinito de TENTATIVA de ligar, nem acesso a bios nada.

Soluçoes ja testadas sem sucesso:

- Clear CMOS

- Teste individual de todos os pentes em todos os slots ( todas memorias funcionando indivualmente ou em DC, todos slots ok)

- Reducao da frequecencia na bios.

- Aumento da tensão da memoria

- Desligar perfil XMS

- Setado manualmente as latencias da memoria de acordo com o mostrado no CPU-Z

placa-mãe BIOSTAR X370GT5

Memorias Kingston DDR4 2400MHz HX424c15FB2/8

Obs.: A modo e compativel com ate 64GB de ram e memorias 3400MHz, também esta na lista de memorias testadas e aprovadas pro uso na placa-mãe no site do fabricante.

Negocio ta sinistro galera, da um help ae!! XD

Postado

@Thiago Fava

Brother acredito que seu processador seja um Ryzen. E usar 4 slot de memorias em ryzen e bastante complicado, olhando aqui o manual da Biostar x370GT5 ele diz o seguinte para usar os 4 slots o máximo da frequencia se a memoria for Single Rank e 2133 nos 4 slots. Se a memoria for Dual Rank esse valor cai ainda mais vai para 1866.

Lembrando que isso pode ser um valor base já que as memorias trabalham com um valor maior em over. Não sei se isso se aplica para usar os 4 slots.

Segue um print do manual.

Memoria.PNG

Postado

@LNPott @LNPott

3 horas atrás, LNPott disse:

@Thiago Fava Bom dia, seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Já tentou atualizar a versão da BIOS ?

@LNPott Ja atualizei sim a BIOS para a ultima versao.

adicionado 1 minuto depois

3 horas atrás, Lenon_Fernandes disse:

@Thiago Fava

Brother acredito que seu processador seja um Ryzen. E usar 4 slot de memorias em ryzen e bastante complicado, olhando aqui o manual da Biostar x370GT5 ele diz o seguinte para usar os 4 slots o máximo da frequencia se a memoria for Single Rank e 2133 nos 4 slots. Se a memoria for Dual Rank esse valor cai ainda mais vai para 1866.

Lembrando que isso pode ser um valor base já que as memorias trabalham com um valor maior em over. Não sei se isso se aplica para usar os 4 slots.

Segue um print do manual.

Memoria.PNG

@Lenon_Fernandes Ja desliguei o XPM da bios e setei tanto em 1866 quanto 2133, esqueci de descrever la em cima mais sim o processador e um Ryzen 5 2600X

adicionado 3 minutos depois

Pessoa fiz mais alguns testes e tenho novas informações. Desabilitando o Gear Down na bios consegui botar e entrar na bios com os 4 pentes espetados, porém na bios reconhece apenas 16GB e no windows fica 32GB ( 16GB Disponivel ).

Ao remover 1 unico pente deixando apenas 3, a bios reconheceu os 24GB e o windows também. Chegando perto so falta descobrir como conseguir ativar os 32GB husahu

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Postado

Bom dia galera consegui depois de 3 dias resolver o meu problema dos pentes de memoria e foi algo absurdo kk Vamo la pra deixa registrado.

Problema: Bios nao reconhece ou nao ativa os 4 pentes de memoria

Sistema

placa-mãe Biostar X370GT5

Processador Ryzen 5 2600x

Memoria Kingston Hyper X Fury 2400Mhz ( 4 pentes de 8GB cada total = 32GB ram )

Watercooler Pcyes SangueFrio 240mm

Solução

Apos varias tentativas e configuracoes manuais de memorias etc... a solução que encontrei foi simples porém absurda de se imaginar.

Depois de garimpar muito na net achei num forum gringo um usuario relatando mesmo problema e resolvendo da seguinte forma:

1 - Extremamente importante desligar a opcao de GEAR DOWN na bios da placa-mãe ( normalmente se encontra dentro das opções de memoria da bios )

2 - Setar o XPM para MANUAL, porém a frequencia da memoria deixar no AUTO

3 - Afrouxar o maximo possivel o cooler ou bomba no caso de um watercooler do processador.

Pode parecer estranho mais depois de pesquisar e tentando somente as 2 primeiras partes da solucao nao conseguia fazer funcionar. Ate que encontrei outro usuario gringo relatando e informando que quando o cooler ou bomba do processador, especificamente os Ryzen, esta muito apertado ele tem chance enorme de "bugar" a controladora de memoria do processador, parece ridiculo relatar isso, mais fiz os 2 passos e nada, afrouxei o maximo a bomba do processador e bumm, funcionando perfeitamente aqui. Estou testando a estabilidade do sistema pra ter certeza que esta tudo ok. Mais por enquanto problema resolvido. 

Obrigado ao usuario @Lenon_Fernandes e o moderador @LNPott por terem prontamente tentando resolver o problema. Bem acho que e isso. Por mim pode fechar o topico como resolvido e ficar de referencia a outros usuarios que venham a ter esse problema ou parecido. Novamente Obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...