Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MySQL Acesso a um DB MySQL sem localhost


Posts recomendados

Galera, eu li recentemente um livro sobre C# e no mesmo tem algumas coisas sobre MySQL. O unico tipo de conexao ensinada nessa livro foi como localhost, mas no momento quero tentar acessar um DB MySQL( que instalei em uma marquina virtual) atraves do meu Software, que pode ser executado em maquinas e redes diferentes. Exemplo, quero que minha mae consiga acessar o banco atraves do meu Software no computador dela.

Ja tentei varias coisas mas nao acho nada sobre isso.

 

Essa e a linha de codigo para criar a conexao em C# (acredito que nao importe a linguagem nesse casso). Onde deixei "?" significa que nao sei o que escrever para fazer esse tipo de conexao. 

Tambem nao sei se isso e simples ou muito difícil de se fazer. Com localhost e muito simples. 

 

MySqlConnection verbindung = new MySqlConnection("SERVER=?;" + "DATABASE=?;" + "UID=?;" + "PASSWORD=?.;");

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia man, tranquilo?

 

Para fazer isso de modo aberto você teria de usar o IP da sua maquina (para rodar em rede local) ou um IP Fixo (+ um server, para rodar em rede publica)!

 

Rede Local: Para adquirir o IP da sua maquina basta acessar o iniciar, digite: cmd, clique com o botão direito e "executar como administrador", ao abrir a tela de comando digite: ipconfig, procure pela linha que informa "Endereço IPv4", digite no SERVER o numero na frente dela, no caso o meu é 192.168.0.1

1.png.a4fd8d6d7567808c3966f394d0620e87.png

 

Rede Publica (esse método serve somente caso queira transmitir dados para fora da sua rede local, ou seja, para toda internet): Para fazer isso você deve verificar com sua operadora de internet a possibilidade ou se eles lhe fornecem IP FIXO, após configurar basta colocar o endereço do IP FIXO na linha SERVER (é recomendado rodar o server em uma maquina diferente da de desenvolvimento).

Uma opção mais tranquila para não gastar muito é contratar um serviço de Banco de Dados, como o da Amazon por exemplo...

 

PS: Em ambos os casos é necessário configurar o firewall de saída/entrada do computador/servidor que possui o banco de dados para aceitar conexões (geralmente a porta do MySQL é 3306).

PS²: Em alguns casos é necessário configurar essas portas de entrada/saída no seu Switch/Hub/Roteador.

 

Bom, acho que só ^-^, espero que minha explicação tenha ajudado!

 

Grande abraço!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ArThDsL Obrigado pela resposta.

Antes de publicar aqui eu já tinha tentando através do ip da máquina, e não deu certo, provavelmente porque não configurei o Firewall e também graças a sua explicação, entendi que o que eu quero fazer é uma conexão com rede pública, como você mencionou.

Vou correr atrás disso, vou ver se minha operadora de internet permite, etc. 

Obrigado pela dica do Amazon, mas o intuito disso tudo é só brincar e aprender por isso quero fazer eu mesmo kk.

@ArThDsL Uma última pergunta, eu poderia deixar o MySQL rodando em uma máquina virtual que roda no pc que eu desenvolvo, ou não ?

Na questão de rede, acredito que posso ter problemas pois se minha rede se tornar pública acredito que posso ficar vulnerável a hackers ( sou leigo ), isso se eu entendi corretamente. 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@ArThDsL Obrigado pela resposta.

Antes de publicar aqui eu já tinha tentando através do ip da máquina, e não deu certo, provavelmente porque não configurei o Firewall e também graças a sua explicação, entendi que o que eu quero fazer é uma conexão com rede pública, como você mencionou.

Vou correr atrás disso, vou ver se minha operadora de internet permite, etc. 

Obrigado pela dica do Amazon, mas o intuito disso tudo é só brincar e aprender por isso quero fazer eu mesmo kk.

@ArThDsL Uma última pergunta, eu poderia deixar o MySQL rodando em uma máquina virtual que roda no pc que eu desenvolvo, ou não ?

Na questão de rede, acredito que posso ter problemas pois se minha rede se tornar pública acredito que posso ficar vulnerável a hackers ( sou leigo ), isso se eu entendi corretamente. 

Obrigado.

 

Bom dia @Eduardo Kuhn,

 

Poderia ser uma maquina virtual, sem problemas, certifique-se de configurar corretamente o firewall da VM para permitir acesso ao MySQL.

 

Em questão de segurança da sua máquina pessoal, sempre mantenha a mesma atualizada, configure o firewall corretamente, use um anti-vírus, coloque senha.

 

Devo lhe informar que possuir um Home Server (caso ele precise ficar online 24h) gera despesas ligeiramente altas! Tais como energia e internet (pois o IP Fixo tem um custo), é recomendável como disse no post acima contratar de uma empresa, alem de ser mais barato a empresa aplica melhor as regras de segurança, blindando seu server contra ataques externos, perda de dados, power loss, dentre outras coisas que podem ocorrer...

 

 

Grande abraço.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...