Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

3 pentes de memoria sendo 2x4 e 1x8, perde desempenho?


Posts recomendados

Bom dia! Pessoal, tudo bem?

 

Tentarei explicar minha duvida e gostaria de uma opinião sincera de quem entende e não de quem acha, pois ja dei uma pesquisada e vi divergências de informações em comentários.

 

Atualmente possuo 2x4GB 2133MHz de memoria ram totalizando em 8 gb e estou querendo fazer um upgrade colocando mais 8 gb, entretanto estou pensando em colocar apenas 1 pente de 8GB pelas seguintes razões:

 

1 pente de 8 gb está mais muito mais barato que 2 x 4GB, além que a frequencia de 2133MHz está mais difícil de achar e quando encontro são mais cara que outras de frequências maiores e já é do meu conhecimento que mesmo eu comprando outro pente de memoria com frequência maior o mesmo vai trabalhar a 2133MHz, junto com as atuais, alem essa é a frequência máxima conforme modelo da placa-mãe.

 

A minha duvida é, os meus 2x4 trabalham em DUAL CHANNEL e ao colocar 1x 8gb ao invés de 2x4gb eu vou perder desempenho? pois não entendo uma coisa e inclusive analisando foruns vi gente informando 3 situações e não sei qual está correta:

 

1º Se colocar o terceiro pente, os dois pentes atuais de 2x4 vão continuar a trabalhar em dual channel, "até ai tudo bem", mas ai o terceiro pente de 8gb vai trabalhar em single channel tendo um desempenho inferior quando for necessário ser usado pelo computador ao precisar de mais memoria.

 

Se colocar o terceiro pente de 8 gb, não terá perda de performance e será apenas somado ao dual de 2x4GB.

 

É melhor colocar mais 2x4, totalizando  4x4 = 16 pois os pentes irão trabalhar em duplas de dual channel.

 

Definitivamente estou perdido se algumas dessas informações são verdadeiras ou não, pois eu quero economizar colocando 1 pente de 8 gb, porém não quero perder desempenho, entretanto de acordo com as situações, não sei o que pensar e estou cansado de achometro kkkkk.

 

 

 

 

Minha config:

 

Produto: placa-mãe GIGABYTE G1.SNIPER B7, CHIPSET B150, LGA 1151

Quantidade: 1 un.

Produto: Processador Intel Core I5 6400 3.3GHZ 6MB Quad Core 6ª Geração Skylake LGA 1151

Quantidade: 1 un.

Produto: Memória DDR4 Kingston HyperX Fury HX421C14FB/4 4GB 2133MHz

Quantidade: 2 un.

Produto: HD Toshiba DT01ACA100 1TB 7200RPM SATA 6 GB/S 32MB CACHE 3.5

Quantidade: 1 un.

Produto: Placa de Video Gigabyte GeForce GTX 1060 G1 Gaming 6GB GDDR5 GV-N1060G1 GAMING-6GD PCI-EXP

Quantidade: 1 un.

Produto: Fonte Thermaltake Smart Series 600W SP-600AH2NKW PFC Ativo Cabos Flat

Quantidade: 1 un.

Produto: GABINETE AEROCOOL AERO 800 PRETO MID TOWER COM JANELA

Quantidade: 1 un.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FabrÍcioXNunes Olha usar 3 pentes diferentes não é o IDEAL, mas funciona na maioria dos casos, nessas placas mais novas.

 

Mas você tem 8GB num pente agora, pense com carinho em alguns meses juntar uma grana e pegar outro pente igual de 8GB ficando com 2x8GB em dual channel e vendendo os outros pentes que você já tem.... ficaria 16GB em dual channel e você não se preocupava com memória por um bom tempo.


Espero ter ajudado, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!