Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde usuários!!

possuo a seguinte config:

- ASUS prime b450 m-k (li que os vrm são ruins)

- R5 2600 @ cooler box e stock

- Memória Ram Adata XPG Gammix D10 8GB DDR4 3000MHZ (2x8gb = 16gb)

- vídeo: Galax rtx 2070 8gb

Quero fazer overclock de memória pra @3200 (máximo que a placa aguenta)

overclock no Ryzen pra uns 3,9-4,0ghz (sem ser autooverclock da BIOS)

Quero saber se com um cooler air tipo “lucifer k2” ou um watercooler inicial de uns +-$250, conseguirei fazer meus overclock com segurança (não possuo nenhuma Fan no gabinete)

olhei uma tabela aqui publicada com várias placas-mãe e falava que pra eu fazer over seguro precisaria de refrigeração em cima dos VRM

• Membro VIP
Postado

Qualquer B350/450 que eu já tentei, consegui fazer overclock de Ryzens 5 até a casa dos 3.7 ou 3.8 sem muita aflição, inclusive na minha humilde Biostar ET2 (sem dissipador nos VRM). Acima disso, provavelmente você precisará subir a tensão pra valores não muito desejáveis (acima de 1.4).

A temperatura da CPU vai ficar tranquila com o K2. Meu Maelstrom 120T tem um desempenho parecido e já rodei quase 2h de Prime95 a 74 graus "apenas". O limitador provavelmente vai ser a temperatura nos VRMs mesmo. Eu vou procurar uma tabela lá do Adrenaline que sempre uso de referência, segura as pontas.

adicionado 20 minutos depois

Achei:

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informações-tecnicas.610541/

Provavelmente é a mesma tabela que você mencionou. Pra fazer over de 6-core até esse nível é recomendada refrigeração nos VRMs sim. Uma vez que o coolerbox do 2600 é decente, eu experimentaria um over até a casa dos 3.9 com ele mesmo.

Rode alguns minutos de um estressador e acompanhe as temperaturas dos reguladores e do chip. Caso os VRMs esquentem muito mais rápido que a CPU em si, não vai adiantar investir tanto dinheiro num CPU cooler uma vez que a refrigeração dele não será o fator limitante do OC.

• Obrigado 1
Postado

@Hanner ó mestre!!! Obrigado pela ajuda!!

Qual estressador você recomenda?

Qual aplicativo para ver as temperaturas dos reguladores e dos chips, e dos VRM e do cpu você recomenda?

tentarei colocar 3.8-3.9 no cooler box com tensão menor que 1.4v !! Obrigado!!

se a temperatura passar de

70 graus com frequência, vou comprar um cooler!! Deus lhe pague!! Se precisar de ajuda com sua saúde, manda PM, sou da área da saúde!! Abraço!! 

Postado

Tenho o 2600 e o K2 aqui e ele segura muito bem. Tenho uma MSI B450 Gaming Plus e o VRM fica numa temperatura bem boa também. Fiz uns testes aqui, temperatura ambiente de 20 graus, temperatura do sistema estabilizou em 31. A 3.9 GHz com 1.275 de Vcore o processador vai a 62 graus e o VRM a 58. A 4.0 GHz com 1.3625 de Vcore sistema fica em 33,  o processador vai a 69 graus, VRM a 63. Meu gabinete tem 3 ventoinhas de 14 cm e eu condiciono a tensão delas a temperatura do sistema, só vão ao máximo se passar de 42 graus. Abaixo de 35 trabalham a 9V ou menos, então é bem possível que aumentando elas pra 12V eu conseguisse temperaturas um pouco melhores.

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, lzrmito disse:

Qual estressador você recomenda?

Qual aplicativo para ver as temperaturas dos reguladores e dos chips, e dos VRM e do cpu você recomenda?

Prime95, Ryzen Master e HWMonitor.

• Obrigado 1
Postado

@Shaman93 obrigado Shaman, você me ajudou algumas semanas atrás e montei o computador com base na sua ajuda!! Pela própria BIOS consigo realizar estas alterações, certo?

Em quantos cores você fez overclock, todos?

vou usar essas suas voltagens e comprar umas ventoinhas também!! O Cooler ainda vou decidir qual!!

Postado
2 minutos atrás, lzrmito disse:

@Shaman93 obrigado Shaman, você me ajudou algumas semanas atrás e montei o computador com base na sua ajuda!! Pela própria BIOS consigo realizar estas alterações, certo?

Em quantos cores você fez overclock, todos?

vou usar essas suas voltagens e comprar umas ventoinhas também!! O Cooler ainda vou decidir qual!!

A alteração permanente é pelas BIOS, mas o Ryzen Master permite fazer overclock 'on the fly'. Você tem como alterar as tensões e clock sem a necessidade de reiniciar. Claro, se não tiver estável o sintoma mais clássico é congelar, aí você precisa resetar pelo botão. Quando reseta ou desliga voltam as configurações de fábrica. O próprio Ryzen Master tem uma pequena ferramenta de estresse por alguns segundos embutida, o primeiro passo é ver se passa por ela. Se sim, aí você põe no Prime95 por algumas horas. Faço em todos os núcleos sim como uso pra render, mas se é pra jogo pode ser interessante só fazer em 4 ou 6, que é o que a maioria dos jogos consegue usar bem. Provavelmente dá pra conseguir com tensões menores clocks mais altos e esquentando menos daí. Um sintoma típico de overclock instável é você mandar todos os núcleos pra certo clock, mas durante o teste de estresse vê que um ou mais núcleos não alcançam. O que sugiro é o seguinte, pra 3.9 começa com algo em torno de 1.3 V e vai descendo e estressando até atingir instabilidade (travar ou algum núcleo não alcançar). Nesse ponto sobe +~0.01 e estressa de novo pra ver se estabilizou de vez. Pra 4.0 começa com algo em torno de 1.38. Note que overclock é uma questão muito individual, assim como há uma chance de você conseguir atingir 3.9 com Vcore mesmo abaixo do stock (undervolt) também é possível que precise até de mais de 1.38, se tiver dado um azarão. Depende de quanta sorte você deu na 'loteria do silício' com o seu chip.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Shaman93 disse:

Prime95, Ryzen Master e HWMonitor.

Precisamente.

Segue as dicas do @Shaman93  que você se dá bem! 

20 minutos atrás, lzrmito disse:

Se precisar de ajuda com sua saúde, manda PM, sou da área da saúde!! Abraço!! 

Muito obrigado! hahhahaha

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...