Ir ao conteúdo

Memórias diferentes rodam bem? Dual Channel funciona?

Ir à solução Resolvido por Marcos Caique,

Posts recomendados

Postado

Então,

Há dois anos montei meu computador e inicialmente comprei apenas uma memória RAM, a HyperX Savage 8GB DDR4 de 2133Mhz e nos últimos meses vim procurando para colocar mais uma e como sabemos o ideal é que seja idêntica a que já está no computador pois se uma for melhor que a outra, a mais potente irá se igualar a mais fraca e blablabla...

Porém esse modelo que tenho foi lançado em 2015 e já foi descontinuado, não sei o motivo mas foi o que o atendimento da HyperX Brasil me informou e que seria difícil eu encontrar há venda. E realmente não estou conseguindo encontrar...

Mas estava pensando em comprar uma memória mais potente por exemplo uma HyperX Predator RGB 8GB 3200Mhz DDR4 e colocar junto com a HyperX Savage que já tenho, mais isso seria temporário, pois num futuro proximo vou fazer um upgrade de placa-mãe e placa de vídeo.

A questão é:

1. Além da Predator rodar em 2133mhz por causa da Savage, existe algum problema que pode ser causado à memória ram?

2. O "Dual Channel" irá funcionar normalmente?

3. Minha placa-mãe que tenho hoje suporta até 2133 Mhz, se colocar a Predator de 3200Mhz vai rodar? Mesmo que à 2133Mhz...

O fato é que não queria comprar uma memória RAM de 2133Mhz só por enquanto se final do ano pretendo trocar a placa-mãe pra melhorar essa questão.

Agradeço desde já!

• Solução
Postado

@KayZuu Se sua placa-mãe possui o limite de trabalho a uma frequência de 2133mhz ao colocar uma RAM com uma frequência maior ela funcionara normalmente, entretanto com a frequência limite da placa-mãe, de certa forma você não vai utilizar todo o potencial da RAM, mas se pretende fazer um upgrade futuramente essa já pode ser um investimento para seu futuro setup. Observe também a latência das RAM,quanto menor for melhor, ou seja, mais rápido será a a transferência de dados e se uma possuir a latência maior que a outra a de menor latência irá se igualar a de maior e trabalhar na mesma velocidade assim como na frequência havendo uma pequena perda de desempenho de uma das RAM. Quanto ao dual channel a maior preocupação é se as duas são do mesmo tipo ddr2,ddr3,ddr4, nesse modelo mais recente DDR4 a compatibilidade das RAM estão bem melhor e acredito que irá funcionar o dual channel normalmente independente da frequência e latência, mas como disse sempre o pente superior irá se igualar ao inferior. 

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, KayZuu disse:

O fato é que não queria comprar uma memória RAM de 2133Mhz só por enquanto se final do ano pretendo trocar a placa-mãe pra melhorar essa questão.

Faz mais sentido você só comprar um pente de 2400mhz basicão mesmo e usar com o atual. Quando trocar a placa-mãe por uma que permita overclock maior na RAM, aí você faz o OC manualmente, que de qualquer forma provavelmente vai ficar limitado pelo pente mais fraco mesmo.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...