Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera to com problemas no turbo boost do meu i5 2500k, pra usar o pc pra coisas que nao importam como abrir programas etc ele sobe pra @3.7, mas pra jogar ele fica cravado em @3.4 e estou perdendo muitos fps por isso.

Eu usava uma asusp8p67 pro e jogava com @4.2 e estava otimo ate que a placa-mãe queimou, coloquei outra so pro pc durar ate chegar os ryzen 3000, mas preciso que pelo menos ele fique em @3.7 nos jogos nao em @3.4.

Tentei fazer over pela bios mas sem sucesso aparece uma mensagem '' icc overclocking unavailabe library failed to initialize'' e nao tem opção pra setar tensão nem nada.

Depois tentei mudar a opção do turbo boost tem como ligar e desligar só, mas nao tem como deixar cravado no maximo.

Tentei fazer overclock com programas como intel xtu mas ele nao libera pra fazer over as opções avancadas nao tem como mexer fica cinza e nao tem como alterar os clocks.
Tentei tambem pelo SETFSB, mas nao acha nenhuma pll pra setar o over, e as que ele aceita eu mudo pra @4.2 aparece la que foi mas olhando no cpuz e no hwmonitor nao aparece que mudou.

A placa-mãe que ponhei é uma AFOX 1155 bem simples. Model mahobay h61

Por favor me ajudem ta impossível de jogar em 3.4 trava tudo, se eu conseguir travar em 3.7 pra mim ja estará ótimo.

obrigado desde ja

Postado
17 minutos atrás, Leonardo Grando disse:

Por favor me ajudem ta impossível de jogar em 3.4 trava tudo, se eu conseguir travar em 3.7 pra mim ja estará ótimo.

300mhz não é a diferença entre "travar tudo" e rodar suave, mas tudo bem...

De qualquer forma, não há o que fazer. 3.7ghz é o boost apenas em um único núcleo; quando os 4 estão ativos ao mesmo tempo, o clook boost normal é de 3.4ghz. Se quiser mais que isso, você precisa fazer OC, e embora seu processador até permita, sua placa-mãe não, então paciência.

Postado

Opa, obrigado por responder.

Mas eu tenho cuidado e embora pareça que apenas um núcleo vai ate 3.7 percebi no hwmonitor que tem momentos que os 4 núcleos estão em 3.7 pra fazer coisas banais, tipo abrir a steam etc.

Mas no jogo em si fica apenas em 3.4. Faz uma diferença enorme pra empurar uma gtx 970 esses 0.3 mhz a mais.

Postado
20 horas atrás, Leonardo Grando disse:

Mas eu tenho cuidado e embora pareça que apenas um núcleo vai ate 3.7 percebi no hwmonitor que tem momentos que os 4 núcleos estão em 3.7 pra fazer coisas banais, tipo abrir a steam etc.

As tarefas não ficam concentradas em um único núcleo, elas ficam pulando entre os vários existentes. Quando a gente diz "apenas um núcleo em uso", isso não é exatamente verdade, mas é uma simplificação.

Se você está fazendo algo que usa apenas uma parte do processador, equivalente a 1 único núcleo, todos passam a trabalhar em 3.7 e a tarefa que exige mais vai ficar pulando entres os vários núcleos, não vai ficar concentrado em um só o tempo todo. Agora, quando todos forem exigidos ao mesmo tempo (digamos por um jogo), o processador não tem a opção de ficar alternando o núcleo em uso para diminuir o stress, em então ele acaba colocando um clock menor para dar conta dessa carga constante.

• 2 semanas depois...
Postado
1 hora atrás, Leonardo Grando disse:

Mas eu gostaria de travar o clock em 3.7 alguem sabe algum programa pra isso? deve ter

Vá na BIOS da placa-mãe e veja se ela permite que você altere o multiplicador. Eu duvido, a final é uma H61, mas vai que... se sim, é nela que você mexe e faz ficar no valor que quiser.

Postado
Em 08/07/2019 às 15:33, Leonardo Grando disse:

existem programas que fazem overclock sem precisar mexer na bios se alguem souber por favor me ajudem

Talvez o XTU consiga... talvez. Mas de novo, por ser uma placa-mãe travada, é bem possível que não.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!