Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou desenvolvendo um circuito bem simples para emitir um sinal visual e outro sonoro para quando um relé for acionado. Quando esse relé é acionado não é tão importante.

Para isso, preciso que o sinal visual (uma giroflex) fique acionado constantemente, mas que o sinal sonoro (sirene) seja temporário (duranto alguns poucos segundos). Para isso coloquei um capacitor em série para que ele abra o circuito quando tiver o mesmo tiver carregado, parando o sinal da sirene. O problema é quando o circuito é "desacionado", a descarga do capacitor está acionando novamente a sirene e demora demais para não passar mais corrente pelo circuito. 

image.png.5915af9caf7a6c5d766707c93dcaf227.png

Alguém tem alguma sugestão de como eu posso solucionar esse meu problema?

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Tito Fisher disse:

em linha no circuito, apontando pro capacitor

... em (anti) paralelo com a sirene.

Postado
13 horas atrás, Tito Fisher disse:

opa.

Tira aquele diodo dali e coloca ele em linha no circuito, apontando pro capacitor.

testei aqui e funcionou !

'_'

Obrigado pela atenção, mas ou eu não entendi ou não deu certo. Você poderia explicar melhor, onde exatamente eu colocaria esse Diodo? Tentei de várias formas aqui no Proteus e nenhuma deu certo.

• Triste 1
Postado

Ola.

Eu foquei inicialmente no que voce identificou como "problema" , o momento de desligar o relê estava fazendo a carga do capacitor se esvair pela sirene, havia um circuito fechado entre capacitor, lampada e sirene que ficava ativo após desligada a alimentação.

22 horas atrás, Arthur Perez disse:

O problema é quando o circuito é "desacionado", a descarga do capacitor está acionando novamente a sirene e demora demais para não passar mais corrente pelo circuito.  

Também  levei em conta que voce disse  :

22 horas atrás, Arthur Perez disse:

Quando esse relé é acionado não é tão importante.

Esse "quando"  me fez ignorar o tempo que a alimentação ficaria desligada até que o capacitor perdesse sua carga sozinho.

O desenho que postei resolve uma parte, vamos agora rascunhar outra coisa mesclando com a sua resposta recente.

'_'

Postado

Na verdade, o circuito funciona bem até o momento que quero desligar.

Eu coloquei esse diodo para descarregar o capacitar, para que próxima vez que eu ative o relé, o capacitor esteja descarregado. A minha dúvida é como eu faria para esse capacitor descarregar mais rápido.

Postado

Então tá.

Use a outra saída do relê para descarregar o capacitor em um resistor , vai ser rapidim.

Escolha o valor que lhe convier para o tempo de descarga, só não coloque muito baixo para não matar o capacitor com um curto circuito .

vide imagem .

sirene2.jpg

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

Caso o relé não seja reversível - p.ex. aquela chave SW1 -  uma alternativa seria 1 diodo...

23 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

.. em (anti) paralelo com a sirene.

No proteus não sei mas na prática ... a teoria é outra...

• Curtir 1
Postado

Opa

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

No proteus não sei mas na prática ... a teoria é outra... 

Bem isso,  testei aqui no simulador usando um buzzer , uma lampada , um motor , etc dispositivos que aceitam operação com inversão de polaridade eles são ativados pela carga remanescente do capacitor após interrompida a alimentação da bateria.    

Neles o diodo invertido é ignorado ( no simulador ). 

Como no desenho do requerente usava um relê com 5 perninhas eu só liguei os pontos .

😁

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Tito Fisher disse:

testei aqui no simulador usando um buzzer , uma lampada , um motor , etc dispositivos que aceitam operação com inversão de polaridade eles são ativados pela carga remanescente

Então você e provavelmente o autor estão apenas no campo teórico e com ajuda de simulações? Suspeitei desde o princípio. Este é um problema de quem não tira a boom da da cadeira. kk . e fica no conforto do 'lar'. Mas tenta dar uma levantadinha pelo menos mentalmente.. 'vem cá' que te mostro... tipo assim, a sirene se é dc só funciona com +V, certo? Ao colocar o diodo em paralelo com ele (mas 'ao contrário'), o máximo que vai acontecer é ele ser alimentado com -0,7V pelo tempinho de descarga e rápida do capacitor. Neste caso considerei aquele giroflex como uma carga resistiva ou resistor.

image.png

Tire D1 de lá, gire 90º (ou -90 não sei) e coloque na sirene. Catodo pra cima.

De fato alguns circuitos até já tem um diodo assim por dentro. Com esta -V ele não buzina. Nem motor gira direito, e se lâmpada acender vai ser fraca e rápido demais pra olhos humanos perceberem, percebes? Já o simulador mostra a 'verdade' dele na tentativa desesperada de te ensinar o trajeto das correntes... tipo isso

Mas sim sua ideia do relé foi excelente.

sirene2.jpg

Na prática nem precisa daquele diodo. Deduzam o porquê...

abç

Postado

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Na prática nem precisa daquele diodo. Deduzam o porquê

Isso. Não consegui ver a função do Diodo e tirei do circuito! Obrigado pelos esclarecimentos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!