Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dvi


possiol

Posts recomendados

DVI é o nome comercial da Telemar para a tecnologia ISDN (também conhecida no Brasil como RDSI).

Mas o DVI ainda está disponível para novos assinantes? :blink: Eu achei que a Telemar já tivesse até aposentado esse serviço, pois ele pode gerar uma concorrência interna com o Velox, é muito menos vantajoso que esse, sem contar que eu nem encontro mais a HP do serviço no site da Telemar... você tem certeza o DVI ainda está disponível?

Supondo que ainda seja possível contratar o serviço, eu acho que o ISDN da Telemar só compensa se na sua área não tiver nenhuma outra opção de serviço de banda larga, seja ADSL, cabo ou rádio, pois ele oferece várias desvantagens em relação a outros serviços de banda larga:

- A velocidade máxima é 128 Kbps

- Você continua discando ao provedor e pagando pulsos pela conexão à Internet

- A linha telefônica fica liberada pra fazer e receber chamadas enquanto você usa a Internet, como no ADSL, mas enquanto o telefone estiver fora do gancho a velocidade da conexão cai para 64 Kbps

- O modem e todos os aparelhos de telefone conectados à linha precisam ser próprios pra tecnologia ISDN

A única vantagem do DVI é o custo. Não sei como está agora, mas quando pesquisei o DVI cerca de um ano e meio atrás, a instalação do serviço era grátis, a Telemar não cobra nenhuma taxa mensal pelo serviço na conta, e cediam em regime de comodato (sem aluguel) o modem e um aparelho de telefone ISDN. O único custo extra o que você terá vai ser mesmo a assinatura de um provedor que ofereça acesso ISDN, pois embora o ISDN não deixe de ser uma conexão discada, você precisa que o provedor ofereça um número próprio pra se conectar via ISDN.

Em termos de funcionamento da tecnologia, o que eu sei é que no ISDN a linha se torna completamente digital, até a residência do usuário. O aparelho de telefone precisa ser especial pra ISDN, justamente porque a voz é convertida em sinal digital no próprio telefone, antes de chegar à fiação. A linha se divide em diversos canais digitais, no caso do DVI da Telemar são dois canais de 64 Kbps cada que podem ser usados para transmissão de áudio, vídeo ou dados.

Se você quiser informações técnicas mais detalhadas para estudar ou coisa parecida, infelizmente não achei nenhum site com boas informações sobre ISDN em português, mas em inglês tem alguns:

http://hea-www.harvard.edu/~fine/ISDN/

http://www.cisco.com/univercd/cc/td/doc/ci...to_doc/isdn.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!