Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo controlar o cooler do asus X550LN


Posts recomendados

Situação:

 

Já tentei vários tipos de programas, já tentei vários tipos de tutoriais, já tinha desistido de controlar o cooler e a minha suposição era que o meu hardware é muito específico e que não há como controlar o cooler nele, afinal é um notebook e não encontro quase nada desse modelo na internet. Tenho dualboot no meu PC e uso o ubuntu para trabalhar, resolvi testar a eficiência do mesmo pra jogos e fui atras de controlar o cooler por ele sem muita expectativa e pra minha surpresa eu CONSEGUI, então definitivamente é possível controlar o cooler desse Note, e o mais impressionante, a performance aumentou um absurdo, ela ficou melhor que a do windows, usando dota2 como teste, nas mesma configurações eu rodava a 45 FPS no windows e por volta de 35/40 no ubuntu, com todos os drivers em dia e tudo certo, já colocando o cooler na velcoidade máxima o jogo rodou a 50FPS NO UBUNTU! e a GPU não chegava a esquentar muito, abrindo possibilidade pra um overclock. Eu imagino com isso é possível rodar alguns jogos de gerações mais pesadas, porém não consigo controlar o cooler no windows, e pra piorar a temperatura da GPU no windows sem rodar jogo nenhum já fica acima de 50 graus, e o cooler nunca chega a fazer 10% do barulho que ele faz quando coloco no máximo no ubuntu.

 

Tentativas:

 

Já tentei o SpeedFan, notebook fancontrol, MSI afterburn, HWinfo e mais algumas soluções. Destes programas eu já tentei vários tutorias, já tentei pesquisar no google sobre bugs do tipo mas nada resolveu o problema, pesquisar sobre o modelo X550LN não resulta em muita coisa, o pior é que até em pesquisas menos genericas sobre a GPU 840M não resulta em nada, eu realmente sinto que tentei o que dava pra fazer funcionar e se não quisesse muito fazer isso funcionar já teria desistido.

 

Especificações:

 

Vou passar algumas das especificações do HWinfo

 

Motherboard Model:                                                         ASUS X550LN
Motherboard Chipset:                                                      Intel Lynx Point-LP (Premium)
BIOS Version:                                                                  X550LN.305
Processor Name:                                                             Intel Core i5-4210U
CPU Brand Name:                                                           Intel(R) Core(TM) i5-4210U CPU @ 1.70GHz
Video Chipset:                                                                 NVIDIA GeForce GT 840M
Video Chipset Codename:                                              GM108M
Video Memory:                                                                2048 MBytes of DDR3 SDRAM [Hynix]
Video Card:                                                                     NVIDIA GeForce 840M [ASUS]
Driver Description:                                                          NVIDIA GeForce 840M
Driver Version:                                                                25.21.14.1891 (GeForce 418.91)
 

É um windows 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Katagiri disse:

Eu tenho esse modelo, até onde sei, não é possível controlar seu fan.

Pior que é possível pois eu fiz isso no Ubuntu e deu diferença pra caramba, fiquei muito impressionado, eu já tinha notado que a placa de vídeo só funcionava no limite da temperatura, provavelmente com bastante throttle, no ubuntu com o cooler no máximo deu muita diferença!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Katagiri Então a questão muda um pouco de figura, Você tem alguma sugestão de como resfriar o notebook? Eu já utilizo uma base com coolers mas na real da pouca diferença, parece que só resfria a carcaça, eu vi alguns extratores de calor pra vender e não sei se vai resolver meu problema. Eu queria que mesmo forçando a placa de vídeo ao máximo em jogos pesados ela não chegue no limite de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!