Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Eu tenho um TP-link archer C2 V1 (antigo já) com dual band Wi-Fi e portas gigabit.

Montei uma rede em casa toda cat6 com Switch gigabit, tudo legal.

Dai eu precisava de um roteador pro andar de baixo (moro num sobrado) e como eu tenho o Archer C2 e é bom, resolvi comprar um da mesma “série”.

Estava na loja e vi o ArcherC50 que é AC1200, mais do que o C2 que é AC750.

Oras, sem pensar muito, imaginei que seria óbvio que ele é melhor que o C2, então comprei sem ler nada (me ferrei).

Depois de montar toda a rede não dá gigabit de jeito algum. Fui ler as expects do C50, ele tem Wi-Fi de 1200mbps MAS AS CONEXÕES POR CABO SÃO 100mb.

Como assim !?!? 

Isso nao é um gargalo dentro do próprio router !? 

Como alguem fabrica uma coisa dessa? Tá certo isso? Quer dizer que eu vou ter uma rede limitada a porta física dele de 100mb?

Me ferrei mesmo?

Postado

Bom, pelo que entendo de rede wifi, até onde eu sei, a velocidade de trafego wireless não tem nada a ver com a velocidade de rede cabeada...

Ja que voce abriu a duvida,,, agora  bateu a curiosidade... vou pesquisar...

• Membro VIP
Postado

"Conexões simultâneas de 2.4GHz 300Mbps e 5GHz 867Mbps para um total de 1.2Gbps de largura de banda disponível"

https://www.tp-link.com/br/home-networking/wifi-router/archer-c50/

A soma das duas é que dará esse limite a você. Contudo sabemos que na prática não é bem assim, sendo em 2.4GHz ter um limite de pelo menos ~65MB e em 5GHz ~ 150MB (sim, megabytes mesmo, como o Windows enxerga).

Com relação as portas RJ, é o limite da própria controladora/portas.

Postado

@ciro-mota Oi, boa tarde, então na prática as conexões de wifi "consomem" 65MB/s o que seria tranquilo pra passar pelos cabos em 100mbs (full duplex) ? 
Mas então, se eu tiver 4 celulares e 1 TV, esses 5 aparelhos somados não poderiam chegar em mais de 100Mb/s ?
Não seria melhor nesse segundo cenário a porta RJ45 ter capacidade Gigabit ?
Sério mesmo, eu fiquei chateado quando vi no manual (porque eu não esperava essa limitação). Estou pensando em trocar de roteador, será que compensa?

Se eu colocar uma internet fibra de 200mega, não estaria sub-utilizada por esse router?

Valeu

• Membro VIP
Postado

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Vejamos: Você tem um link de internet de 50Mb, esses 50 serão compartilhados por todos, seja cabo ou wireless.

Em uma transferência de dados internamente (envio de foto ou vídeo do celular para o PC via AirDroid ou FTP), ou um link de internet acima de 100Mb, você estaria limitado pelos 100Mb disponíveis (limitação física) da porta RJ e da largura de banda wireless. Novamente, do caso do link de internet, os 100 serão compartilhado por todos independente do meio.

Em outras palavras:

Roteador recebe conexão 100Mb da prestadora, distribuirá por cabo, próximo dos 100 e via wireless 2.4GHz, próximo de 65. Roteador gigabit, distribuirá por cabo os 100 e via wireless 2.4GHz, próximo de 65.

Citação

Sério mesmo, eu fiquei chateado quando vi no manual (porque eu não esperava essa limitação). Estou pensando em trocar de roteador, será que compensa?

Depende do quanto contratou do seu provedor hoje e o que pretende para o futuro.

Citação

Se eu colocar uma internet fibra de 200mega, não estaria sub-utilizada por esse router?

Sim, estaria.

• Curtir 1
Postado

Pois é, o que eu não me conformo é essa propaganda de 1200AC, prometendo altas velocidades de wifi, quando na esmagadora maioria dos casos a informação entra no roteador por cabo e, nesse caso, estaria com gargalo "de fabricação" pois a porta não é gigabit.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!