Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, me registrei aqui depois de dar uma lida nos tópicos fixados no alto. Gostaria de umas opiniões de vocês sobre algumas coisas.

Tenho um PC pra games que, se já nao completou, está prestes a completar uma década, e só fiz upgrade da placa de vídeo e RAM desde então, ele até roda games mais recentes, mas sinto que o processador está sofrendo. Minha ideia é fazer um upgrade com bom custo-benefício e que deixe aberta a possibilidade para fazer upgrades de componentes individuais no futuro, de preferência sem ter que me preocupar com incompatibilidades que me forcem a trocar mais de uma peça por vez. Não quero gastar uma quantia absurda com esse upgrade (estou disposto a gastar em torno de 3-4 mil), mas se for algo que irá economizar dinheiro no futuro, ou que custe um pouco mais, mas será útil por vários anos, acho que é um bom investimento. Atualmente meu PC é o seguinte:

Processador:       Core i5 750 @ 2.67GHz (4 CPUs)

Placa-Mãe:           Gygabyte P55A-UD5

Placa de Vídeo:   Radeon R9 280 Sapphire 3GB GDDR5

Memória RAM:    2x 4GB DDR3 (não lembro a velocidade)

HD:                       1x HDD de 1 TB

1x SSD de 128 GB

Fonte:                  Corsair CX600 (rótulo verde)

Gabinete:            CoolerMaster HAF com várias ventoinhas grandes integradas

Jogo em resolução de 1920x1080, em uma TV, que acho que só suporta frequencia de 60Hz, então nao preciso de algo que rode com uma quantidade incrível de quadros por segundo (60 constante tá ótimo) ou resoluções mais altas.

Dei uma pesquisada e acho que vou comprar as seguintes peças:

Processador:        AMD Ryzen 7 2700X 3.7 GHz 8-Core (achei por R$ 1.500)

Placa-Mãe:            Asus PRIME X470-PRO ATX AM4 (achei por R$ 1.150)

(Se necessário)

Memória RAM:     Kingston HyperX Predator RGB 8GB (1x8GB) DDR4-4000 (Se possível um pente só, mas se necessário, dois; achei por R$ 620)

Aí ficam as seguintes dúvidas:

1) Os pentes de memória RAM atual DDR3 não serão compatíveis com o da placa-mãe nova, ou podem ser utilizados? Se forem compatíveis, e não houver possíveis problemas (além da performance não ser tão boa quanto DDR4), não me importaria em continuar com os pentes antigos.

2) A placa de vídeo atual consegue rodar games bem, mas pelo que tenho lido sobre esses processadores novos eles são relativamente bons em rodar games por sí sós. A R9 280 vai ser fraca demais e inútil pra ajudar o processador com games resultando em consumo de energia à toa, ou vale a pena continuar com ela? Se possível gostaria de continuar usando ela tambem pra economizar com upgrade da placa de vídeo, inclusive porque os preços ainda estão altos da onda de criptomoeda e gostaria de esperar o máximo possível para baixarem mais, mas se absolutamente necessário, algumas dica de placa de vídeo em torno de 500-700 reais que valha a pena comprar (ouvi dizer que a RX580 é bom custo-benefício)?

3) A fonte atual será suficiente, em cada hipótese?

Agradeço com antecedência por dicas e respostas!

Postado

@Pants-Off Dance-Off a config tá boa, se tiver condições coloque 16gb ddr4 pois ddr3 não funciona com os novos procs. Dia 07 sai a nova geração da amd de procs e vga o que vai fazer o preço das atuais cairem, senão tiver pressa espere um pouco, sobre a vga o melhor custo/benefício do mercado é a rx 570 e a fonte vai ser suficiente

Postado

@Angern Ah, valeu pela resposta! Esperar até dia 07 não é problema, inclusive porque ja contei com o fato dessa pesquisa de upgrade levar alguns dias até eu me sentir seguro com o que vou comprar. Só não ficou claro a questão da VGA, se vai ser necessário upgrade dela também, ou se dá pra continuar com a R9 280 por mais algum tempo (vi que a RX 570 ta por volta de mil reais, mas achei uma por 700, o que ainda assim acho um pouco caro).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!