Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal.

Para fins de demonstração, e com o menor custo possível, preciso montar um gerador de faíscas fortes usando bateria de 12V e bobina de ignição (modelo refrigerado a óleo) que já tenho aqui. As faiscas serão geradas na saída de alta tensão da bobina, usando um cabo ligado a um eletrodo, ou algo melhor.

Tenho também um capacitor (condensador) de 1 fio para fusca, e um relé DNI 0129, caso ajude.

Pressupostos: custo baixo e segurança (por isso não quero ainda lidar com corrente alternada).

Alguma sugestão ?

adicionado 41 minutos depois

É isso que quero fazer... só preciso saber qual capacitor usar (o de fusca  com 1 fio que eu tenho serve para isso?) e o componente que vai fazer a interrupção do circuito (esse relé DNI 0129 que eu tenho serve para isso?)... componentes baratinhos, por caridade! 😄

https://www.youtube.com/watch?v=UEmSFDn8Rlw

• Membro VIP
Postado

Se o seu relé tiver contato nf, ligue-o em série com a própria bobina do relé. Vais perceber uma vibração = a uma buzina. Agora consiga um resistor de uns 100R (sua segurança), ligue em série com a bobina do carro e estes conecte à bobina do relé vibrador. Não vi o video direito mas acho que é o mesmo princípio dele

Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Se o seu relé tiver contato nf, ligue-o em série com a própria bobina do relé. Vais perceber uma vibração = a uma buzina. Agora consiga um resistor de uns 100R (sua segurança), ligue em série com a bobina do carro e estes conecte à bobina do relé vibrador. Não vi o video direito mas acho que é o mesmo princípio dele

Seguem as fotos do diagrama e da posição dos pinos do relé. Então na sua ideia, não precisaria de capacitor, correto?

DNI_0129.jpg

DNI_0129 #2.jpg

• Membro VIP
Postado

Este relé não atende o que propus. E sim, o capacitor é bom colocar entre os contatos do relé (que não este daí).

Este daria...

RA1512S_site.jpg

Conecte mentalmente o 87a no 86 e ligue 12v entre 30 e 85. Consegue 'sentir' a vibração? Se não, tudo bem... você faz parte da maioria.

Ah e agradeço a mp mas preferimos responder por aqui ok? A bobina do rele é o 85 e 86. Quando energizada, atrai aquele pauzinho inclinado pra baixo: até o 40A...

Aí... tenta este daí mesmo uai! Parece certo. Pra alta V não ficar muito alta, coloque um R em série com o +++++ corte e coloque o R duns 100... 10R

ESQUEMA.png

obs: este desenho foi você que achou e boa chance de estar correto!!

Postado
5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Este relé não atende o que propus. E sim, o capacitor é bom colocar entre os contatos do relé (que não este daí).

Este daria...

RA1512S_site.jpg

Conecte mentalmente o 87a no 86 e ligue 12v entre 30 e 85. Consegue 'sentir' a vibração? Se não, tudo bem... você faz parte da maioria.

Ah e agradeço a mp mas preferimos responder por aqui ok? A bobina do rele é o 85 e 86. Quando energizada, atrai aquele pauzinho inclinado pra baixo: até o 40A...

Aí... tenta este daí mesmo uai! Parece certo. Pra alta V não ficar muito alta, coloque um R em série com o +++++ corte e coloque o R duns 100... 10R

ESQUEMA.png

obs: este desenho foi você que achou e boa chance de estar correto!!

Esse desenho é o esquema que funcionou na prática, mas usou um relé Bosch 90084-98011, difícil (e caro) de achar aqui no Brasil, pois é peça de carro Toyota antigo, fácil de encontrar na Espanha. Agora quem tem carro Toyota antigo no Brasil? Até em ferro-velho é difícil de achar essa peça.

O vídeo no YouTube simplificou um pouco para mim que sou aluno do antigo "Mobral" no quesito eletrônica, pois agregou um capacitor de 1000uF e faltou apenas definir um componente que faria o papel do knife switch. Tô achando que é o relé, tentei fugir do trem mas não adiantou... kkkkkkkkk

Na hora de migrar para um relé facinho de achar aqui no Brasil, aí lascou-se de vez. Por isso estou aqui pedindo help.

• Membro VIP
Postado

Amigo relé você acha em qualquer lugar. P.ex. em alguma sucatinha de receptor antigo de parabólica tem um. Ah e em lojas de eletronica também.  Virtualmente qualquer um de 12 e 10A te atende

rele-q3f-1z-avulso-hunion.jpg

Dá pra fazer com transistor mas ... é ruim de eu te explicar hein...

Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo relé você acha em qualquer lugar. P.ex. em alguma sucatinha de receptor antigo de parabólica tem um. Ah e em lojas de eletronica também.  Virtualmente qualquer um de 12 e 10A te atende

rele-q3f-1z-avulso-hunion.jpg

Dá pra fazer com transistor mas ... é ruim de eu te explicar hein...

O problema não é achar relé... fui numa loja sábado em que o balconista disse que tinha tantos relés diferentes no estoque que se a pessoa não souber o que quer comprar, é impraticável para ele olhar especificação um a um.

A questão é, depois de achar o relé, como conectar ele no circuito...

Acho que vou criar um projeto no Vinte Pila... kkkkkkkk

Postado
1 hora atrás, rob73 disse:

O problema não é achar relé... fui numa loja sábado em que o balconista disse que tinha tantos relés diferentes no estoque que se a pessoa não souber o que quer comprar, é impraticável para ele olhar especificação um a um.

Tem vendedor que acha que os componentes que ele vende só servem pra consertar aparelhos já prontos, onde só vai servir um tipo específico. 

Pegue uma foto qualquer de um relé de 5 pinos igual o da foto acima, mostre pra ele e diga que a bobina deve ser de 12V. 

Esse é o tipo de relé mais barato que tem e que atende a sua aplicação. 

Em 08/07/2019 às 22:38, rob73 disse:

por isso não quero ainda lidar com corrente alternada

Não tem por onde correr, transformador, bobina e indutores só funcionam em AC. 

O objetivo do relé é justamente criar uma corrente alternada a partir da continua e fazer seu treco funcionar. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se mesmo com a foto do rele ele não conseguir, é má vontade. Pergunte se tem outro vendedor que possa te ajudar ou o dono/chefe deles ou procure outra loja.

1 hora atrás, rob73 disse:

depois de achar o relé, como conectar ele no circuito...

Nada pessoal claro pois compreendo sua limitação mas esta afirmação nos deprime um pouco pois pra nós (nós) é muito fácil. Basta olhar o desenho que você achou,

ESQUEMA.png

comparar com isso

4882390_0_20180319163808.jpg

olhar o desenho do relé que conseguiu que tem boa chance de ser este...

D_NQ_NP_681888-MLB26472325227_122017-O.j

e fazer as ligações.

Se achar que deve/pode, faça um desenho de como acha que deve ser pra gente ver...

Postado
8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se mesmo com a foto do rele ele não conseguir, é má vontade. Pergunte se tem outro vendedor que possa te ajudar ou o dono/chefe deles ou procure outra loja.

Nada pessoal claro pois compreendo sua limitação mas esta afirmação nos deprime um pouco pois pra nós (nós) é muito fácil. Basta olhar o desenho que você achou,

ESQUEMA.png

comparar com isso

4882390_0_20180319163808.jpg

olhar o desenho do relé que conseguiu que tem boa chance de ser este...

D_NQ_NP_681888-MLB26472325227_122017-O.j

e fazer as ligações.

Se achar que deve/pode, faça um desenho de como acha que deve ser pra gente ver...

No esquema é um relé 12V Bosch 90084-98011. Ele tem 4 terminais: 30, 85, 86 e 87a.

Postado
3 horas atrás, rob73 disse:

No esquema é um relé 12V Bosch 90084-98011. Ele tem 4 terminais: 30, 85, 86 e 87a.

Esse é um relé automotivo com somente o contato NF. Muito difícil de achar. 

Porém como já dissemos, qualquer outro relé 12V que tenha o contato NF lhe serve. 

• Membro VIP
Postado
Em 10/07/2019 às 06:46, Isadora Ferraz disse:

com transistor mas ... é ruim de eu te explicar hein...

o video tentou explicar por mim . Só não deve certo com a sua bobina automotiva. Você deve fazer um oscilador à parte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!