Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memórias com 2666mhz limitadas


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo certo? 

Então, estou com uma baita dúvida.

Comprei esses dias uma placa-mãe modelo ASUS TUF b450 pro gaming, uma placa boa para o que quero, overclocks e etc. Porém, essa placa tem 4 slot de memórias, permitindo dual channel, 2 slots pretos e 2 slots cinzas. o que acontece, é que quando eu coloco as minhas memórias ballistix de 3000mhz nos slots cinzas, elas rodam em 3000mhz normal (a vá). Quando coloco as mesmas nos slots pretos em dual channel 3000mhz da tela azul, e quando uso a configuração stock dela de 2666mhz pras memórias, funciona normal em dual channel nos slots pretos. Mas, quando eu coloco 1 memória no slot cinza, e uma no preto trabalhando em single channel, em 3000mhz não da problema. Percebam, em dual channel a 3000mhz nos slots pretos, da tela. Mas, nos slots preto e cinza funciona normal. Isso seria uma configuração de fábrica? Alguma limitação de Mhz nos slots? E porque quando coloco 2 intercalando as cores em single channel funciona normal?

 

 

Obs: memórias passaram em todos os testes de possível problemas, e placa-mãe não me parece com defeito, mas, gostaria de saber de vocês inclusive pra abrir a garantia.

 

Grato a todos desde já!

 

E se ficar confuso tento explicar melhor 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx coloquei na verdade uma configuração D.O.C.P que colocou automático os mhz e times da memória. 

 

E sim, eu estou usando ambas nos slots cinzas, mas a duvida seria se quando eu comprar mais 2 de 3000mhz, daria certo nos slots pretos sem tela azul e em dual channel também.

 

Peço desculpas se eu falar "*****", estamos sempre aprendendo 😅😅😅😅😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Vitão20 Mas isto com elas nos slots pretos?
Bom, pode ser alguma sujeira nos slots, já verificou? Ou algum contato meio torto.

Outra coisa, verifique no manual da placa-mãe onde é preferencialmente para colocar apenas 2 pentes de memória em dual. No meu caso por exemplo (ASUS X370) são exatamente nos cinzas.

 

Outra coisa que você pode testar é colocar 1.4v no vdimm e ver se o problema nos slots pretos persistem.

Qual é o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx sim estão limpos e retinhos, perfeição, se não fosse isso haha 

 

Sobre o manual, ele recomenda colocar as memorias nos slots cinzas mesmo. Mas, é só mesmo a dúvida de que se eu colocar mais duas memo nos pretos vai dar tela sabe? 

1.4v seria tranquilo para a memória?

 

Meu processador é um Ryzen 7 2700X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Vitão20 Até 1.45v tá tranquilo, depois disso tem que ver refrigeração e etc.

Então, pra sanar a dúvida recomendo este teste aí. Ryzen 1ª e 2ª geração é meio bugado com memos acima de 2933MHz.

Talvez se você aumentar o SOC voltage tmb ajude, aumentar merreca mesmo, tipo 0.05v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx OK amigo, vou fazer o teste de colocar para 1.4v e já já retorno aqui para avisar se resolveu 😁😁🙏

adicionado 38 minutos depois

@Phoenyx é, coloquei, a princípio tinha dado certo pois iniciou e etc. Mas ai travou o sistema ☹️

 

Estranho é ela trabalhar em 3000mhz quando esta com outra no cinza em single channel... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!