Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve, pessoal,

Sei que a Tomahawk é melhor. Tem +1 fase nos VRMs e um heatsink mais parrudo. Também agora parece que saiu update pra BIOS e ela faz offset na tensão, que era um ponto negativo para ela.

Por outro lado a Pro4 está R$ 150 mais barata que a Tomahawk.

Será que os VRMs melhores fazem alguma diferença pra rodar um Ryzen 5 3600 a 4.2~4.3 Ghz? Ou interfeririam para um futuro upgrade para um 3700x? 

• Membro VIP
Postado

Dá uma olhada nessas informações aqui:

Basicamente, ambas seriam tão boas com o Ryzen 5 3600 quanto ruins com o 3700X em overclock. Na verdade nem tá compensando atualmente travar frequência nos Ryzen 3000 porque tá com baixo headroom (mesmo em altas tensões).

Eu iria na Pro4 por ser mais barata mesmo. A durabilidade estimada dos capacitores também é a mesma (5k horas 105°)

adicionado 4 minutos depois

Só pra complementar, deixo algumas sugestões pra overclocks entusiastas (com segurança):

ASRock Taichi e Fatality (apenas a Professional Gaming X370), ASUS ROG Crosshair Hero VI (tanto Hero quanto Extreme), Biostar X370GT7 e X470GT8.

• Obrigado 1
Postado

Valeu, Hanner.

Não tá compensando mesmo. Pelo que vi o negócio é tentar conseguir um bom boost com offset the tensão, mas não fixar o clock. Mas ainda estou juntando as peças, não consegui testar o que estou pesquisando.

Parece que estão lidando com os clocks como as GPUs fazem. Pra AMD é uma boa, eu acho, já que a maioria dos consumidores acabam aproveitando mais o chip sem necessidade de OC manual, que a maioria das pessoas não faz.

Sobre a MoBo, achei um video do pessoal da Hardware Unboxed testando o 3600, 3700x e 3900x numa ab350m pro4 da ASRock com um grau de sucesso bem aceitável para o 3700x. Poucos % atrás de uma 570x.

Spoiler

Como as B450 da ASRock são basicamente as B350 pintadas diferente e com outro chipset, segundo buildzoid, me pareceu um bom preço pelo desempenho, na teoria.

Spoiler

Então acabei pegando a Pro4 mesmo. Por R$ 588 (com frete incluído), me pareceu uma boa. Acho difícil eu trocar para um 3900x num futuro previsível. ¯\_(ツ)_/¯ 

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, pilger disse:

Parece que estão lidando com os clocks como as GPUs fazem. Pra AMD é uma boa, eu acho, já que a maioria dos consumidores acabam aproveitando mais o chip sem necessidade de OC manual, que a maioria das pessoas não faz.

Precisamente. Ruim pra entusiasta de OC mas o que "paga as contas" do fabricante é o usuário comum afinal.

4 horas atrás, pilger disse:

Então acabei pegando a Pro4 mesmo. Por R$ 588

Acho que você fez o melhor negocio. Da uma olhada no site da AMD porque as 450 dão direito a uma tecnologia chamada StoreMI, pode ser interessante se você tiver usando HD + SSD.

Na techpowerup tb tão tendo desempenho semelhante nas X570 e B450 mesmo.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Hanner disse:

uma tecnologia chamada StoreMI

Legal isso, hein! Não conhecia. Vou testar, com certeza. Valeu!👍

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!