Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!!!

Montei o rádio do esquema que postei em anexo e fiquei positivamente surpreendido com a sensibilidade dele, muito melhor do que aqueles rádios de amplificação direta que usam o tradicional diodo de germânio. Todavia, não consegui compreender como ocorre a detecção do sinal nesse circuito.

Olhando o circuito, os transistores Q1 e Q2 me pareceram formar somente um darlington realimentado de coletor pra base através do resistor de 100k e o que me complicou ainda mais (o entendimento..) é aquele capacitor (C1) de 10u entre o tanque e o terra, ele não seria um curto-circuito para RF deixando a base de Q1 sem sinal? Qual a função dele? Evitar realimentação negativa de CA na base de Q1? 

Enfim... se alguém puder me explicar como funciona esse detetor ou me indicar livros ou documentos que falem sobre o assunto fico grato!

1radio.JPG.e581230b9b8756b581acfaa412601b5b.JPG

Postado

@aphawk Obrigado por responder! Tem um ponto que está me deixando bem confuso, os dois transistores estão em darlington e na saída o sinal é invertido, certo? Não estou entendendo como isso pode ser uma realimentação positiva... 

Postado

@Bills ,

Não é uma realimentação positiva .... ela estabiliza a tensão DC da base do transistor Q1.

O resistor R2 é muito importante. Um pouco mais alto e o circuito pára de funcionar. Um pouco mais baixo e o circuito vira um oscilador. Os circuitos mais elaborador usam um trimpot para acertar o ponto de maior seletividade.

Suponha que a tensão na base de Q1 aumente, a tensão no coletor de Q2 diminui, o que faz com que a tensão na base de Q1 diminua. Se a base de Q1 diminui, o coletor aumenta, forçando a volta ao ponto ótimo.

Isto estabiliza o ponto de funcionamento.

O alto ganho do par Q1/Q2 faz com que o conjunto bobina + variável tenha um alto Q, e isso aumenta bastante a seletividade.

Na saída do potenciômetro, tem o sinal de rf completo, modulado em AM e com a portadora de rf presente !

Isso é amplificado pelo restante do conjunto Q3/Q4/Q5, e o  que você acaba escutando é o sinal de baixa frequência apenas, que é o áudio original, abaixo de 20 Khz.

Sua resposta : não existe um demodulador de AM propriamente dito, o seu ouvido faz esta função kkkkkk  ....

Paulo

• Curtir 1
Postado

@aphawk Novamente obrigado pela gentileza de estar respondendo às minhas dúvidas. 

Contudo ainda me ficaram algum pontos nebulosos que gostaria de entender:

7 horas atrás, aphawk disse:

Não é uma realimentação positiva .... ela estabiliza a tensão DC da base do transistor Q1.

Ok. Citei realimentação positiva pois eu pensava que rádios regenerativos funcionavam com esse tipo de realimentação. Contudo...

O resistor R2 é muito importante. Um pouco mais alto e o circuito pára de funcionar. Um pouco mais baixo e o circuito vira um oscilador

Aí me cérebro bugou...por que o circuito oscila se não tem realimentação positiva?

O alto ganho do par Q1/Q2 faz com que o conjunto bobina + variável tenha um alto Q, e isso aumenta bastante a seletividade.

Isso faz com que minha dúvida a respeito de C1 continue:

22 horas atrás, Bills disse:

aquele capacitor (C1) de 10u entre o tanque e o terra, ele não seria um curto-circuito para RF deixando a base de Q1 sem sinal? Qual a função dele? Evitar realimentação negativa de CA na base de Q1? 

Se puder me esclarecer esses pontos fico grato!

Postado

@Bills ,

Sobre o capacitor C1, ele não está ligado diretamente à base !  Ele está ligado em um dos lados do circuito tanque LC, e o tanque faz a isolação em AC , deixando passar apenas o sinal DC puro até a base.

Lembre-se que na frequência correta um circuito LC apresenta impedância muito grande.

Sobre o circuito oscilar :

Todo amplificador de potência de áudio trabalha com realimentação negativa, e mesmo assim existem situações em que eles viram um oscilador de potência !

Por exemplo, uma fiação grande até as caixas acústicas pode provocar oscilações indesejáveis em alto volume. Claro que depende de coisas não previstas no projeto, mas eu ví muito aparelho sofrer disso.

Se usar em R2 um resistor muito

alto, não vai ter corrente de base suficiente para Q1 funcionar na zona ativa, certo ? e adeus funcionamento.

Se o resistor for maior do que o

necessário, um sinal alto de Rf pode fazer o circuito voltar a funcionar, mas fica instável.

E se usar um valor pequeno ?

Logo de início, se o circuito tanque LC for carregado pelo baixo valor de R2, o Q do tanque abaixa muito, e não vai mais conseguir receber um sinal com boa amplitude. 

E com o resistor muito pequeno, sempre vai ter excesso de corrente de base, podendo levar o transistor fácilmente à saturação, o que faz a tensão da base cair abaixo de 0,7V e pronto, corta o transistor,  aí a tensão sobre R2 aumenta de novo, e quando atinge os 0,7V circula uma baita corrente de base e o transistor satura de

novo .... percebeu que isso pode nunca parar de acontecer ?

A velocidade dessas mudanças acaba sendo também determinada pelo tanque LC, e eis o seu oscilador ....

Experimente variar esse resistor no seu circuito e veja o que acontece! 

A prática é sua melhor instrutora!

Paulo

• Curtir 3
Postado

@aphawk Agora eu creio ter entendido. Uma última questão: se eu recalcular a bobina, é possível sintonizar emissoras de ondas curtas com esse rádio?

Postado

@Bills ,

Sim, mas tem de mudar mais algumas coisas, por exemplo C2 deve ser um pouco menor.

O ideal é mudar tanto a bobina como o capacitor variável, para tentar sempre obter um Q alto.

Paulo

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!