Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, to com um problema que precisa de uma solução emergencial...

Trabalho em uma escola, e temos uma internet fibra, são 200mb, até ai tudo ok. A saída do modem, é ligada diretamente num switch (D-Link DES-1024D 10/100), que distribui para outros roteadores e cpe's em certos pontos da escola. São 6 roteadores. Todos estão com DHCP desativado. 

Agora tenho um problema, todo dispositivo que se conecta em qualquer roteador, ou até mesmo via rede cabeada, o mesmo não atribui um ip válido, ou correto (169.254.xxx.xxx). Assim eu tenho que atribuir a cada dispositivo um ip fixo (e digamos que isso é cansativo pra caramba, pois são demasiados celulares e notebooks que se conectam todos os dias) e se eu atribuir por exemplo um ip fixo em algum notebook, eu teria de removê-lo depois para a pessoa poder usar em casa. Alguem tem alguma ideia do que está causando isso? já tentei de tudo, e preciso que os ips sejam atribuidos corretamente e automaticamente, pois tem períodos em que não me encontro na escola e eles precisam utilizar a internet (eles não sabem atribuir). Se alguem puder me ajudar, eu agradeço demais!

Postado

@Roan Pablo Pelo que entendi, é o modem que está gerenciando e distribuindo os IPs para todos os equipamentos, uma possível causa do problema, é que esse modem seja "fraco" e não esteja conseguindo gerenciar a quantidade de equipamentos na sua rede, o ideal é você procurar um alternativa de servidor DHCP mais parrudo para sua rede, talvez um Switch gerenciável, um roteador Ubiquiti ou Mikrotik.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Boa tarde.

Por ser uma escola, você não teria ai mais do que 254 aparelhos conectados ao mesmo tempo? Se sim, então você apenas tem ai um problema de gerenciamento dos endereços, onde pela própria máscara só será possível endereçar uma quantia limitada. Tente mudar o padrão da máscara utilizada, além do range de endereços e veja se resolve.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, ciro-mota disse:

Boa tarde.

Por ser uma escola, você não teria ai mais do que 254 aparelhos conectados ao mesmo tempo? Se sim, então você apenas tem ai um problema de gerenciamento dos endereços, onde pela própria máscara só será possível endereçar uma quantia limitada. Tente mudar o padrão da máscara utilizada, além do range de endereços e veja se resolve.

não temos mais do que 254 aparelhos conectados ao mesmo tempo, eis a questão

Postado

Boa Tarde 

A liberação de Ips foi configurada por você ?

Pode ser uma pergunta boba, mas já viu lá na definição de IPs se está como no máximo 254 mesmo, vai que tenha errado algum número e colocou tipo "100".

Se desligar todos os equipamentos e ligar só 1, pega ip normal ?

Esse problema não teria a ver com algum Switch ou cabo com defeito ? (só uma ideia na verdade)

Postado
7 minutos atrás, LuisFGH disse:

Boa Tarde 

A liberação de Ips foi configurada por você ?

Pode ser uma pergunta boba, mas já viu lá na definição de IPs se está como no máximo 254 mesmo, vai que tenha errado algum número e colocou tipo "100".

Se desligar todos os equipamentos e ligar só 1, pega ip normal ?

Esse problema não teria a ver com algum Switch ou cabo com defeito ? (só uma ideia na verdade)

foi sim, está como no maximo 254 e se desligar todos e deixar só 1, ele mesmo assim não atribui. Acho díficil que seja cabo ou equipamento com defeito, já testei com outros

Postado

Eu testaria 1 equipamento conectado, em todos os Switchs   (testar Switch por Switch) para ver se todos pegam IP 169. 

Poderia também limpar a lista de DHCP e testar mas já deve ter tentado isso.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Isole o problema, conecte o modem diretamente a um notebook por exemplo e veja se atribui endereço IP. Se sim, passe para o switch. Se sim, passe para os roteadores das pontas. E assim por diante.

Para garantir, mesmo não sendo utilizado 254 endereços, eu mudaria para uma máscara de padrão classe B. Afinal é uma escola.

E a propósito, por questões de segurança, elabore a divisão das redes interna da rede de acesso dos alunos, caso haja.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...