Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar pendrive bootável pelo Linux


LeoBorborema

Posts recomendados

eu usava o windows 7 Ultimate e resolvi mudar para o linux pra ver se me adaptava, porém apos alguns dias de uso eu percebi que prefiro usar o windows mesmo, eu usava o mint e antes de voltar ao windows resolvi experimentar o zorin pois ela teoricamente é leve e me daria um desempenho melhor no computador já que meu computador não é forte. porém ao tentar criar um pendrive bootavel com tive alguns problemas pois não sabia nenhum programa para criar o pendrive bootavel no linux, depois de um tempo consegui criar o pendrive bootavel porém coloco ele como dispositivo de boot e ele não inicia e assim não consigo dar boot. 

 

queria saber se alguém sabe como eu posso dar boot no meu computador, não entendo de linux e não sei se é alguma configuração que eu tenho que fazer la pra dar boot.

 

dentro do pendrive bootavel tem um arquivo executável e eu ate consigo executar ele porém quando clico em instalar ele da um erro e não me deixa instalar o windows no meu hd.

 

se souberem outro programa para criar pendrive bootavel no linux que possam me recomendar seria bom também (usei o etcher) 

 

formatar o hd e tentar formatar depois é uma opção viável?

 

Hardware do meu computador 

 

Sistema Operacional zorin OS

4 GB de RAM

amd Sempron 145 2.80 Ghz

placa de vídeo nvidia 630a

150 GB de HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Tudo Bem?

 

Para dar boot, não depende de uma configuração no sistema operacional (linux), depende da ordem de boot no setup/bios da placa-mãe, ou o pendrive que você criou não está funcionando como disco de boot. Normalmente quando você liga o computador aparece opções para o setup (F2/Del) e também aparece opções para a ordem de boot como (F8/F12), verifique se aparece alguma opção de boot, se encontrar indique o pendrive.

 

Espero sua resposta.

 

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz isso, coloquei pra dar boot pelo pendrive só que a tela fica preta e não carrega nada, tentei com dois pendrives e um deles já tinha usado pra dar boot no meu computador outras vezes. Eu tentei criar um pendrive bootavel pelo Rufus só que ele não acha o meu pendrive então não consigo criar em nenhum dos pendrives que eu tenho, eu pensei em formatar o HD e depois tentar dar boot mais nao sei se pode dar algum problema fazendo isso ou não.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei esta dica na internet, não lembro o autor:

 

Segue como instalar o Multisystem:

1- Baixe o instalador neste link: http://liveusb.info/multisystem/install-depot-multisystem.sh.tar.bz2

2- Extraia o arquivo compactado em uma pasta, como por exemplo, Downloads.

3- Dê duplo click no arquivo (.sh) e escolha executar no terminal ou diretamente pelo terminal na pasta em que o arquivo foi descompactado digite sem as aspas: "sudo bash install-depot-multisystem.sh"

 

Com isso o Multisystem estará pronto para criar pendrives bootáveis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto fiz o que você disse só que da erro, eu tentei instalar o mint e dar boot com um dos pendrives que eu estava usando e funcionou, então acho que eu só preciso de um programa que crie um pendrive bootavel do windows no linux, porém não conheço nenhum, os que eu tentei ou não achavam o meu pendrive ou não consegui dar boot usando o pendrive que criei com ele 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor ler um tuto de como instalar o VirtualBox e o pacote adicional

https://www.diolinux.com.br/2019/02/como-instalar-o-virtualbox-6-no-linux.html

adicionado 4 minutos depois

Outra alternativa é usar um WindowsPE, ou seja, um Windows que roda direto de um dvd ou usb que já tenha o Rufus 
Tem o Hirens 2018 que tem o Rufus.

https://www.hirensbootcd.org/download/

 

Removable Drive Tools

CDBurnerXP v4.5.8.6795
Rufus v3.0.1304
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!