Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Estou montando um PC para render tanto em CPU como em GPU. Como o processador que escolhi foi um i9 9900X e ele não vem com um cooler, vou precisar instalar um.

Porém estou tentado entrar no mundo dos watercoolers por ver que eles tendem a serem muito mais eficientes.

Mas não para por ai. Como irei usar render em GPU, penso em instalar um watercooler na VGA (RTX 2080).

A ideia é não arriscar com overclocks, ja que preciso de estabilidade e durabilidade.

Entrei no configurador da alphacool e pelas informações que dei eles me passaram todo o sistema que devo investir.

Porém, tenho algumas dúvidas:

1 - Seria interessante ter dois sistemas independentes (um para o CPU e outro para GPU) afim de manter a estabilidade sem comprometer o hardware?

2 - Pelo site da Alphacool precisaria de um único radiador de 360mm. Porém caso precise de dois sistemas, qual tamanho dos radiadores para investir?

3 - O Gabinete que pretendo investir, foi o Cooler Master SL600M, que tem um layout vertical para direcionamento de ar (ele tem entrada de ar somente embaixo do gabinete e a saída na parte de cima), Devo partir para outro, ou este pode me atender bem?

Obrigado pela ajuda pessoal!

Postado

@johanng

E quanto sai um kit desses?? WC na CPU, OK, necessidade.. Na GPU?? Não vejo motivos, mesmo pela utilização.. No mínimo, usaria com a ventilação original, pra ter uma ideia do comportamento, ANTES de fazer algo assim.. Imagino que a garantia da placa vá pro ralo, com algo assim..

Se é um PC pra render, olhe o R9 3900X..

Postado

@RS Faria

Sei que é algo caro principalmente o bloco para a GPU!
Eu to realmente considerando usar o cooler original, mas ja pensando em criar um sistema para futuramente quem sabe, suportar tanto CPU quanto GPU. Ao todo, sei que isso me custaria em torno de 3 mil reais, mas se considerar que pode prolongar a vida util do equipamento, to considerando.

Sobre AMD, nunca tive boas experiências, então vou continuar com a Intel que já a anos não tem me incomodado (tenho um i5 um i7 e um Xeon e todos com mais de 4 anos funcionando perfeitamente)!

Postado
5 horas atrás, johanng disse:

Sei que é algo caro principalmente o bloco para a GPU!
Eu to realmente considerando usar o cooler original, mas ja pensando em criar um sistema para futuramente quem sabe, suportar tanto CPU quanto GPU. Ao todo, sei que isso me custaria em torno de 3 mil reais, mas se considerar que pode prolongar a vida util do equipamento, to considerando.

Acho que a palavra chave é "pode".. Pode prolongar a vida útil ou pode dar problema em 1 semana..

Como você precisa de confiabilidade, menos é mais.. Imagina ter um problema e precisar remover a placa? Drenar o fluído do sistema, desmontar mangueiras, conexões.. Depois, refazer tudo de novo..

Postado

@RS Faria  hehehe cara, obrigado pelo seu "apelo" (considero que você quer ajudar e não que eu tenha problemas futuros).

Estou desistindo do water cooler (apesar de ver youtubers como jayztwocents com sistemas muito bem feitos e ficar empolgado com aqueles sistemas) pois realmente ele complica em algumas coisas que você mencionou, como troca de equipamentos.
Mas se não vale para GPU, para CPU valeria? Não consigo achar esses Corsairs fechados muito seguros em vida util. Andei antes disso sondando os Noctua para colocar na CPU!
Acha que ele consegue ser eficiente (ou quase tão eficiente) quanto um WC (tipo um H100i)...

Muito obrigado pelos conselhos!

Postado

@johanng

Eu concordo que fica bacana.. Num PC de exposição ou em um que você não dependa dele.. Num PC pra trabalho, a coisa mudaria muito de figura.. Ficar um dia com o PC parado, pra resolver um problema...

Enfim, pra CPU, dizem que os Noctua se comparam a alguns WC.. Teria de ver testes pra comparar..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!