Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mouses danificados - fonte ou placa-mãe?


Posts recomendados

Olá, eu estou com um problema que nunca vi em lugar algum apesar de ter uma certa experiência com problemas de hardware (nada muito avançado como alguns de vocês), e pretendo levar meu PC a uma assistência técnica, mas antes, como o problema não parece ser tão simples de testar, gostaria da ajuda de vocês, então vou direto ao ponto, dando todos os detalhes que posso:

 

Meu PC está danificando mouses, tenho ele a alguns anos, e não sei dizer se foi após a troca da fonte ou não (que comprei junto com uma placa de vídeo na época, e a própria loja instalou tudo), pois o problema só aparece após cerca de 1 mês mais ou menos (não é consistente) após a compra de um mouse novo.

 

O problema: o mouse começa a falhar cliques, seja clicando normal ou segurando o botão, já foram uns 4 mouses no total (o que descarta coincidência), incluindo um que era PS2, o resto é USB. Não tenho problema algum com outros dispositivos USB (joystick e teclado), são só os mouses mesmo, e já faz quase 1 ano que estou com esse problema.

 

As variações com o problema: um dos mouses apresentou o problema com o clique esquerdo, e semanas depois trocou o problema pro direito sem mais nem menos, e o esquerdo voltou ao normal, porém força física em todos os mouses faz o botão funcionar e não falhar por alguns segundos, o que me deixa mais confuso ainda. Os mouses são de marcas diferentes, e o último que comprei é da marca Dazz, que paguei 50 reais, e já está com o defeito no clique direito, e dessa vez ocorreu em pouco menos de 1 mês.

 

Eu procurei soluções na internet, até encontrei problemas parecidos mas sem solução, testei os mouses em portas diferentes, em um notebook que tenho aqui e no PC de um vizinho, o problema persiste, então o meu PC está danificando os mouses permanentemente. Fora o fato de eu já ter formatado o PC duas vezes nesse tempo todo aí, o que descarta problemas com drivers (que sempre mantenho atualizados) e os demais problemas com software.

 

O que eu me lembro é de não ter problemas assim antes da troca da fonte (e havia comprado o PC usado a alguns meses antes), mas após a troca dela demorou muito pra o primeiro mouse dar defeito, então realmente não sei se o problema seria ela ou não. Eu suspeito ser ela ou a placa-mãe, mas outra coisa que me deixa confuso é que só acontece isso com mouses, e sempre o mesmo defeito - o clique esquerdo ou direito, e em um dos mouses (o mais caro, pra minha tristeza) apresentou o defeito nos 2 botões após um tempo variando entre eles.

 

A minha fonte é uma VX 500 Aerocool, e minha placa-mãe é uma ASUS H81M-C/BR, tenho o PC a cerca de 2 anos, mas a fonte tem 1 ano pra menos.

 

Como falei no início, pretendo levar ele em uma assistência técnica, mas queria a ajuda de vocês no diagnóstico, pois como mouses novos apresentam defeitos após quase 1 mês fica meio difícil testar o defeito, e não posso ficar todo esse tempo sem o PC, além de que tenho medo de que possam me dizer que consertaram, pegarem o meu dinheiro e após 1 mês o problema persistir e danificar outro mouse (sei que existem questões de garantia mas não quero passar por mais dor de cabeça ainda).

 

Obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Eu costumo jogar jogos que exigem muitos cliques mesmo (Path of exile e League of Legends). Mas nunca tive esse defeito até esse tempo que mencionei, inclusive 2 dos mouses mencionados (um USB e o PS2) tinham, respectivamente, 5 e 10 anos (o de 5 anos foi muito usado, por isso cheguei a testar em outros 2, o último apresentando o defeito em pouco menos de 1 mês), e só passaram a apresentar esse defeito com esse PC (eu usava notebook antes, e jogava os mesmos jogos). Não estou desconsiderando seu comentário, muito pelo contrário, se eu tiver certeza de que é isso, vou comprar um mouse decente, o meu medo é comprar um mouse mais caro e o defeito aparecer novamente.

Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MelkSoul Meu sobrinho trocava de mouse todo mês, viciadinho em LoL. Dei um G300S pra ele, acabou o problema.
Não que o G300S seja um "baita" mouse, mas comparado a um Fortrek, Multilaser e afins é uma Ferrari.

 

Pegaria algo nesta linha, não muito caro e nem estes de camelô. Tem tmb o G203, sensor óptico melhor. Tem que ver que tipo de pegada você tem no mouse pra te recomendar um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@MelkSoul Fica de olho nos mouses da Logitech e da Redragon, são os que possuem o melhor custo benefício hoje nesta faixa dos ~100 mangos. Veja um modelo que te agrade pra sua pegada, o sensor que utiliza e quantos cliques os switchs esquerdo e direito aguentam. Veja tmb o tempo de garantia.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!