Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha VGA atual morreu (R9 290X OC da PowerColor) e estou namorando essa da Radeon após a barateada que deram nela, estou aproveitando esse tempo em que espero as custom saírem e/ou a Nvidia dar outro counter, pra pesquisar por fontes apropriadas pro setup, pra poder fazer overclocks sem ter que ficar com neura de a fonte estar limitando alguma coisa (é difícil diagnosticar quando o problema é a fonte). Atualmente tenho uma Seasonic de 620W, a Radeon recomenda fontes de 600W pra RT, então já estou no limite aí e isso é a recomendação delas pra VGAs base rodando com tudo no default. O que eu preciso pra ficar de consciência leve quando estiver trabalhando nos meus OCs? Pra ter certeza que falta de energia, não é. Estou vendo fontes de 700W que estão por cerca de 350,00 (de marcas que eu considero confiáveis, uma GigaByte tá 330,00 em um desses sites BR), só que quando você chega nos 750W-800W o preço delas quase dobram. Então minha ideia é ir com uma de 700W, só queria antes ouvir de quem tem mais conhecimento que eu se isso vai ser suficiente pra levar os OC aos limites das VGA e CPU.

Postado

Recomendação de fonte pelas fabricantes é superdimensionada. Sempre acima do real necessário porque consideram fontes de menor qualidade.

Pode ficar tranquilo que uma Seasonic de 620W aguenta praticamente qualquer coisa. Só se for um PC com um CPU de tdp muito alto, tipo 125W pra cima e SLI/Crossfire de placas de video necessitaria uma fonte de 750/850W.

• Curtir 1
Postado

Certo, pode ser uma opção também; comprar a vga, espetar no sistema atual e ver como se comporta. Mas aí eu precisaria saber discernir problemas oriundos de déficit de alimentação de problemas outros durante os OC. Tem algum artigo por aí em PT ou EN que explique isso? Se eu não souber identificar, quando começarem a falta de boot e as bsod eu não vou saber se estou extrapolando os limites da VGA/CPU/MEM ou da fonte.

Postado
8 minutos atrás, Gregorio Dg disse:

Certo, pode ser uma opção também; comprar a vga, espetar no sistema atual e ver como se comporta. Mas aí eu precisaria saber discernir problemas oriundos de déficit de alimentação de problemas outros durante os OC. Tem algum artigo por aí em PT ou EN que explique isso? Se eu não souber identificar, quando começarem a falta de boot e as bsod eu não vou saber se estou extrapolando os limites da VGA/CPU/MEM ou da fonte.

Vai ter que fazer muito esforço pra conseguir usar mais de 60% dessa fonte . O 7600K em overclock pesado consome uns 150W, a 5700XT stock fica na casa de 180W, com OC muito pesado, uns 260W, é simplesmente impossível esse conjunto exigir muito da sua fonte. E outra coisa, fonte Seasonic é beeeeem mais confiável que essas baratinhas aí tipo da Gigabyte, a não ser que já tenha essa Seasonic há muito tempo, tipo 8, 10 anos. 

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, Igor Nunes_499284 disse:

Vai ter que fazer muito esforço pra conseguir usar mais de 60% dessa fonte . O 7600K em overclock pesado consome uns 150W, a 5700XT stock fica na casa de 180W, com OC muito pesado, uns 260W, é simplesmente impossível esse conjunto exigir muito da sua fonte. E outra coisa, fonte Seasonic é beeeeem mais confiável que essas baratinhas aí tipo da Gigabyte, a não ser que já tenha essa Seasonic há muito tempo, tipo 8, 10 anos. 

Um tempo atrás ela tava fazendo uns click click baixinho e ritmado (não era aqueles clack clack forte de estabilizador) que eu nunca consegui definir se era uma adaptação à rede elétrica ou alguma bronca nela. Um belo dia esse click click parou e nunca mais voltou. Ela tem uns 5 anos. Tem algum modo de testar a fonte? Sem equipamentos de laboratório, algum teste que a gente com nossa máquina e um múltimetro/amperímetro possa fazer...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...