Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um Ryzen 3700x em promoção nessa semana (R$ 1530,00) e preciso de recomendações de placa-mãe e memória.

Orçamento Limite: 2500,00 (Para a placa-mãe e as memórias)

Requisitos:

- placa-mãe com slot m.2, de preferência Intel LAN ou que tenha slot de expansão para placa de rede gigabit.

- Memórias DDR4 de no mínimo 3000mhz CL16 (16gb e se for possível 32gb)

O que encontrei (talvez seja overkill):

GIGABYTE X570 AORUS ELITE

MSI B450 TOMAHAWK

G.SKILL TRIDENT Z, RGB, 16GB (2X8GB) 3600MHZ

G.SKILL TRIDENT Z, 16GB (2X8GB) 3200MHZ, F4-3200C15D-16GTZSW

BALLISTIX SPORT LT, 16GB (2X8GB) 3000MHZ, BLS2K8G4D30AESCK

• Membro VIP
Postado

Eu só pegaria a X570 caso fosse fazer SLI/CF. O que nem acho que compensa hoje em dia..

Honestamente, iria de Tomahawk que tá num preço OK na Terabyte e com memórias de 3200MHz. Infelizmente não lembro a fonte pra citar, mas a AMD divulgou em algum lugar que o sweet spot das memórias pros Ryzen 3000 é 3200MHz. Acima disso os ganhos de performance são irrelevantes.

Postado
3 minutos atrás, Hanner disse:

Eu só pegaria a X570 caso fosse fazer SLI/CF. O que nem acho que compensa hoje em dia..

Honestamente, iria de Tomahawk que tá num preço OK na Terabyte e com memórias de 3200MHz. Infelizmente não lembro a fonte pra citar, mas a AMD divulgou em algum lugar que o sweet spot das memórias pros Ryzen 3000 é 3200MHz. Acima disso os ganhos de performance são irrelevantes.

O sweet spot da Zen 2 é 3600-3733, tenho dúvidas com a Tomahawk por sua limitação de tamanho da bios de 16mb e estabilidade no novo processor. Ela provavelmente não irá suportar um upgrade para Zen 3 por causa desse limite.

As placas X570 estão bem caras mas já que não temos B550, são as com melhor suporte a Zen2.

• Membro VIP
Postado

Dá uma olhada aqui:

Em especial as seções DDR4-3200 vs. DDR4-3600X570 vs. B450 Chipset

Repare que nos benchmarks alternando as memórias e placas-mãe a diferença de performance até mesmo no 3900X que é um 12/24 é irrelevante sim. 

O que geralmente se fala sobre 3733MHz é o resultado dessa tabela abaixo:

Spoiler

image.png.132a238c3b4688d133ae39d541482100.png

Ou seja, acima de 3733MHz entra o modo 2:1 e as latências cruas sobem. Mas repare que a partir de 3200MHz já estamos na casa de 69ns. Honestamente eu não investiria mais dinheiro por conta desses 2ns, ainda porque a CAS Latency vai ter que subir pra memória conseguir operar nessa frequência.

Em suma, entendo tua preocupação, mas acho muito difícil hoje prever o comportamento da Zen3. Diria que a premissa é boa, uma vez que as B450 responderam tão bem aos Ryzen 3000. Caso vá utilizar os recursos a mais da X570, vá fundo. Só com relação às memórias que acho um gasto desnecessário mesmo.

adicionado 6 minutos depois

EDIT: Complementando.

Sem querer dar uma de "amigo do meu amigo", mas já dando. Um amigo meu possuía esta MSI A320 e um Ryzen 5 1600. Depois da atualização de BIOS de 01/07 ele comprou o 3600 e tá funcionando normalmente. Inclusive ao rodar o Userbenchmark o resultado da CPU dele ficou no percentil 91. Considero um excelente resultado, dado tratar-se de uma placa-mãe de entrada.

Postado

MSI B450 TOMAHAWK + BALLISTIX SPORT LT, 16GB (2X8GB) 3000MHZ, BLS2K8G4D30AESCK

Essas memórias sobem até 3600 tranquilo.

A MSI está trabalhando nas BIOS e na última versão a reclamação diminuiu muito, além do mais você pode muito bem devolver em até 7 dias caso algo dê errado com você.

• Membro VIP
Postado

Independente do chipset, pesquise por uma placa-mãe com um ótimo VRM e excelente dissipador.

Existe relatos diversos na internet de gente tendo problemas com downclock devido ao aquecimento do VRM e aqui no Brasil a temperatura ambiente não ajuda em nada...

Uma placa-mãe pra ser recomendável deve ter 10 mais fases no VRM. E provavelmente só vai achar isso em uma placa X470 /570

-- Lembrando que estamos falando de um processador da linha 7, com 16 núcleos e esses modelos sugam muito mais energia, por isso a obrigatoriedade de ter um bom VRM-

• Curtir 1
Postado

@sdriver Acho que nem tanto também. A B450 Tomahawk tem 6 fases (4+2) verdadeiras com mosfets de qualidade e um dissipador muito bom. Ela é super recomendada por ter o VRM muito frio.

Até um 3900x ela aguenta tranquilo, se for pegar um 3950x aí é outra história

Postado

O sweet spot é 3200MHz em CL14 ou 3600MHz em CL16 o que dá mais ou menos a mesma latência. Tem gente que consegue latencias menores, mas esse é o ponto de melhor custo benefício pro mercado americano. Não temos memórias com estes tempos no Brasil.

Acho que o mais perto que podemos fazer por aqui em relação custo x benefício é comprar e umas 3000MHz CL15 ou 3200MHz CL16 da Ballistix com Micron e-die e subir manualmente até esses valores.

A aorus Elite tb é uma das x570 com melhor custo benefício, junto com a Asus TUF.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...