Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera estou com um pequeno problema e preciso da ajuda de vocês.

No ultimo mes fiz a compra de peças separadas para montar meu computador, e as peças eram essas:

- Ryzen 5 3600 (c/ cooler box)

- 2x8GB 2666Mhz Crucial Ballistix

- Placa-mãe Gigabyte B450M GAMING DDR4 Socket AM4 Chipset AMD B450 (link dela aqui)

- Fonte CX550w

- Placa de vídeo RX 580 RG Powercolor

A maioria das peças foram compradas na Pichau, apenas a placa de video que nao.

Bom vamos lá, antes de efetuar a compra, verifiquei com a Pichau se a placa-mãe vinha com a bios atualizada, fui informado que sim. Em seguida efetuei a compra e quando as peças chegaram, montei o computador e apos tentar ligar ele nao dava video. Entrei com contato com a Pichau e fui informado que a placa-mãe foi mandado sem atualização da bios e pediram desculpa pelo erro deles. Enviei a placa de volta pra eles, para que pudesse ser feito a att, eles fizeram e no caminho de devolução da placa-mãe, o caminhao da transportadora Jadlog foi roubada. Entrei em contato com eles hoje e me foi informado que iria demorar um pouco mais para que a placa finalmente chegasse para mim.

Devido a todo esse transtorno, pretendo pedir a devolução do meu dinheiro e comprar uma nova placa em outra loja, provavelmente Kabum ou Terabyte. Portanto preciso de indiações de placa-mãe pra rodar meu Ryzen 3600, que tenha bons dissipadores de VRM, pois pretendo talvez fazer um overlock basico. Meu orçamento é de no maximo uns 700 reais (estourando).

Obrigado a todos.

adicionado 8 minutos depois

Me interessei por essa qui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10849/placa-mãe-msi-b450-gaming-plus-ddr4-amd-am4

E essa aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11278/placa-mãe-asus-tuf-b450m-pro-gaming-chipset-b450-amd-am4-ddr4

Essa aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11008/placa-mãe-gigabyte-b450m-gaming-ddr4-am4

(Obs: essa é a mesma que eu tinha comprado na Pichau, valeria a pena comprar a mesma?)

E essa aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10850/placa-mãe-msi-b450m-bazooka-ddr4-amd-am4

(Obs: os dissipadores dela são bons?)

Lembrando que eu nao ligaria em esperar chegar o final de semana para as ofertas que aparecem...

• Membro VIP
Postado

Entre essas opções eu iria de B450 Gaming. Porém por mais 60 reais você leva a Tomahawk que é um modelo excelente. Caso queira economizar, uma Biostar B350GT3 já seria boa opção também. Entendo tua preocupação com a qualidade dos reguladores de tensão, porém o 3600 é um processador bastante eficiente (e, por consequência, frio), então não precisa investir tanto em placa-mãe.

Só deixo uma ressalva com relação ao overclock. De forma geral, não está compensando travar frequências nos Ryzen 3000. Recomendo a leitura (em especial da página 7 que discorre sobre overclock).

Spoiler

• Curtir 1
Postado

@Hanner Amigo, eu tenho lido em outros tópicos a respeito da temperatura do processador, e ele tem tido uma média bem alta em comparação com os demais de segunda geração... Aqui mesmo Jo forum, na área de refrigeração e super aquecimento...

Uma das minhas escolhas pela b450, seria pela opção de futuros upgrades.

Postado

De acordo com minhas necessidades, tenho analisado mais 2 placas mae.

Essa da MSI VDH PLUS: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11795/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-plus-chipset-b450-amd-am4-matx-ddr4

Essa também da MSI Bazooka: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10850/placa-mãe-msi-b450m-bazooka-ddr4-amd-am4

Existe uma diferença entre elas? Alguem que ja tenha experiencia com MSI ou com uma dessas placas, poderia me dizer se recomendaria?

• Membro VIP
Postado

@Juninho00 Lembra quando eu disse que o teto de overclock dele é muito baixo? É precisamente porque ele já vem otimizado pra trabalhar próximo das maiores frequências possíveis. Por isso recomendei a leitura da análise dele. A maioria do pessoal informa temperaturas na casa dos 70 graus, que é aceitável dado o limite de operação da CPU. Eu, mesmo com meu muito mais humilde 1500X experimentei temperaturas parecidas aumentando o clock dele e resolvi comprar um watercooler de entrada por essa razão.

O que quero dizer é: a placa-mãe ser de melhor qualidade não vai reduzir a temperatura da CPU. Vai garantir que os VRMs não fritem e que ela continue fornecendo a energia necessária mesmo quando em alta demanda. Pra baixar a temperatura do processador em si, se estiver alta, é preciso um cooler melhor (ou melhor fluxo de ar no gabinete, etc.)

Caso queira se aprofundar mais no assunto de placas-mãe, recomendo a leitura:

A principal diferença (não vou me prender a questões como número de portas, slots, saídas, etc. pois são visíveis) entre os modelos que você mencionou é a qualidade dos MOSFETS, uma vez que ambas possuem apenas 4 fases.

No caso da Pro VH eles foram classificados como de muito baixa eficiência quando testados de 80-100A. Já os da Bazooka tiveram desempenho melhor, ainda que ambos tenham durabilidade equivalente (5K horas @ 105C)

Postado

@Hanner Entendi amigo..

Vou optar pela bazooka entao..

Aquelas outras da MSI, ou a Tuf, que são ATX ou mATX, são mais caras pois possuem utilidades na qual nao irei usufruir, entao eu estaria pagando por algo que nao iria usar de fato.

Como voce mencionou, eu pretendo ter uma placa com bons VRM's para melhor atender a placa, mas meu objetivo era tentar fixar o clock do processador proximo ao seu maximo, 4.1~4.2, por isso a ideia de ter uma placa com bons VRM me veio a cabeça.

Mas obrigado amigo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...