Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

5 2600X com Turbo Core desligado prejudicaria OC's futuros?


Felipe DK
Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Sou meio leigo em overclock, ou até na parte de manufatura de processadores, então ainda tenho dúvidas que podem ser consideradas "bestas".

Por enquanto eu tenho usado um Ryzen 5 2600X em uma A320MH da Biostar, obviamente uma mobo de entrada. O plano inicial era um 2600 non-X, mas quando estava boletando as peças, surgiu uma promoção, e na euforia optei por ele.

Enfim, como essa A320MH da Biostar não possui dissipador nos VRM's, e o 2600X tem um TDP de 95W em relação aos 65W do non-X, por segurança eu estou usando o Ryzen com o Turbo Core desligado. Pois pelo que eu vi, com a tecnologia ligada, o processador em games sempre fica em 4000Mhz. Eu prefiri mantê-la desligada e com o CPU rodando sempre a 3600Mhz, já que ele me atende assim mesmo. O meu plano é comprar uma B450 da Aorus, mas isso está bem longe de acontecer, talvez apenas no ano que vem.

 

Dúvidas

Eu ouvi de um amigo que mantê-lo capado ou em underclock pode "acostumá-lo" a rodar nessa frequência, perdendo o desempenho depois. Então a minha preocupação é essa, pois futuramente e com uma Mobo adequada, eu quero extrair o máximo dele.

Obs: o Clock Stock deste Ryzen é 3.6GHz, com o Turbo chegando a 4.2GHz. Eu o mantenho no seu stock.

Minhas dúvidas são:

 

1- Tem algum problema em usá-lo "capado" a 3.6GHz por um longo período de tempo? 

2- Eu remover o Turbo Core para fazê-lo rodar em 3.6 ao invés de 4.0, é uma folga notável para os VRM's? Ou desativar a tecnologia não faria tanta diferença na temperatura? Estou com essa dúvida porque 400MHz não parece muita coisa.

3- Sobre a frequência, é possível mesmo um processador perder parte do seu poder por ter sido mantido sempre em stock e segurando o seu desempenho? Ou isso não tem nada a ver?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
21 minutos atrás, Felipe DK disse:

Eu ouvi de um amigo que mantê-lo capado ou em underclock pode "acostumá-lo" a rodar nessa frequência, perdendo o desempenho depois.

Você precisa arrumar novos amigo que não falam besteira achando que é verdade kk

 

22 minutos atrás, Felipe DK disse:

1- Tem algum problema em usá-lo "capado" a 3.6GHz por um longo período de tempo? 

Não.

 

22 minutos atrás, Felipe DK disse:

2- Eu remover o Turbo Core para fazê-lo rodar em 3.6 ao invés de 4.0, é uma folga notável para os VRM's? Ou desativar a tecnologia não faria tanta diferença na temperatura? Estou com essa dúvida porque 400MHz não parece muita coisa.

Para os VRM, o que importa é quanto de energia o processador consome. Colocando em clock mais baixo, esse consumo diminui um pouco, e se a placa-mãe for esperta, vai baixar bastante a tensão (e portanto, baixar bastante o consumo).

 

23 minutos atrás, Felipe DK disse:

3- Sobre a frequência, é possível mesmo um processador perder parte do seu poder por ter sido mantido sempre em stock e segurando o seu desempenho? Ou isso não tem nada a ver?

Não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...