Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos, 

bom, comprei uma Aorus B450m, e tenho algumas dúvidas, vou colocar um Ryzen 5 3600 nela, pelo que andei vendo, teria que atualizar a Bios certo? Tem diferença de desempenho ou compatibilidade com mobos que ja vem com a Bios atualizada para os Ryzen 3000, ou se atualizar da tudo na mesma? Outra coisa é sobre as memórias, queria pegar 2x8 3200mhz, mas pelo que vi essa b450m só suporta 3200mhz com OC, então nao daria para colocar essa memória e setar no Xmp pra pegar os 3200mhz?

obrigado

Postado

@Orangotango Vuador Olá, boa tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega, sim, seria necessário atualizar o BIOS da placa-mãe, no caso a partir da versão do BIOS F40.

Porém você precisa de um processador de 1° ou 2° geração para atualizar o BIOS.

Não há diferença em performance entre uma simples A320 e uma X570 top, porém a placa-mãe pode limitar o desempenho dos componentes, por exemplo, se você colocar um CPU que exige muito do VRM em uma placa com VRM fraco, pode ter thermal throtling fazendo com que o clock do processador caia drasticamente.

No caso a placa-mãe suporta sim memórias 3200MHz, ela afirma ser em Overclock pois memórias de 2133MHz até 2666MHz ela já deve reconhecer de cara, porém caso coloque memórias digamos que 3200MHz, talvez a placa-mãe não identifique os perfis nesta frequência, deixando a memória em uma frequência menor.

Porém se ativar o XMP(D.O.C.P.) você consegue utilizar tranquilamente.

PS: Espero ter lhe ajudado.

• Curtir 1
Postado
35 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Orangotango Vuador Olá, boa tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Caro colega, sim, seria necessário atualizar o BIOS da placa-mãe, no caso a partir da versão do BIOS F40.

Porém você precisa de um processador de 1° ou 2° geração para atualizar o BIOS.

Não há diferença em performance entre uma simples A320 e uma X570 top, porém a placa-mãe pode limitar o desempenho dos componentes, por exemplo, se você colocar um CPU que exige muito do VRM em uma placa com VRM fraco, pode ter thermal throtling fazendo com que o clock do processador caia drasticamente.

No caso a placa-mãe suporta sim memórias 3200MHz, ela afirma ser em Overclock pois memórias de 2133MHz até 2666MHz ela já deve reconhecer de cara, porém caso coloque memórias digamos que 3200MHz, talvez a placa-mãe não identifique os perfis nesta frequência, deixando a memória em uma frequência menor.

Porém se ativar o XMP(D.O.C.P.) você consegue utilizar tranquilamente.

PS: Espero ter lhe ajudado.

Opa, boa tarde amigo, obrigado pela recepção, então se eu colocar memória a 3200Mhz, e setar na placa-mãe o xmp da certo tranquilo? Sobre o vrm, tinha visto sobre isso também, acho que vou colocar um fan mais tarde. Outra pergunta, sobre gabiniete, essa placa-mãe é Mini ATX, eu tava pensando em pegar um gabinete aerocoll aero 500, ela encaixaria certo nele? Tambem queria saber se caberia a placa de video, tenho uma GTX1080 Founders, nao sei se ficaria meio apertado e tal, 

muito obrigado pela ajuda

Postado

@Orangotango Vuador Sim, há boas chances de colocar a memória e já ser detectada em 3200MHz, porém caso não detecte automaticamente é só ativar o Perfil XMP/DOCP e salvar as configurações.

No seu caso não creio que precise colocar uma fan em cima do VRM diretamente, pois seu processador tem uma demanda baixa do VRM, eu usaria se você coloca-se por exemplo um 2700X porém nem com ele acredito que teria problemas tendo em vista que sua placa-mãe já possui dissipador no VRM, porém uma fan na parte superior do gabinete puxando ar para fora ajudaria com o Airflow.

Então, essa placa-mãe é Micro-ATX, Mini ATX é ainda menor, e sim ela suporta tranquilamente, tem que verificar somente o tamanho da placa de vídeo, pois o Aero 500 suporta até 374mm(geralmente é raro achar placas acima de 330mm) porém certifique-se do tamanho da placa de vídeo.

Tendo uma bota ventilação no gabinete não há problemas em ficar um pouco apertado, porém sem ventilação sim poderia prejudicar em longo termo os componentes.

Postado
16 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Orangotango Vuador Sim, há boas chances de colocar a memória e já ser detectada em 3200MHz, porém caso não detecte automaticamente é só ativar o Perfil XMP/DOCP e salvar as configurações.

No seu caso não creio que precise colocar uma fan em cima do VRM diretamente, pois seu processador tem uma demanda baixa do VRM, eu usaria se você coloca-se por exemplo um 2700X porém nem com ele acredito que teria problemas tendo em vista que sua placa-mãe já possui dissipador no VRM, porém uma fan na parte superior do gabinete puxando ar para fora ajudaria com o Airflow.

Então, essa placa-mãe é Micro-ATX, Mini ATX é ainda menor, e sim ela suporta tranquilamente, tem que verificar somente o tamanho da placa de vídeo, pois o Aero 500 suporta até 374mm(geralmente é raro achar placas acima de 330mm) porém certifique-se do tamanho da placa de vídeo.

Tendo uma bota ventilação no gabinete não há problemas em ficar um pouco apertado, porém sem ventilação sim poderia prejudicar em longo termo os componentes.

Muito obrigado pela ajuda amigo, só vou ter que ver como vou atualizar a bios dessa mobo aí, nao tenho nenhum ryzen 1000 ou 2000, aqui onde moro não sei se tem algum lugar que atualize bios assim, tem lojas de jogos e computadores e tal, mas nenhuma assim “específica” pra pcs, tipo a pichau ou terabyte, nao tem muitas peças pra pc nas vezes que fui la, não vi nenhum processador amd para compra, entao nao sei como faria para atualizar...

Postado

@GabrielLP14

opa, boa noite amigo, desculpa te incomodar de novo, mas tenho mais uma duvida, sobre a fonte, eu quero pegar uma  de 600w, mas nao sei qual pegar, tava pensando em uma corsair vs600w ou cx600w, são boas? Da pro gasto tranquilo? Qual a diferença entre uma e outra? Tambem andei vendo uma evga 600w, 80 plus white (se nao me engano) mas nao sei se equivale as outras duas

obrigado novamente, e desculpe o incomodo 

• 4 semanas depois...
Postado

@GabrielLP14

Em 09/09/2019 às 14:29, GabrielLP14 disse:

@Orangotango Vuador Sem problemas colega.

Bom más espero ter lhe ajudado, possui mais alguma dúvida?

Boa noite, 

demorei pra responder pois quando fiz a pergunta estava viajando, depois de falar com você nao entrei mais aqui, desculpe

Maaas, tenho mais uma duvida hehe

sobre Hd, qualquer hd serve? 

Tava vendo um Hd seagate barracuda 1T 3.5”

Obrigado mais uma vez, kk parece que nao vou parar de te agradecer estão cedo kkkkk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...