Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia. Gostaria da ajuda dos membros do fórum para o problema que vou descreve a seguir.

Recentemente comprei o seguinte monitor: Monitor Gamer 23'' 1 ms 75Hz Ultra Fino SA0 Series SA230 - Acer.

Meu antigo monitor era esse: MONITOR GAMER PHILIPS 21.5 POL. LED, 223G5LHSB/57

O monitor novo que comprei da Acer está funcionando normalmente no Windows. Vi filmes, joguei alguns jogos etc. Imagem excelente. Porém, quando ele inicializa e/ou tento acessar a BIOS aparece a seguinte mensagem: "Input Not Supported".

Com o monitor antigo da Philips, e usando o mesmo cabo HDMI, o boot e o acesso à BIOS é normal, não aparece essa mensagem "Input Not Supported".

A placa-mãe que possuo é a seguinte: placa-mãe Asus H81M-CS/BR para Intel LGA-1150 Memória DDR3.

A placa de vídeo que possuo é a seguinte: MSI Radeon RX 570 4GB GDDR5 Armor OC 256-bit, 912-V341-297

Estou bastante ansioso para tentar resolver ou diagnosticar o problema, pois eu já recebi uma autorização de devolução do produto, cuja validade é de 7 dias. Então se eu não conseguir resolver esse problema, infelizmente optarei por devolver esse monitor que consegui a um preço muito bom e é de boa qualidade.

Conversando com meu técnico, ele deu algumas sugestões e opiniões. Vou colocar abaixo o diálogo que tivemos:

Primeiramente perguntei por que isso está acontecendo e ele respondeu:

"É quando o monitor não aguenta a resolução da placa de vídeo, ai pode está relacionado ao cabo de vídeo no caso o HDMI"

Também perguntei o seguinte: o monitor antigo, com o mesmo cabo HDMI, faz o boot e acessa o BIOS normalmente, por que?

"Esse cabo não suporta a resolução do vídeo (...) o monitor tinha uma resolução menor"

Ele sugeriu eu comprar um cabo HDMI 2.0 para resolver o problema. Vocês acham que isso resolveria? Na minha cidade sequer achei cabo HDMI 2.0, todos que achei é 1.4. Só achei na internet, totalizando uns 70 reais (frete incluso). 

Já testei 3 cabos diferentes. Primeiramente usei o cabo que HDMI que eu já usava no meu monitor antigo e funcionava normalmente para tudo. Posteriormente usei outro cabo HDMI bastante antigo que tinha aqui em casa. Por fim, peguei o cabo HDMI da TV aqui de casa, e permaneceu o problema. Estou sem saber o que fazer e gostaria de saber a opinião de vocês.

Postado
4 horas atrás, albus012 disse:

Ele sugeriu eu comprar um cabo HDMI 2.0 para resolver o problema. Vocês acham que isso resolveria? Na minha cidade sequer achei cabo HDMI 2.0, todos que achei é 1.4. Só achei na internet, totalizando uns 70 reais (frete incluso). 

Concordo que testar outro cabo, preferencialmente 2.0 ou superior, seria bom para eliminar essa possibilidade. O problema é comprar para só depois saber se vai funcionar. Uma coisa que você pode fazer é conversar com um técnico e ver se ele tem o cabo 2.0, aí você leva no laboratório dele e testa. Na pior das hipóteses ele vai te cobrar pelo transtorno, mas eu como técnico não cobraria.

Enfim, veja se consegue fazer o teste antes de comprar outro. E compre 2.0 ou superior, não 1.4.

Achei o 2.0 por 10 reais na kabum, olha só: https://www.kabum.com.br/produto/94087/cabo-hdmi-pix-2m-2-0-4k-19-pinos-018-2222?gclid=EAIaIQobChMInKGSypmm5AIVwgSRCh2augaDEAkYASABEgK3J_D_BwE

Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Concordo que testar outro cabo, preferencialmente 2.0 ou superior, seria bom para eliminar essa possibilidade. O problema é comprar para só depois saber se vai funcionar. Uma coisa que você pode fazer é conversar com um técnico e ver se ele tem o cabo 2.0, aí você leva no laboratório dele e testa. Na pior das hipóteses ele vai te cobrar pelo transtorno, mas eu como técnico não cobraria.

Enfim, veja se consegue fazer o teste antes de comprar outro. E compre 2.0 ou superior, não 1.4.

Achei o 2.0 por 10 reais na kabum, olha só: https://www.kabum.com.br/produto/94087/cabo-hdmi-pix-2m-2-0-4k-19-pinos-018-2222?gclid=EAIaIQobChMInKGSypmm5AIVwgSRCh2augaDEAkYASABEgK3J_D_BwE

Vou fazer isso mesmo. Agora, se souber amigo, me tire uma dúvida.

Entre as opções de cabo HDMI 2.0 no mercado, existem várias, dos mais diversos preços. Por exemplo, abaixo, colocarei dois anúncios, um de aproximadamente R$ 10,00 (o que você me indicou) e outro de aproximadamente R$ 50,00. Segue os links:

https://www.kabum.com.br/produto/94087/cabo-hdmi-pix-2m-2-0-4k-19-pinos-018-2222/?tag=hdmi%202.0

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1193602586-cabo-hdmi-18mt-pix-black-serie-20-4k-hdr-19-pinos-018-0431-_JM?quantity=1

Não entendo muito de tecnologia inerente a cabo HDMI, mas a única coisa que preciso é um cabo HDMI que seja 2.0 para o monitor do meu PC. Esse mais baratinho, dá conta do recado? Por que a diferença gritante entre um preço e outro?

Postado

O mais caro é mais resistente, mais durável, nesse caso. Parece ter a parte externa com malha de nylon e talvez seja blindado por dentro. Para quem instala o cabo e deixa ele quietinho sem muita fiação elétrica perto, a diferença vai ser zero, mas para quem tem muito equipamento ligado junto, muita interferência eletromagnética, ou que precisa desconectar o cabo regularmente e esticar e mover, aí faz diferença porque dura mais

Postado
8 horas atrás, WOZ Dods disse:

O mais caro é mais resistente, mais durável, nesse caso. Parece ter a parte externa com malha de nylon e talvez seja blindado por dentro. Para quem instala o cabo e deixa ele quietinho sem muita fiação elétrica perto, a diferença vai ser zero, mas para quem tem muito equipamento ligado junto, muita interferência eletromagnética, ou que precisa desconectar o cabo regularmente e esticar e mover, aí faz diferença porque dura mais

Amigo. Acabei de testar um cabo HDMI 2.0 que comprei aqui perto de casa. O mesmo problema persistiu, ou seja, na hora do boot aparece a mensagem ""Input Not Supported". Já tenho um código de autorização de postagem por arrependimento válido até o dia 2. Se até lá eu não conseguir solucionar (não sei mais o que tentar), vou ter que devolver o monitor. Uma pena, porque gostei dele, e ele não tem problema, deve ser apenas alguma configuração que está dando esse problema no boot e para acessar a BIOS e que até agora eu não consigo descobrir o que seja.

cabo.jpeg

Postado

Leia o manual e veja se encontra alguma opção de não detectar o video input automaticamente. Lembrei que um dos monitores do meu laboratório estava fazendo algo parecido, estava comutando constantemente entre entradas de vídeo mesmo com o computador ligado e funcionando perfeitamente... Seja como for, já acione o RMA da loja hoje ainda.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Leia o manual e veja se encontra alguma opção de não detectar o video input automaticamente. Lembrei que um dos monitores do meu laboratório estava fazendo algo parecido, estava comutando constantemente entre entradas de vídeo mesmo com o computador ligado e funcionando perfeitamente... Seja como for, já acione o RMA da loja hoje ainda.

Eu já havia entrado em contato com a ACER. A resposta deles foram essa:

Obrigada por contatar a Acer,

Recomendamos entrar em contato com o fabricante do computador para solicitar ajuda com a configuração do sistema, é possível que precise configurar a resolução do porto de saída para poder visualizar a BIOS no monitor, ou utilizar outro porto de saída de vídeo do CPU para visualizar a BIOS no monitor.

Agora há pouco liguei para AMD, fabricante da placa de vídeo... sugeriram várias coisas: usar outras portas (tipo a DVI, display port), mas não tenho interesse nisso, pois não quero ter que para usar o monitor não poder usar o cabo HDMI. Sugeriram também resetar e/ou atualizar a BIOS da placa-mãe. 

Enfim... ao que tudo indica vou devolver o monitor, infelizmente.

Vou tentar fazer o que você sugeriu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!