Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um trafo de estabilizador e gistaria de saber se da pra fazer uma fonte. Eu até iniciei pra achar o primario e o secundário. Só que os fios estão do mesmo lado. Testei o fio preto com o azul e a lâmpada em série não acendeu. Então constatei que os outros 4 fios eram o secundário. Porém não da tensão, o trafo pode está danificado?

20190902_162625.jpg

• Membro VIP
Postado

O que chamas ai de transformador do estabilizador na verdade, em 99,9% das vezes, se trata de um autotransformador que não tem primário e secundário mas sim um só enrolamento.

Quando não tens indução de tensão em um determinado enrolamento significa que esse enrolamento está aberto, rompido..

Tens certeza de se tratar de um enrolamento??  Tem continuidade o mesmo? (se medido na escala de ohms).

De qualquer modo fazer fonte de alimentação com um desses autotransformadores de estabilizador se trata de péssima ideia pois ele jamais terá isolação com relação a rede elétrica o que é péssimo pelo potencial risco de choque elétrico, mortal até, em relação ao piso ou aterramento..

Sente e deixe a vontade passar..

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, faller disse:

O que chamas ai de transformador do estabilizador na verdade, em 99,9% das vezes, se trata de um autotransformador que não tem primário e secundário mas sim um só enrolamento.

Quando não tens indução de tensão em um determinado enrolamento significa que esse enrolamento está aberto, rompido..

Tens certeza de se tratar de um enrolamento??  Tem continuidade o mesmo? (se medido na escala de ohms).

De qualquer modo fazer fonte de alimentação com um desses autotransformadores de estabilizador se trata de péssima ideia pois ele jamais terá isolação com relação a rede elétrica o que é péssimo pelo potencial risco de choque elétrico, mortal até, em relação ao piso ou aterramento..

Sente e deixe a vontade passar..

Obrigado. Agora sei que é um autotransformador. Tem continuidade em todos os fios.

• Membro VIP
Postado
Em 04/09/2019 às 13:42, rafaeljm disse:

Agora sei que é um autotransformador. Tem continuidade em todos os fios.

Fico feliz por entenderes se tratar de autotransformador e ainda mais citando a principal característica do mesmo que é ter continuidade em todos os enrolamentos.  É fácil de perceber que se tem continuidade em todos os enrolamentos vai ser possível que o fio fase apareça "vivo" em um dos terminais da fonte que porventura pudesses com ele fazer. Ora, com o fio fase aparecendo "vivo" em um terminal de sua fonte bastaria que nele tocasses para tomar choque com relação a massa (terra) que com seus pés fizesse (pés descalços por exemplo) . Em locais com tensão mais elevada (por exemplo 220 Volts) esse choque pode ser até mesmo fatal mesmo encostando a mão em um só fio da fonte..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!