Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu medico disse que tomar remedio generico tem o mesmo efeito do medicamento original e ainda por cima é mais barato!

so´que no caso do timer2 do rsrs😂 pic eu não sei se tem alguns variantes...

T2estouro=CM * Pr2 * PRESCALER      

agora a grandona kkkkk 

T = [(PR2+1) x 4 x Tosc x prescaler ]

alguem?

Postado

@aphawk entendi KKK biodiversidade 😏😂

adicionado 52 minutos depois

Prescaler: é o tempo de Overflow .

Postcaler: é quantas vezes o timer2 irá ter Overflow rsr! Estou superando os meus limites , rs estou prestes a me transformar em um super saiajin kkkk

Timer2 é um contador de 8 bits, relacionado somente aos clock interno que possui um prescaler e um postscaler ,sendo ambos configuráveis

Uma característica que o difere dos tantos os demais timers é que ele conta de 0 (ZERO) rs até o limite imposto pelos 8 bits . Na verdade quem impõe o limite de incremento é o valor escrito no registrador PR2 SEMPRE QUE TMR2 = PR2 O TIMER É RESETADO.  Interessante é que eu  posso tanto em qualquer(IDE) escrever o código do datasheet sem me preocupar em mudar de código. Estou certo ? Alguém?🙄🤜🤛✌️💅rsrrsrs!!

Postado

@Carlosfrances

Na verdade existem alguns outros microcontroladores que aceitam entrada de clock EXTERNO no Timer0, tem de ler no datasheet.

Na maioria dos microcontroladores Pic e Avr, os Timer 0 e 2 são de 8 bits.

Claro que se você souber como o hardware funciona e estudar o datasheet, pode implementar em qualquer linguagem !

Essa é a grande diferença de um programador em Assembly e outro em linguagem de alto nível : em Assembly você tem de configurar todos os registradores relativos aos Timers, ao passo que em linguagens de alto nível existem comandos que fazem tudo para a gente sem nos preocuparmos muito com a coisa .... 

Por exemplo no Bascom o comando de configuração de um Timer faz tudo numa única linha de parâmetros e me avisa se eu fiz alguma caca, como por exemplo usar um prescaler que não existe para esse Timer.

Paulo

• Curtir 1
Postado

no timer zero não tem registrador PR2 e eu li aqui pesquisando no velho amigo google

que :

A cada n comparações, será gerada uma interrução. n é definido pelo Potscaler(1:1 - 1:16). Quer dizer que se Potscaler for igual a 1:4, depois de 4 comparações (TMR2=PR2) será gerada uma interrupção. eu fiz os calculos tudo direitinho ,ainda não me caiu a ficha kkkkkkkkkk sou meio burro aprendo devegar kkkkk se eu neste calculo escolho um PR2 de 100 e o total da matematica toda deu 0,000100 microsegundos  tipo assim ciclo de maquina * Pr2*prescaler * postscaler =  1us*100*1*1= 0,000,1 """""A cada n comparações""""", será gerada uma interrução ....... ele compara tudo isso rápido demais essa gororoba toda  rsrs estou confuso paulo .. pra que comparar!? ja não bastava o postcaler para gerar os estouros? eu preciso de mais profixiciencia no a ssunto  🤬😜🤣 eu necessito de mais profixiciencia  kkkk  meu amigo vei eu ja to ficando doido , eu ja to me irano 🤬🤣 

Eu necessito de ..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk please help me kkkkk!

Calmamente rs ...a pergunta mais adequada a se fazer  é ... como calcular o valor de PR2 do timer2 ? Hein ? kkkk Misericordia   Deus meu pai senhor nosso santo  .... rsrsr  alguem?? kkk

pr2.bmp

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!