Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia,

Preciso calcular o percentual de IR sobre aplicações, obedecendo aos critérios do Banco Central, como segue: Até 180 dias - 22,5%, entre 181 e 360 dias - 20%, entre 361 e 720 dias - 17,5% e acima de 720 dias - 15%. Utilizei a seguinte fórmula para o cálculo. A questão é que para a primeira e última condições, retornou o percentual correto, mas para as condições intermediárias, que utilizam intervalos de tempo Maior e Menor ou Igual, os resultados falharam. Em relação à função DATADIF, não houve problema algum. Como posso resolver este problema? Pensei que o Excel entendesse o registro, mas ao que parece, isso não acontece, ou pelo menos, não do jeito que eu criei a fórmula.

PS: não anexei a planilha porque os primeiros argumentos são apenas duas datas e os argumentos dos percentuais estão descritos na própria fórmula

=SE((DATADIF($E$4;$O$4;"d"))<=180;22,5%;SE((DATADIF($E$4;$O$4;"d"))>180<=360;20%;SE((DATADIF($E$4;$O$4;"d"))>360<=720;17,5%;SE((DATADIF($E$4;$O$4;"d"))>720;15%

Postado

experimente:

=se(datadif($e$4;$o$4;"d")

ou

=se(o4-e4

ou

=proc(o4-e4;{0;181;361;721};{0,225;0,2;0,175;0,15})

Postado

Osvaldo, bom dia,

Utilizei a fórmula =se(datadif($e$4;$o$4;"d")<=180;22,5%;se(datadif($e$4;$o$4;"d")<=360;20%;se(datadif($e$4;$o$4;"d")<=720;17,5%;15%))) e consegui o resultado correto. Muito obrigado pela ajuda. Não sabia que o excel excluía condições usando intervalos da forma como você montou. Imaginei que todas as condições "<=" gerassem conflitos, porque no caso, 180 é menor que 360, que por sua vez é menor que 720. Mas, o importante é que deu certo e me ensinou mais um detalhe sobre esta função.

Obrigado

Postado
33 minutos atrás, Wagneroliveirrah disse:

Não sabia que o excel excluía condições usando intervalos da forma como você montou. Imaginei que todas as condições "<=" gerassem conflitos, porque no caso, 180 é menor que 360, que por sua vez é menor que 720.

Olá, Wagner.

Outra forma é iniciar a comparação pelo maior valor, no seu caso 720, e utilizar somente o comparativo ">".

=SE(DATADIF(E4;O4;"d")>720;15%;SE(DATADIF(E4;O4;"d")>360;17,5%;SE(DATADIF(E4;O4;"d")>180;20%;22,5%)))

Postado

Caríssimo, aproveitando que você já está ciente do meu problema, surgiu outra situação decorrente desta e gostaria de saber se é possível calcular. Utilizei a função DATADIF para calcular o IOF e o IRRF de uma aplicação financeira, considerando que esta aplicação teve uma data inicial e posteriormente, algum saque, portanto, data inicial e data final.

Acontece que, mesmo que não haja saques, o IRRF continua sendo calculado, tendo como base a data inicial da aplicação e a data de hoje. Neste caso, como posso criar uma função que atualize a quantidade de dias decorridos desde a data da aplicação até a data atual? Só por curiosidade, eu tentei a função DIA(hoje;data_inicial), mas obviamente, com esta sintaxe, não deu erro. 

Postado
1 hora atrás, Wagneroliveirrah disse:

... como posso criar uma função que atualize a quantidade de dias decorridos desde a data da aplicação até a data atual?

Considerando a data da aplicação em D5:

=HOJE()-D5

Postado

OSvaldo, boa tarde.

Obrigado, você me lembrou de um detalhe simples: esqueci de colocar hoje()-data inicial. Quando acrescentei os parênteses, a função retornou a quantidade de dias decorridos. Ficou assim:

=SE(ÉCÉL.VAZIA(Q2);HOJE()-E2;DATADIF(E2;Q2;"d"))

Valeu pela pronta ajuda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!