Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Fórmula SE com intervalos Maior ou Igual e Menor ou Igual


Posts recomendados

Prezados, bom dia,

 

Preciso calcular o percentual de IR sobre aplicações, obedecendo aos critérios do Banco Central, como segue: Até 180 dias - 22,5%, entre 181 e 360 dias - 20%, entre 361 e 720 dias - 17,5% e acima de 720 dias - 15%. Utilizei a seguinte fórmula para o cálculo. A questão é que para a primeira e última condições, retornou o percentual correto, mas para as condições intermediárias, que utilizam intervalos de tempo Maior e Menor ou Igual, os resultados falharam. Em relação à função DATADIF, não houve problema algum. Como posso resolver este problema? Pensei que o Excel entendesse o registro, mas ao que parece, isso não acontece, ou pelo menos, não do jeito que eu criei a fórmula.

 

PS: não anexei a planilha porque os primeiros argumentos são apenas duas datas e os argumentos dos percentuais estão descritos na própria fórmula

 

=SE((DATADIF($E$4;$O$4;"d"))<=180;22,5%;SE((DATADIF($E$4;$O$4;"d"))>180<=360;20%;SE((DATADIF($E$4;$O$4;"d"))>360<=720;17,5%;SE((DATADIF($E$4;$O$4;"d"))>720;15%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Osvaldo, bom dia,

 

Utilizei a fórmula =se(datadif($e$4;$o$4;"d")<=180;22,5%;se(datadif($e$4;$o$4;"d")<=360;20%;se(datadif($e$4;$o$4;"d")<=720;17,5%;15%))) e consegui o resultado correto. Muito obrigado pela ajuda. Não sabia que o excel excluía condições usando intervalos da forma como você montou. Imaginei que todas as condições "<=" gerassem conflitos, porque no caso, 180 é menor que 360, que por sua vez é menor que 720. Mas, o importante é que deu certo e me ensinou mais um detalhe sobre esta função.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Wagneroliveirrah disse:

Não sabia que o excel excluía condições usando intervalos da forma como você montou. Imaginei que todas as condições "<=" gerassem conflitos, porque no caso, 180 é menor que 360, que por sua vez é menor que 720.

 

Olá, Wagner.

Outra forma é iniciar a comparação pelo maior valor, no seu caso 720, e utilizar somente o comparativo ">".

=SE(DATADIF(E4;O4;"d")>720;15%;SE(DATADIF(E4;O4;"d")>360;17,5%;SE(DATADIF(E4;O4;"d")>180;20%;22,5%)))

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caríssimo, aproveitando que você já está ciente do meu problema, surgiu outra situação decorrente desta e gostaria de saber se é possível calcular. Utilizei a função DATADIF para calcular o IOF e o IRRF de uma aplicação financeira, considerando que esta aplicação teve uma data inicial e posteriormente, algum saque, portanto, data inicial e data final.

Acontece que, mesmo que não haja saques, o IRRF continua sendo calculado, tendo como base a data inicial da aplicação e a data de hoje. Neste caso, como posso criar uma função que atualize a quantidade de dias decorridos desde a data da aplicação até a data atual? Só por curiosidade, eu tentei a função DIA(hoje;data_inicial), mas obviamente, com esta sintaxe, não deu erro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wagneroliveirrah disse:

 ... como posso criar uma função que atualize a quantidade de dias decorridos desde a data da aplicação até a data atual?

 

Considerando a data da aplicação em D5:

=HOJE()-D5

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OSvaldo, boa tarde.

 

Obrigado, você me lembrou de um detalhe simples: esqueci de colocar hoje()-data inicial. Quando acrescentei os parênteses, a função retornou a quantidade de dias decorridos. Ficou assim:

 

=SE(ÉCÉL.VAZIA(Q2);HOJE()-E2;DATADIF(E2;Q2;"d"))

 

Valeu pela pronta ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!