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SSD 100% que não é constante


Luxceed

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Então, esta é a segunda vez que estou fazendo um tópico a respeito disso pois não consegui solucionar da primeira vez.

 

Minha configuração atual:

-ASROCK A320M-HD;

-R3 2200G;

-RX580 4GB (era uma 1050 na época que o problema começou);

-TEAM GROUP VULCAN 8GB (1x8) 2666 c/ OC (2400 de fábrica);

-SSD 240GB ADATA;

-600W THERMALTAKE.

-Windows 10 Pro x64

 

História

Há algumas semanas fiz meu primeiro oc na RAM (já que a placa-mãe não aceita over da cpu) e eu errei alguns timings com frequências e, devido a isso, o pc não dava vídeo. Então fiz o processo de jumper e quando iniciou novamente, na minha ingenuidade, atualizei a BIOS pelo app da ASRock pois achei que seria seguro, uma vez que apareceu para atualizar. Não me recordo se o problema começou a acontecer logo que o pc iniciou ou se foi depois da atualização da BIOS. Mas instalei quase todas as versões disponíveis da bios pro meu cpu e em nenhuma delas o problema foi resolvido.

Link do tópico antigo:

Problema

-Frequentemente o HD sobe a 100% sem motivo específico aparente. O sistema acaba travando por cerca de 5-15 segundos e fica inutilizável neste período.

Monitorando o disco no gerenciador de tarefas, notei que eram processos variados (geralmente 3, mas que não se repetiam) que subiam seu uso pra exatamente 16,7%.

Acontece ainda mais frequente com aplicações como Spotify e, curiosamente, quando reproduzo jogos de futebol ao vivo (seja pela DAZN, seja pelo Premiere Play). Com menos frequência, acontece quando uso navegadores para uso geral.

 

Soluções já tentadas

-27 soluções do Baboo (com exceção das últimas);

-Formatação (win 10 em todas as vezes);

 

Minhas suspeitas são que o problema está na placa-mãe (que não é das melhores...), no SSD, apesar de eu já ter realizado as verificações pra ver se ele está normal, ou na memória RAM. Após todas as soluções já tentadas, principalmente as do Baboo, acredito que não seja problema de software mas ainda tenho dúvidas.

 

Alguma ideia ou sugestão?

 

--Irei printar momentos em que isso acontece com a classificação por uso de disco no gerenciador de tarefas e adicionarei ao tópico--

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O SSD sobe a 100%, é isso? Num momento você trocou por HD.

O que não entendi é porque você desconfiou de tudo, menos dele. Baixa alguns programas de diagnóstico, como HD Tune, HD Sentinel e CrystalDiskInfo. Faz os testes e posta o resultado, assim como as abas saúde/health.

Toma cuidado com essa de tentar "quase todas as versões disponíveis da bios". Você deve usar a última versão ou manter a versão atual caso ela não esteja com problemas. Ficar atualizando a BIOS várias vezes é arriscado, uma oscilação no fornecimento de energia e você pode ficar com ela corrompida e depender de uma assistência técnica pra dessoldar e trocar por uma nova.

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@Shaman93 Agradeço pela resposta. Esqueci de mencionar que já fiz testes do SSD.

"Tentei primeiro o HD Tune e com ele presenciei 3 congelamentos mas não foi apontado nenhum erro pelo HD Tune. Realizei o Error Scan duas vezes e nada"

É do tópico antigo :D Também realizei o teste do hd pelo comando chkdsk /f /r e nada foi apontado.

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- Verificar integridade do SO.

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

Veja esse artigo: Como usar a ferramenta Diagnóstico de Memória no Windows 10

Pode usar também o Memtest86

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: leia esse artigo ou siga esses passos: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

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3 horas atrás, Luxceed disse:

Tentei primeiro o HD Tune e com ele presenciei 3 congelamentos mas não foi apontado nenhum erro pelo HD Tune. Realizei o Error Scan duas vezes e nada

Bad blocks, ou erros lógicos, são apenas um dos vários problemas que um SSD ou HD poder ter. Não apresentar bad black não significa necessariamente que ele esteja saudável. Aliás, congelar 3 vezes durante o teste é um indicativo de que o problema pode estar relacionado com ele. Na aba health, os parâmetros estão todos normais? Qual a versão da BIOS que está atualmente instalada? Já experimentou trocar o cabo e a entrada na placa-mãe? Antes de partir pra suspeita da placa-mãe, que é mais difícil de testar, eu tentaria testar o SSD em outra máquina.

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@Shaman93  Então, demorei mas consegui um HD pra fazer a clonagem do SSD pro HD e testar.

Pra minha surpresa, até agora não houve o problema do disco subindo a 100%, isso que estou usando as aplicações que mais frequentemente travavam. Parece que o problema, de fato, era no SSD, apesar de nenhuma ferramenta ter detectado problema. Obrigado por toda a ajuda, vou tentar solicitar a troca na pichau pois ainda está na garantia de 1 ano ^^

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