Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Repartição Ubuntu - dispositivo "inútil"


Ricardo C.

Posts recomendados

se o disco está no esquema 'msdos', ou 'bios', o que no windows é chamado de 'disco básico', voce pode ter até 4 partições primárias OU até 3 primárias e uma extendida. no seu print eu nao tenho como saber se o seu disco está nesse esquema, mas eu deduzo que está. 

 

como resolver? uma maneira é excluir a ultima partição primária e e criar uma extendida em seu lugar. dentro da extendida voce terá que criar uma ou mais unidades lógicas para conseguir formatá-las..

 

outra maneira é converter o disco em gpt, que já não tem mais esta limitação de 4 partições 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HD só pode ter quatro partições primárias. Todas as quatro partições que você tem aí são primárias:

sda1 -> partição de boot do Windows.

sda2 -> partição do sistema Windows.

sda3 -> provavelmente a partição swap do Linux.

sda4 -> provavelmente sistema Linux.

 

O que pode fazer é incorporar o espaço vazio com a sda4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LFCSSP  Pelo que eu entendi, parece que só é permitido no caso de formatação? mas o que eu estou querendo é realizar um Dual boot

 

 

gtwH0XC.png

adicionado 2 minutos depois

@Luís Roberto C. da Silva Isso é possível? tipo, o que eu estou querendo fazer é um dual boot. e o sda4 eu uso para jogos, isos, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se eu não me engano, o windows não faz a conversão na partição em uso, mas nada te impede de fazê-la atraves de boot em um live so.. entretanto, voce precisa entender que converter o disco em gpt sendo que seu windows está evidentemente em legacy fará com que voce perca o boot dele.. voce precisara entao refaze-lo, e como windows nao faz boot em gpt via legacy, tera que fazer uma nova instalacao em uefi.. é perfeitamente possivel, mas vai dar trabalho...

 

outra saida, como disse acima, é refazer a particao /dev/sda4 como particao extendida e criar unidades logicas dentro dela. é claro que para isso voce terá que fazer backup dos dados da mesma forma, porque ela precisará ser destruida e recriada novamente como partição extendida.. essa saida pode ser mais simples caso você tenha um hd externo bastante rápido, porque nao precisará reinstalar o windows em uefi, apenas instalar o ubunto em legacy-bios e ta tudo certo..

 

te indico a leitura desse documento: https://wiki.archlinux.org/index.php/Dual_boot_with_Windows

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!