Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou com uma dúvida séria , montei uma máquina e estou querendo comprar um nobreak para evitar pancadas de luz, (o que aqui acontece muito). O intuito do nobreak é assegurar que o PC não desligue e assim de tempo de eu desligar ele ou até mesmo acabar uma partida online em andamento. Tenho um de 1200va que uso para aguentar meu ps4 pro, modem e TV de 50polegadas. Aguenta uns 10 mins e desliga (tempo maximo)

configuração da maquina abaixo 

Processador r7 3700x

placa-mãe b450 tomahawk 

Memoria 16GB x2, 3200mhz rgb 

Fonte 750 consair 

HD de 2tb barracuda 

Ssd 240 GB corsair 

Placa de vídeo rtx 2070 super galax 

Gabinete gamemax 908 GGM rgb 

Desde já agradeço a todos que possam me ajudar.

Postado
3 minutos atrás, Davi Cascarelli disse:

Pessoal estou com uma dúvida séria , montei uma máquina e estou querendo comprar um nobreak para evitar pancadas de luz, (o que aqui acontece muito). O intuito do nobreak é assegurar que o PC não desligue e assim de tempo de eu desligar ele ou até mesmo acabar uma partida online em andamento. Tenho um de 1200va que uso para aguentar meu ps4 pro, modem e TV de 50polegadas. Aguenta uns 10 mins e desliga (tempo maximo)

configuração da maquina abaixo 

Processador r7 3700x

placa-mãe b450 tomahawk 

Memoria 16GB x2, 3200mhz rgb 

Fonte 750 consair 

HD de 2tb barracuda 

Ssd 240 GB corsair 

Placa de vídeo rtx 2070 super galax 

Gabinete gamemax 908 GGM rgb 

Desde já agradeço a todos que possam me ajudar.

Primeiro erro: colocou uma fonte de 750w numa configuração que sequer demanda 350w. Como você super dimensionou a fonte, terá que superdimensionar o nobreak. PAra uma fonte de 750w, você precisará de um nobreak de, pelo menos, 930w, isso sem contar os outros equipamentos (monitor, por exemplo). Enfim, um nobreak de qualidade, online, senoidal puro e de dupla conversão, dessa potência, vai custar de R$2000 pra mais. Qualquer nobreak que custe muito menos que isso não passa de um shortbreak, produto porcaria e altamente prejudicial pro seu PC.

Para proteger seu equipamento de queimar o certo é protegê-lo contra os surtos de energia e uma proteção de qualidade contra isso não chega nem a 200 reais, como esta: https://www.lojaclamper.com.br/dps-clamper-multiprotecao-8/p

Enfim, nobreaks são equipamentos recomendados para sistemas sensíveis, que não podem se desligar em nenhuma hipótese (equipamentos hospitalares, por exemplo). Colocar nobreak em equipamento para jogos é desperdício de dinheiro.

• Obrigado 2
Postado

Esse equipamento irá manter o PC ligado, caso falte luz por uns 15seg e volte ? Pois acontece muito aqui. A fonte mínima para minha placa de vídeo é 650w que o site recomenda, sendo assim peguei uma de 750w para não ficar muito em cima. 

Postado
12 minutos atrás, braconius disse:

Como você super dimensionou a fonte, terá que superdimensionar o nobreak.

Discordo. Os 750W * 80% = ~600W é o pico de energia que ela fornecerá. Não obrigatoriamente ele está consumindo tal quantidade de energia pois conforme você mesmo falou, "o conjunto sequer demanda 350W", logo, não se faz necessário UPS de R$2000,00.

@Davi Cascarelli No mundo perfeito a indicação seria a aquisição de um UPS Online como este (Nobreak 1kva Delta Rx On-Line Mono 110V Upa102R1Rx0B1B1).

Para UPS simples (offline e PWMs) é necessário calcular o VA (valor sempre informado) pelo FP (caso não seja informado, jogue "0,5") onde tal valor tem que ser maior que o valor consumido pela fonte.

Postado
2 minutos atrás, Davi Cascarelli disse:

Esse equipamento irá manter o PC ligado, caso falte luz por uns 15seg e volte ? Pois acontece muito aqui. A fonte mínima para minha placa de vídeo é 650w que o site recomenda, sendo assim peguei uma de 750w para não ficar muito em cima. 

A sua fonte mínima não é 650w, como eu disse, o consumo da sua configuração sequer chega em 350w. Uma fonte de 500w de qualidade já levaria sua configuração com enorme folga. Essas recomendações não devem ser levadas em consideração.

Aqui nesse teste foi usada uma máquina muito mais parruda que a sua (I7 topo de linha overclockado, placa-mãe top de linha, 4x pentes de memória, watercooler, etc) e o consumo com a RTX2070 nem chegou a 350w, logo, a sua conguração nunca atingirá esse consumo:

https://www.anandtech.com/show/13431/nvidia-geforce-rtx-2070-founders-edition-review/14

Não, o equipamento que eu te recomendei é um AntiSurge. Ele serve pra evitar que algum componente do seu PC seja queime em um surto de energia (pois é o surto que pode queimar seus equipamentos e não a falta de energia em sí). 

Postado
6 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Discordo. Os 750W * 80% = ~600W é o pico de energia que ela fornecerá. Não obrigatoriamente ele está consumindo tal quantidade de energia pois conforme você mesmo falou, "o conjunto sequer demanda 350W", logo, não se faz necessário UPS de R$2000,00.

@Davi Cascarelli No mundo perfeito a indicação seria a aquisição de um UPS Online como este (Nobreak 1kva Delta Rx On-Line Mono 110V Upa102R1Rx0B1B1).

Para UPS simples (offline e PWMs) é necessário calcular o VA (valor sempre informado) pelo FP (caso não seja informado, jogue "0,5") onde tal valor tem que ser maior que o valor consumido pela fonte.

Mais um que não sabe o que está falando... A eficiência da fonte não tem nada a ver com a potÊncia que ela entrega... A eficiência da fonte demosntra quanta energia a mais ela terá que consumir da tomada para entregar a potência demandada. Ou seja, uma fonte de 750w com 80% de eficiência terá que consumir da tomada 937w para entregar 750w de potência...

Ademais, para ser corretamente dimensionado, a potência do Nobreak tem que ser dmensionado para a potÊcnia total da fonte + sua eficiÊncia, e não para a potÊncia que a fonte entregará para o equipamento...

Postado
3 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Então esse dará conta do recado? mas calculando 2 monitores Acer de 24 polegadas 144Hz + o PC ,  seria necessário um de 1500va no mínimo ? Ou estou errado

Postado
2 minutos atrás, Davi Cascarelli disse:

Então esse dará conta do recado? mas calculando 2 monitores Acer de 24 polegadas 144Hz + o PC ,  seria necessário um de 1500va no mínimo ? Ou estou errado

Colega, as informações que ele está te passando estão incorretas.

Postado
1 minuto atrás, braconius disse:

O maior entendedor do assunto aqui no fórum é o @faller

Vamos ver se ele te ajuda.

Esse equipamento que você me indicou ele evita que queime alguma peça correto? Porém ele ainda vai desligar a maquina caso falte luz ? 

Postado
3 minutos atrás, Davi Cascarelli disse:

Esse equipamento que você me indicou ele evita que queime alguma peça correto? Porém ele ainda vai desligar a maquina caso falte luz ? 

Sim, o AntiSurge serve para evitar que algum equipamento queime em um surto de energia. Entenda, o que pode queimar algum equipamento durante uma queda de energia não é a queda de energia em sí e sim o surto de energia que pode ou não acompanhar uma queda de energia.

O equipamento continuará desligando.

Postado
7 minutos atrás, braconius disse:

Sim, o AntiSurge serve para evitar que algum equipamento queime em um surto de energia. Entenda, o que pode queimar algum equipamento durante uma queda de energia não é a queda de energia em sí e sim o surto de energia que pode ou não acompanhar uma queda de energia.

O equipamento continuará desligando.

Entendi, esse é o melhor que você recomenda desse equipamento ? 

Postado
1 minuto atrás, Davi Cascarelli disse:

Entendi, esse é o melhor que você recomenda desse equipamento ? 

Sim, o clamper multiproteção é o melhor custo x benefício atualmente, na minha opinião.

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, braconius disse:

Ou seja, uma fonte de 750w com 80% de eficiência terá que consumir da tomada 937w para entregar 750w de potência...

Se não está sendo exigido os 750W, como ela está consumindo 937?
E seja mais educado!

Postado
11 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Se não está sendo exigido os 750W, como ela está consumindo 937?
E seja mais educado!

Os 187w a mais são perdidos em forma de calor. Física básica. Se ela estiver consumindo 350w, ela consumirá da tomada 437w, sendo os 87w a mais perdidos em forma de calor.

Seja mais informado antes de postar informações erradas.

Postado
2 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

E de onde você tirou que ele terá que superdimensionar o UPS se não está sendo consumido toda a potência da fonte?

Mais física básica. Ao ligar a fonte do PC, ela produz um pico de consumo de energia, quase como um "surto elétrico" e esse surto pode queimar o nobreak se ele não estiver corretamente dimensionado (assim como um surto de energia que vem da tomada pode queimar um equipamento eletrônico, caso ele não esteja protegido). Enfim, o correto dimensionamento do nobreak deve ser feito para a potência total da fonte + sua eficiência, como já dito.

adicionado 11 minutos depois
16 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

E de onde você tirou que ele terá que superdimensionar o UPS se não está sendo consumido toda a potência da fonte?

https://www.apc.com/salestools/RMUZ-7DTKRC/RMUZ-7DTKRC_R1_EN.pdf?sdirect=true

Pagina 3 - UPS Sizing guidelines for Smart-UPS® SC models with active PFC loads

Postado
20 minutos atrás, braconius disse:

Seja mais informado antes de postar informações erradas.

Todo site de dimensionamento de fonte informa a necessidade de uma fonte de superior potência como o CoolerMaster Power Supply Calculator e o OuterVision.

Ex: para consumo inferior a 600W, indica-se uso de fonte de 750W.

Pode ter certeza que tento me informar, algo que estou fazendo neste momento.

Em relação à indicação foi baseado em sites até então de confiança. Qual a explicação?

Postado
12 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Todo site de dimensionamento de fonte informa a necessidade de uma fonte de superior potência como o CoolerMaster Power Supply Calculator e o OuterVision.

Ex: para consumo inferior a 600W, indica-se uso de fonte de 750W.

Pode ter certeza que tento me informar, algo que estou fazendo neste momento.

Em relação à indicação foi baseado em sites até então de confiança. Qual a explicação?

Todo site de dimensionamento, estilo calculadora, exagera na recomendação, por isso, seu uso é amplamente desaconselhado aqui no fórum.

Existem sites com informações de muito melhor qualidade que essas calculadoras, como já recomendei acima, mas como tem que ler muito, a maioria simplesmente ignora e parte pras essas calculadoras porcaria.

A fonte, obviamente, tem que ter uma folga da potência consumida pelo equipamento, ninguem aqui negou isso. E isso se faz por que a eficiência de uma fonte é medida em uma espécie de parábola, logo, quanto mais perto do valor inferor e superior de potência o consumo da máquina está, menor será a eficiência. A questão é que a configuração do criador do tópico não consome nem 350w, logo, uma fonte de 500w já atenderia com enorme folga e com ótima eficiência, considerando que a diferença de eficiência de uma fonte de qualidade entre os 50% de carga e 60% de carga não chega a 1% ou 2%.

Mais uma afirmação sua sem noção: quem disse que configuração com consumo inferior À 600w indica-se uso de fonte de 750w? Porque eu colocaria uma fonte de 750w numa configuração que demanda 250w? Não faz qualquer sentido... 

Enfim, já tem muita informação aqui nesse tópico para aprendizado. Enjoy!

Postado
10 minutos atrás, braconius disse:

Mais uma afirmação sua sem noção: quem disse que configuração com consumo inferior À 600w indica-se uso de fonte de 750w? Porque eu colocaria uma fonte de 750w numa configuração que demanda 250w? Não faz qualquer sentido... 

Faltou interpretação de sua parte!
Eu disse BASEADO no sites informados acima!

Postado
1 minuto atrás, ThiagoLuiz disse:

Faltou interpretação de sua parte!
Eu disse BASEADO no sites informados acima!

As calculadoras? Baseado nos sites que dão informações erradas? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...