Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe demora para iniciar (CPU cooler fica parado por 10s)


Renaba

Posts recomendados

Boa tarde!

 

Recentemente efetuei um upgrade no meu pc, um R7 3700x e uma Asrock B450M Steel Legend.

 

O pc está funcionando normalmente, porém algo me incomoda um pouco: a placa-mãe demora para iniciar. Logo quando aperto o botão de power, os LEDs se acendem e aparentemente o pc começa a funcionar, porém existe um delay de aproximadamente uns 10 segundos até que a Fan do processador comece a girar, e iniciar o boot de fato. No meu kit anterior (i5 7400 e Z170m D3H) ele iniciava e começava a funcionar tudo logo que pressionava o botão de power.

 

Já tentei efetuar o Ultra fast boot na placa-mãe, ativando também o boot de segurança e desativando o CSM, conforme vi em alguns fóruns gringos, porém quando ativo, ele ao invés de inciar o windows me manda de volta pra BIOS. Vi que para ativar o ultra fast boot preciso formatar o PC e reinstalar o windows no modo UEF, mas acho existe algo a mais, pois como disse, a fan do processador demora uns 10 segundos até começar a girar.

 

A BIOS já está atualizada para a última versão disponível, e mesmo antes de atualizar ele demorava pra iniciar. 

 

Uma outra coisa que notei também e não sei se tem a ver, foi o fato de o pc só ligar se eu colocar as memórias em uma determinada posição. Possuo memórias de marcas diferentes, 2x 4Gb Kingston e 2x 4Gb Kllisre. O único modo em que ele ligou utilizando a total capacidade de 16 Gb foi colocando os pentes dessa maneira: Kllisre | Killisre | Kingston | Kingston, e não intercalado (um sim, um não).

 

Minha config completa caso necessário:

 

Ryzen 7 3700x

Asrock b450M Steel Legend

Gigabyte GTX 1060 6GB OC

SanDisk 240 Gb SSD 

1 Tb HDD WD

Corsair VS600

2x 4Gb Kingston 2400 MHz

2x 4Gb Kllisre 2400 MHz

 

Desde já, obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Minha config é muito parecida com a tua, com a dinfereça q são 2 pentes de 8gb nas memorias, a gpu eh uma rx 580 e eu uso o ssd m2, que deveria ser ainda mais rápido
e aqui a steel legend ta igual. demora pra bootar e quando liga (ou volta do standby) demora uns 15 segundos pra reconhecer a rede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!