Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre dual channel e modelo de referência diferentes


Posts recomendados

Umas duas semanas atrás comprei um HyperX Fury 8GB 2400Mhz, DDR4, CL15 - HX424C15FB2/8 mas após procurar informações vi que o ideal seria fazer dual channel (2x8) pra trazer uma estabilidade maior. Pois bem, fui procurar pra comprar o mesmo pente só que quando fui ver o modelo de referência mudou para HX424C15FB3/8 tendo os mesmo 2400Mhz e sendo CL15 também.

 

A questão é: por minha memória ser da referência HX424C15FB2/8 ainda é possível fazer dual channel usando essa nova HX424C15FB3/8?

 

Agradeço a atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As especificações de ambos os módulos são as mesmas, inclusive ambos são single rank, creio que devem funcionar bem juntos, inclusive em dual Channel...

 

Essa preocupação de usar memorias idênticas é mais pra quem vai fazer OC extremo nas memorias, dai pra tentar garantir que ambas as memorias aguentem o overclock ha preocupação ate se ambos os módulos usam chips da mesma marca, ou mesmo se são do mesmo lote de fabricação...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Depende da placa-mãe que você possui! 

Eu fui tentar fazer isso e me dei MUITO MAL! Tinha dois pentes HX424C15FB2/8 e quis comprar um par da HX424C15FB3/8, simplesmente só consigo roda-las em 2133mhz, e com instabilidade ainda! As vezes o PC sequer liga! Com as duas memórias novas, ou mixando os pentes só com 2 slots da placa-mãe fica tudo bem, usando 4 slots de memória = DESASTRE. 

Quem tem uma ASROCK 450b pro4 deve evitar usar os 4 slots com dois tipos de modelos diferentes, mesmo que sejam da mesma marca e praticamente tudo igualzinho!

Detalhe, só funcionaram em 2133mghz em T2, ainda por cima! 

Tive de devolver os pentes e tentar achar modelos exatos do ano de 2018. Tudo depende, da memória, da placa-mãe, se o processador é Ryzen(os mais frescos com memórias). 

Se tem como acerta-las mexendo nos Timmings ... não sei. :( o RTC delas é diferente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Eduardo Mansur Tive exatamente o mesmo problema que o seu. Comprei dos pares diferentes de HyperX Fury (FB2/8 e FB3/8) e elas simplesmente não funcionam juntas. O computador não reconhece. Minha placa-mãe é uma ASUS PRIME B450M-GAMING/BR, processador Ryzen 5. Testei os dois pares separadamente e funcionam. Na lista de fornecedores (QVL) não constam esses dois modelos, apenas o HX424C15FB2K4/32 (kit 4x8GB). Ou seja, em teoria dois kits da FB2/8 devem funcionar, mas eu não sei se vale a pena arriscar. Muito decepcionante isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 01/01/2020 às 15:49, hocsx disse:

@Eduardo Mansur Tive exatamente o mesmo problema que o seu. Comprei dos pares diferentes de HyperX Fury (FB2/8 e FB3/8) e elas simplesmente não funcionam juntas. O computador não reconhece. Minha placa-mãe é uma ASUS PRIME B450M-GAMING/BR, processador Ryzen 5. Testei os dois pares separadamente e funcionam. Na lista de fornecedores (QVL) não constam esses dois modelos, apenas o HX424C15FB2K4/32 (kit 4x8GB). Ou seja, em teoria dois kits da FB2/8 devem funcionar, mas eu não sei se vale a pena arriscar. Muito decepcionante isso.

a fb3/8 funciona tranquilo nessa placa?

to querendo comprar pra juntar com um ryzen 5 1600af. Como foi dito, nao tem na lista de fornecedores. Queria comprar dois pentes de 8gb desse ai (do HX424C15FB3/8). Roda de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu não o sei o que você fez a respeito disso mas eu me encontrei no mesmo problema e consegui achar a solução porém acho que é problema com os processadores AMD e não as placas mãe, em fim tenho um Ryzen 2600x placa-mãe Asus prime A320M-K/BR, video RX 580 8 gb da XFX

Primeiramente gostaria de deixar claro, que não faz sentido nenhum a principio o que eu fiz, porém como eu estava triste eu acabei orando ao meu querido Deus, e por uma inspiração divina fui levado a fazer isso (sim Deus se importa com qualquer coisinha que VOCÊ se importe!) Só pra deixar bem claro isso! E eu sou alguém que apenas entende um pouco de computador...

Inicialmente a velha ram é a HX424C15FB2/8 e a nova a HX424C15FB3/8.

Elas não estavam funcionando juntas de jeito nenhum, então eu peguei a nova coloquei no primeiro slot ligou normalmente, depois peguei a velha coloquei somente no segundo slot e o primeiro slot vazio (porque nunca havia colocado nenhuma memoria no segundo slot somente a nova), liguei o computador e funcionou normalmente, depois entrei na bios setei para fazer Overclock de memoria mas nesse caso eu fiz um Underclock na memoria velha no segundo slot, peguei e coloquei em 2133 mhz, depois reiniciei o pc, desliguei ele removi a memoria e coloquei a memoria nova no primeiro slot junto com a velha no segundo slot, liguei o pc e não funcionou, então tirei a velha, e deixei só a nova no 1° slot entrei na bios e vi que já estava setado para 2133 mhz mas a memoria nova estava funcionando a 2400mhz então eu simplesmente selecionei de novo a configuração de 2133 mhz e salvei (ainda estava escrito que não havia feito mudança nenhuma na bios e que era pra dar ok para reiniciar) dei ok e reiniciei o pc, desliguei ele e coloquei a memoria velha no segundo slot, e adivinha? ligou normalmente com as 2 memorias setadas a 2133mhz com 16gb funcionando!


Bom dai depois de resolvido você deve estar pensando o mesmo que eu pensei "poxa 2133mhz com uma memoria de 2400, dai não da né?" e/ou pensando "time que está ganhando não se mexe".Mas no meu caso eu sempre quero mais afinal está escrito João 10:10 e isso é para qualquer área da nossa vida então....


Peguei entrei na bios de novo, setei no overclock(opção da propria placa-mãe) 2400mhz, dai reiniciei pegou direitinho! Dai falei poxa ta em modo overclock mas está em velocidades stock, vou entrar na bios e desfazer tudo e colocar tudo automatico, e adivinha ? Funcionou normalmente, agora ainda só de raiva vou fazer um overclock nos 2 pentes e colocar menos de 3000mhz mas antes vou ver se é viavel pois o limitante do meu computador é a própria placa de video, então não sei se aumentar a memoria ram vai me trazer algum beneficio em jogos, e não faço a minima ideia se traz beneficio em outra coisa tirando jogos.

OBS: Não faço a minima ideia se tirar as memorias agora se elas vão funcionar sem fazer esse procedimento novamente, não sei se da pra trocar as memorias colocando a nova no segundo slot, depois a velha no primeiro, não faço a minima ideia de nada, porém o que eu fiz funcionou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...