Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chipset Sul Fervendo a mais de 100 graus


Posts recomendados

Eae galera, estou com um pc de de um amigo, a mobo é modelo pegatron ipm41-d3 (sim, eu sei que eh velha e um lixo, mas infelizmente ele nao esta podendo gastar agora e estou tentando ao menos dar uma sobrevida a este pc).

Como dito no titulo, o south bridge ta fervendo. Já confirmei com um termometro digital e pelo aida64 tambem. Antes o pc nem chegava a iniciar o windows devido a alta temperatura, mas troquei o dissipador por um mais robusto com pasta termica boa, adaptei um fã de 10cm em cima do chipset e config na bios as fãs em 100% e agora o pc consegue se manter ligado de boa, mas o chipset continua extremamente quente, numa media de 100 graus celsius, nao da nem pra encostar o dedo.

E claro, gracas a esse problema, as usbs nao funcionam mais, nem as da mobo nem as do gabinete. Ele antes deixava até de reconhecer as satas depois de um tempo, mas depois das mudancas que fiz, ao menos o hd ja se mantem estavel e inicia o windows, porém, as usbs nao funcionam de jeito nenhum.

Eu nao entendo nada de eletronica, por isso nao tenho como medir tensoes da mobo e tal, mas na bios ao menos está normal.

Um detalhe importante é que quando o cabo de energia é conectado ao pc, instantaneamente o chipset sul comeca a aquecer e vai aquecendo infinitamente ate subir o fedor de queimado. Salientando que isso sem nem ligar o pc, é só ao conectar o cabo de energia. Entao certamente tem algum defeito na mobo que gerou tudo isso.

Como ja disse, só quero dar uma sobrevida pra esse pc, entao alguem tem sugestoes pra resolver o probema das usbs? Será que seu eu colocar uma placa pci com portas usb, vai funcionar? Porque pra solucionar o probema da mobo é só num tecnico em eletronica e nem compensa gastar com essa placa.

 

Obs. ja testei a placa com diferentes fontes e reais (seasonic), com processadores 775 diferentes, memorias ddr3 diferentes, card reader frontais diferentes, windows 7 e windows 10 e o cooler dela é um coolermaster base de cobre muito bom.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...