Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet lenta ao conectar o modem na rede


Posts recomendados

Olá pessoal tudo bem? 

 

Eu trabalho numa escola onde temos um servidor Windows Server 2008 R2, configurado como ADDS, DHCP e DNS server. 

Até o fim da semana passada estava tudo funcionando gloriosamente, servidor, clientes, wifi, etc.. 

Vamos ao acontecido. 

Na quinta e sexta da semana passada comecei a notar que o sistema de aulas estava demorando mais do que o normal para carregar, fiz um teste na velocidade da rede e estava bem abaixo do normal, testei em outros clientes e estava também anormal. 

Fiz o teste no servidor e também estava muito abaixo do esperado, nos roteadores então a velocidade chega a uns 50kbps e as vezes nem funciona. 

Esse problema todo ocorre somente quando eu ligo o modem ao switch principal que distribui a conexão para o restante da escola. Se eu ligar o modem direto no servidor, a velocidade fica normal, porém no instante que eu conecto o modem no switch o problema reaparece. 

Já reiniciei todos os serviços possíveis do servidor e inclusive reiniciei o servidor em si mas sem mudança alguma. 

O esquema de conexão é bem simples pois nossa rede é relativamente pequena. 

 

Servidor conectado na porta lan 1 do modem 

Switch conectado na porta lan 2 do modem

Roteador e outros cabos pra distribuir a conexão conectados nas portas restantes do switch 

 

O dhcp do modem está desligado, veio um técnico aqui e deixou outro modem que acontece o mesmo problema. 

O IP do servidor está fixado também. 

 

Como esse servidor tem uma placa de rede off-board (que é a que está ligada ao modem) eu tentei usar a outra porta de rede (on-board) para habilitar o NAT e assim rotear a Internet da porta ligada ao modem para o switch. Pra isso eu fiz o seguinte esquema:

 

Servidor conexão de rede 1 (Internet) ligada ao modem

Servidor conexão de rede 2 (LAN) ligada ao switch para distribuir a conexão aos clientes. 

Coloquei o IP da placa ligada ao switch para ser distribuído como gateway pelo dhcp, porém sem sucesso. Essa inclusive foi a terceira ou quarta vez que tento usar esse NAT, mas ou isso não funciona do jeito que eu imagino ou eu sou muito burro mesmo e não soube configurar direito. 

 

Mas enfim, alguém tem alguma ideia por mais improvável e remota que seja do que pode estar causando essa lentidão ao ligar o modem ao switch? 

Tem mais de um ano que essa rede estava configurada assim e nunca tive problemas. 

A única coisa diferente feita esses dias foi fixar o IP de uma máquina cliente. Mas mesmo depois disso a rede ainda estava normal. 

*Esqueci de dizer o mais importante, quando eu ligo o modem no switch o servidor também fica com uma velocidade extremamente baixa e as vezes nem carrega nenhuma página. 

Resumindo: se eu conecto o modem ao switch fica tudo lento incluindo o servidor que está conectado diretamente a esse mesmo modem. 

Se eu puxo o cabo que liga o modem ao switch a  Internet no servidor volta a funcionar no mesmo segundo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

O dhcp do modem está desligado, veio um técnico aqui e deixou outro modem que acontece o mesmo problema. 

 

Se o DHCP Server do modem está desligado, então quem distribui os endereços IP?
 

Citação

 

Servidor conexão de rede 1 (Internet) ligada ao modem

Servidor conexão de rede 2 (LAN) ligada ao switch para distribuir a conexão aos clientes. 

Coloquei o IP da placa ligada ao switch para ser distribuído como gateway pelo dhcp, porém sem sucesso. Essa inclusive foi a terceira ou quarta vez que tento usar esse NAT, mas ou isso não funciona do jeito que eu imagino ou eu sou muito burro mesmo e não soube configurar direito. 

 

 

Talvez algum erro de configuração. Dá uma conferida nessas aulas abaixo e tenta replicar:

 

https://www.youtube.com/watch?v=Adu6YxGfhx4

 

Revise as condições de operação do switch. Desconecte todos os aparelhos dele e adicione um a um para testes.

 

Citação

A única coisa diferente feita esses dias foi fixar o IP de uma máquina cliente. Mas mesmo depois disso a rede ainda estava normal. 

 

Desfaça essa alteração temporariamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, ciro-mota disse:

 

Citação

Se o DHCP Server do modem está desligado, então quem distribui os endereços IP?

O servidor está com o DHCP configurado, ele faz a distribuição. 
 


 

Citação

 

Talvez algum erro de configuração. Dá uma conferida nessas aulas abaixo e tenta replicar:

 

https://www.youtube.com/watch?v=Adu6YxGfhx4


 

Assim que eu chegar no trabalho hoje irei tentar. 


 

Citação

 

Revise as condições de operação do switch. Desconecte todos os aparelhos dele e adicione um a um para testes.


 

Eu fiz isso, acho que é válido tentar trocar o switch. Não cheguei a esse ponto. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirei tudo do switch principal e a velocidade normalizou. 

Liguei um cabo que manda internet pra um outro switch numa sala com 9 máquinas. Tudo normal 

Liguei outro switch que distribui a rede para a recepção da escola e ainda está tudo ok. 

Estou ligando um por um dos switch e testando a cada 10 ou 15 minutos pra ver se está estável. 

Vou deixar os routers por último pra ver se são o problema. 

Assim que eu descobrir posto aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!