Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento (?) Xeon® E3-1270 (v1)


Posts recomendados

Pessoal, parece que venho tendo problemas com o novo processador que adquiri. Peguei um Xeon® E3-1270 (v1) pra trocar pelo meu i5 3330, visto que sofria muito com problemas de gargalo juntamente à minha GTX 1060 6GB. Conclusão: O gargalo foi aparentemente solucionado, no entanto, agora venho obtendo temperaturas bem altas da CPU. Em Iddle/repouso a temperatura varia dos 42ºC~53ºC (com temperatura ambiente hoje de 27º), mas jogando a temperatura rapidamente sobe, se mostra bem inconstante, e estabiliza na casa dos 80º na maioria dos games depois de um tempo. Exemplos: GTA IV, Fallout 4, Rainbow Six Siege, Need For Speed (2015), The Division.

 

1-Defeito do processador não pode ser, visto que ele se comporta bem exceto nessas ocasiões, e o diagnóstico de processador da intel não me diz nada demais.

2-Instalei ele ontem, e acabei de trocar a pasta térmica, não estava vencida nem nada, e apesar de ser Implastec ela me quebrou um galho boas vezes, tamanha diferença não pode ser por conta disso.

3-Fonte tudo ok.

 

Minha build:

AsRock DTA-H61

Xeon® E3-1270 (v1)

GTX 1060 6GB

8GB RAM (2x4 1333MHz)

EVGA 500W

 

Acham que o problema pode ser o fato de eu continuar usando o cooler padrão da máquina que usava junto com meu i5? Ele dificilmente passava dos 70 e poucos graus jogando jogos pesados apesar de ser um processador antigo.

 

valeu.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@D4RKS0LD13R Com certeza a culpa disso é o cooler box da Intel que é uma porcaria (desculpe falar, mas é a verdade... já usei e sei como é)...


Experimente comprar um air cooler maior, com certeza irá ajudar. Não sei se ainda fazem o Hyper 212X... tive um desses com um 6700K no passado e era um belíssimo cooler por menos de 130 reais (isso em 2015, não sei hoje)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, simforoso disse:

@D4RKS0LD13R Com certeza a culpa disso é o cooler box da Intel que é uma porcaria (desculpe falar, mas é a verdade... já usei e sei como é)...


Experimente comprar um air cooler maior, com certeza irá ajudar. Não sei se ainda fazem o Hyper 212X... tive um desses com um 6700K no passado e era um belíssimo cooler por menos de 130 reais (isso em 2015, não sei hoje)..

 

@simforoso Sem problemas! Eu entendo, imaginei que tivesse relação com isso mais fiquei em dúvida, tenho um cooler bem padrão da Cooler Master. O Problema que me resta agora é que tenho um gabinete pequeno, você imagina que coolers como o que você citou caberão na minha máquina, visto também a placa-mãe que possuo? Tenho impressão que coolers maiores ficarão muito perto da minha VGA. O que me recomenda?

 

OBS: Aqui vão algumas fotos da minha máquina para que tenha melhor noção de espaço. Pelo que ví possuo um cooler 80mm se não estou errado.

 

WhatsApp Image 2019-10-24 at 14.26.39.jpeg

WhatsApp Image 2019-10-24 at 14.26.40.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@D4RKS0LD13R Esse cooler é um pouco melhor que o da Intel. Na frente acho que tem espaço para um de 80mm, já ajuda bastante, mas vai fazer um pouco de barulho. Porém vai diminuir bem a temperatura se colocar um na frente e um atrás... boa sorte qualquer dúvida poste!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, simforoso disse:

@D4RKS0LD13R Esse cooler é um pouco melhor que o da Intel. Na frente acho que tem espaço para um de 80mm, já ajuda bastante, mas vai fazer um pouco de barulho. Porém vai diminuir bem a temperatura se colocar um na frente e um atrás... boa sorte qualquer dúvida poste!

 

@simforoso Legal, obrigado. A respeito de recomendações, acha que um mais simples como o seguinte resolverá boa parte do problema? Sou leigo quando diz respeito à refrigeração.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704391868-deepcool-cooler-ice-edge-mini-fs-v20-para-intelamd-heat-pi-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=Cj0KCQjwl8XtBRDAARIsAKfwtxDM8sTaNeiK1Ncwr8zpOKXs4LYaZlbLM29-mdMcQg3pcWTh23kUDyUaAt_7EALw_wcB&quantity=1

 


Caso contrário, você me recomendaria o Blizzard T2 da Coolermaster, ou o Gammaxx 200T da Deepcool?

OBS: Sinta-se livre para outras sugestões, tenho receio de comprar e não caber no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, D4RKS0LD13R disse:

 

@simforoso Legal, obrigado. A respeito de recomendações, acha que um mais simples como o seguinte resolverá boa parte do problema? Sou leigo quando diz respeito à refrigeração.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704391868-deepcool-cooler-ice-edge-mini-fs-v20-para-intelamd-heat-pi-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=Cj0KCQjwl8XtBRDAARIsAKfwtxDM8sTaNeiK1Ncwr8zpOKXs4LYaZlbLM29-mdMcQg3pcWTh23kUDyUaAt_7EALw_wcB&quantity=1

 


Caso contrário, você me recomendaria o Blizzard T2 da Coolermaster, ou o Gammaxx 200T da Deepcool?

OBS: Sinta-se livre para outras sugestões, tenho receio de comprar e não caber no gabinete.

Dê uma pesquisada nos da Coolermaster, essa marca do link eu não conheço então não me sinto bem te recomendando sabe? Depois é ruim e fica chato pra mim. Coolermaster eu já usei por 2 anos e nunca me incomodou com o 6700K que eu tinha. Procure por 212X ou Hyper T2 ambos da Coolermaster.

 

Abraços, espero ter ajudado!

 

EDIT: Ah, esqueci: meça a altura do cooler e veja se cabe no seu gabinete, veja se não pega na tampa lateral do gabinete. E esses coolers maiores é bom ter memórias de perfil baixo. Pela foto as suas são comuns, sem dissipador né? Se for, é tranquilo, não irão atrapalhar o dissipador do cooler. 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, simforoso disse:

Dê uma pesquisada nos da Coolermaster, essa marca do link eu não conheço então não me sinto bem te recomendando sabe? Depois é ruim e fica chato pra mim. Coolermaster eu já usei por 2 anos e nunca me incomodou com o 6700K que eu tinha. Procure por 212X ou Hyper T2 ambos da Coolermaster.

 

Abraços, espero ter ajudado!

 

EDIT: Ah, esqueci: meça a altura do cooler e veja se cabe no seu gabinete, veja se não pega na tampa lateral do gabinete. E esses coolers maiores é bom ter memórias de perfil baixo. Pela foto as suas são comuns, sem dissipador né? Se for, é tranquilo, não irão atrapalhar o dissipador do cooler. 😃

 

@simforoso Obrigado, tem ajudado bastante! Vou dar uma pesquisada. Quanto às memórias creio que sim, elas são pequenas, sem nada demais. Creio que não atrapalhe o dissipador. O meu medo maior na verdade é a estrutura do FAN ou coisa do tipo encostar na VGA e não caber, não sei se é possível. Meu gabinete tem mais ou menos 18cm da mãe à tampa do gabinete, quanto a isso acho que não terei demais problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, D4RKS0LD13R disse:

 

@simforoso Obrigado, tem ajudado bastante! Vou dar uma pesquisada. Quanto às memórias creio que sim, elas são pequenas, sem nada demais. Creio que não atrapalhe o dissipador. O meu medo maior na verdade é a estrutura do FAN ou coisa do tipo encostar na VGA e não caber, não sei se é possível. Meu gabinete tem mais ou menos 18cm da mãe à tampa do gabinete, quanto a isso acho que não terei demais problemas.

Beleza então, quanto à encostar na VGA não se preocupe, existem padrões de distância do socket e do slot PCI-E, não encosta não. Minha preocupação era só que o dissipador pegasse na tampa lateral mesmo, mas se ele tem um bom espaço livre é só instalar um 212X ou Hyper T2 e correr pro abraço. 

 

Eles já vem com uma pasta de prata muito boa, lembre-se de limpar bem teu CPU e aplicar uma gota grande no centro do processador e apertar o dissipador em cima. Cuide que geralmente na parte do contato do dissipador tem uma lâmina de papel transparente, muita gente esquece de tirar. De resto, é só seguir as instruções de instalação do folheto ilustrado que vem (com a instalação para AMD ou Intel) e pronto. Garanto que resolve o problema do aquecimento do teu Xeon.


Qualquer coisa vai perguntando aí amigo, abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente trocando o cooler acredito que voce resolverá os seus problemas de temperatura...

 

Mediu a temperatura jogando com o gabinete aberto? Mudou alguma coisa?

voce pode tambem tentar fazer um undervolt(sem fazer underclock). Lembro que eu estava usando um cooler box num Xeon e no meu caso ao diminuir o vcore de 1,150v para 1,050v consegui diminuir a temperatura do processador em 10 graus, sem perder desempenho...

Vai diminuindo a cada 0,01 e depois testa a estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, gutopereira disse:

Realmente trocando o cooler acredito que voce resolverá os seus problemas de temperatura...

 

Mediu a temperatura jogando com o gabinete aberto? Mudou alguma coisa?

voce pode tambem tentar fazer um undervolt(sem fazer underclock). Lembro que eu estava usando um cooler box num Xeon e no meu caso ao diminuir o vcore de 1,150v para 1,050v consegui diminuir a temperatura do processador em 10 graus, sem perder desempenho...

Vai diminuindo a cada 0,01 e depois testa a estabilidade.

 

@gutopereira Boa tarde amigo. Dei uma olhada na temperatura jogando com o gabinete aberto sim, mas na minha opinião não melhorou muito, quase indiferente. Já comprei um Coolermaster T2, espero que sirva. Enquanto não chega vou checar a respeito do VCore como sugeriu. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira @gutopereira  Bom dia amigos. Desculpe a menção, mas quis "reviver" o tópico novamente por enquanto para tirar uma pequena dúvida enquanto meu cooler não chega. Notei que jogando jogos mais pesados como GTA V e The Division em específico, após um tempo de jogo e a temperatura da CPU alta, começo a sofrer com pequenos engasgos levemente semelhantes ao stuttering que eu sofria quando tinha gargalo com meu processador velho. Isso ainda sim é causado pela temperatura excessiva do processador ou é possível que seja uma questão à parte? OBS: Quanto ao USO da CPU, não demonstra nada demais, tudo OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 25/10/2019 às 14:41, D4RKS0LD13R disse:

 

@gutopereira Boa tarde amigo. Dei uma olhada na temperatura jogando com o gabinete aberto sim, mas na minha opinião não melhorou muito, quase indiferente. Já comprei um Coolermaster T2, espero que sirva. Enquanto não chega vou checar a respeito do VCore como sugeriu. Obrigado.

Olá, amigo. Resolveu seu problema? Desculpe reviver o tópico... mas gostaria de saber, pois um amigo está na mesma situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Rafaleleo disse:

Olá, amigo. Resolveu seu problema? Desculpe reviver o tópico... mas gostaria de saber, pois um amigo está na mesma situação.

@Rafaleleo Olá amigo, tudo certo? Resolvi meu problema ao trocar o Cooler pelo Blizzard T2 sim, recomendo bastante. A temperatura caiu bem, cessando os meus stutterings. Hoje estou com outra build utilizando juntamente à um Ryzen 5 1600AF e a temperatura da CPU não passa dos 50º em praticamente nenhuma situação cotidiana. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, D4RKS0LD13R disse:

@Rafaleleo Olá amigo, tudo certo? Resolvi meu problema ao trocar o Cooler pelo Blizzard T2 sim, recomendo bastante. A temperatura caiu bem, cessando os meus stutterings. Hoje estou com outra build utilizando juntamente à um Ryzen 5 1600AF e a temperatura da CPU não passa dos 50º em praticamente nenhuma situação cotidiana. 

Opa. Obrigado pela resposta. Vou aproveitar e perguntar se valeu à pena ter investido no 1270 na época.  Se realmente teve algum ganho pra você. No caso do meu amigo,  ele possui um i3 4xxx e quer pôr o 1270v3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rafaleleo disse:

Opa. Obrigado pela resposta. Vou aproveitar e perguntar se valeu à pena ter investido no 1270 na época.  Se realmente teve algum ganho pra você. No caso do meu amigo,  ele possui um i3 4xxx e quer pôr o 1270v3

@Rafaleleo Sem problemas. Valeu a pena ter investido nele sim e creio que valerá à pena pro seu amigo também, pois ele tem ainda um processador inferior ao que eu possuía na época e ainda pretende pegar um V3 (o meu era um V1). Eu tinha um i5 3330 e sofria com diversos problemas de uso de CPU fazendo com que chegasse à 100% juntamente da minha GTX 1060 6GB + 8GB RAM. Ao trocar pelo Xeon o problema do alto uso cessou. Em contrapartida, eu ainda sofria com alguns tipos de gargalo devido à minha build ser extremamente antiga, e por esses e outros motivos não posso lhe garantir que lhe trará o desempenho que deseja caso sua intenção seja jogar games extremamente atuais. No mais, ressalto que sim, para a época foi um bom investimento para quebrar um galho enquanto não possuía condição de montar uma build com mem DDR4 e etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Opa tudo bem, eu tenho um Xeon E3 1270 V1 e to tendo problema de aquecimento também, (tanto que eu preciso deixar o uso máximo do processador em 65% nas configurações de energia) você recomenda esse cooler Blizzard T2? não quero gastar muito, a grana ta apertada, e a pasta térmica que veio com ele é boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei da pasta térmica mas pensando pela concorrência de preços entre vendedores não acredito que usar a pasta que veio seja uma boa, a lei da concorrência me diz que é a mais barata ou uma das mais baratas, melhor comprar uma com boa dissipação, há diferenças entre elas. Já verificou se o problema não é o cooler que vem com o xeon mas a falta de ventoinhas para colocar ar frio no gabinete e tirar o ar quente? O kit xeon é vendido com o cooler adequado, acho mais provável ser um problema de refrigerar o interior do seu gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 22/04/2021 às 20:50, zsoldier1 disse:

Não sei da pasta térmica mas pensando pela concorrência de preços entre vendedores não acredito que usar a pasta que veio seja uma boa, a lei da concorrência me diz que é a mais barata ou uma das mais baratas, melhor comprar uma com boa dissipação, há diferenças entre elas. Já verificou se o problema não é o cooler que vem com o xeon mas a falta de ventoinhas para colocar ar frio no gabinete e tirar o ar quente? O kit xeon é vendido com o cooler adequado, acho mais provável ser um problema de refrigerar o interior do seu gabinete.

Então, o cooler que eu estou usando é um cooler box da intel que veio com o Intel Celeron G1610 (quando comprei o PC montado na época), então acredito que ele seja o "maior culpado" pela temperatura alta, meu gabinete não é muito bem ventilado também o que só piora a situação, enfim eu n queria gastar muito num cooler porque provavelmente não vou dar mais upgrades nesse PC porque pretendo pegar um console no futuro, e deixar esse PC somente para jogos mais leves (ou o que a minha GTX 750 Ti rodar), só queria saber se esse Blizzard T2 daria uma ajudinha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Dorayama disse:

Então, o cooler que eu estou usando é um cooler box da intel que veio com o Intel Celeron G1610 (quando comprei o PC montado na época), então acredito que ele seja o "maior culpado" pela temperatura alta, meu gabinete não é muito bem ventilado também o que só piora a situação, enfim eu n queria gastar muito num cooler porque provavelmente não vou dar mais upgrades nesse PC porque pretendo pegar um console no futuro, e deixar esse PC somente para jogos mais leves (ou o que a minha GTX 750 Ti rodar), só queria saber se esse Blizzard T2 daria uma ajudinha

Cara eu acho melhor você melhorar a ventilação interna do seu gabinete pois você mesmo disse que não é boa e o cooler seja este ou qualquer outro só pode desempenhar sua função se chegar ar frio nele, estude a possibilidade de instalar fans para puxar o ar frio para dentro e mover o ar quente para fora, caso consiga instalar apenas mais uma sugiro que mova o ar quente para fora, o frio entra de forma automática, apesar de não ser o ideal. Seria a solução mais barata e trocar a pasta térmica por outra com maior capacidade de dissipação provavelmente resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

mano pode ficar tranquilo q esse xeon é quente mesmo, eu tenho o mesmo xeon que voce e ele é quente assim mesmo. (obs: uso cooler box) eu ja cheguei a bater 105 graus fazendo renderização no blender, e o ironico é q foi o unico programa que conseguiu fazer minha cpu usar 100% e bater mais de 85 graus q era o que ele ficava em jogos, e olha q eu jogo F1 2021, GTA V entre outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2021 às 01:00, HenriqueShirona disse:

mano pode ficar tranquilo q esse xeon é quente mesmo, eu tenho o mesmo xeon que voce e ele é quente assim mesmo. (obs: uso cooler box) eu ja cheguei a bater 105 graus fazendo renderização no blender, e o ironico é q foi o unico programa que conseguiu fazer minha cpu usar 100% e bater mais de 85 graus q era o que ele ficava em jogos, e olha q eu jogo F1 2021, GTA V entre outros.

Sugiro que melhore a refrigeração, esse calor diminui a vida útil do processador, tente troca de pasta térmica por uma melhor, troca do cooler, colocar refrigeração a água se puder, as vezes melhorar o fluxo de ar dentro do gabinete já resolve, priorize retirar o ar quente, o frio entra de forma automática para ocupar o espaço vazio que o quente deixa ao sair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...