Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequências de memória RAM


Posts recomendados

Oi, boa dia, eu tenho uma dúvida sobre as frequências de memórias ram.

 

A minha moba diz o seguinte:

 

 4 x DIMM, máx. 64 GB, DDR4 3200 (OC) / 3000 (OC) / 2800 (OC) / 2666/2400/2133 MHz Noo-ECC.

 

Eu queria saber se eu colocar uma memória de frequência 3000MHz  padrão de fábrica a moba iria reconhecer ela? ou baixará a frequência da mesma para 2666MHz. Pois ali diz que 3200/3000/2800 é fazendo um overclock.

 

A mesma dúvida serve para o processador ( Ryzen 5 1600) que a frequência máxima é de 2666MhHz, ele não iria reconhecer a memória ou faria ela trabalhar em 2666MHz.

 

Obrigado pela ajuda, de qualquer forma.

 

A moba para mais informações é a  Asus ROG b450-F Gaming AM4.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom vamos lá,
processador raramente limita ram então pode taca 3200 que reconhece.


segundo, as memorias de velocidade acima de 2666 por padrão da fabrica tem 2 perfil, o xmp(overclock feito pelo fabricante e gravado na memoria) e o ''stock''. quando você compra qualquer memoria de 3200 por exemplo na real ela é 2.1,2.4 ou 2.6 com xmp em 3.2.

 

independente se for OC ou não tua placa aceita.


minha placa e uma TUF b450 plus, o limite aceito pela placa-mãe(que e o que de fato limita a frenquencia maxima) diz  3.466 (OC), minhas memorias são todas 2.4mhz overclodada manualmente sem xmp pra 3.466.


então esse termo (OC) e algo apenas explicativo e ao meu ver redundante.
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Gungniro disse:

quando você compra qualquer memoria de 3200 por exemplo na real ela é 2.1,2.4 ou 2.6 com xmp em 3.2.

 

Na verdade todas memoria roda a 2133 por stock... Qualquer velocidade acima disso já tem que habilitar o XMP na BIOS,, Quando você compra uma memoria 3200 por exemplo, é uma memoria de 2133 mas certificada pelo fabricante que ele funciona até 3200 sem problemas

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes me passe suas fontes ai amigo, pois ao meu ver estás equivocado.
 o padrão DDR4 e 2.1, 2.4 e algumas 2.666(apesar da maioria ser 2.4).
uma forma bem pratica de ver isso que estou falando e comprando uma memoria de 3000 por exemplo, o perfil STOCK e 2.4. xmp ou oveclock 3000.
tanto que basta você por a memoria que será reconhecido apenas 2.4, até onde sei so as hyperx são configuradas para que o perfil stock vire o proprio xmp, descatando a necessidade do usuario inserir o xmp na bios.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue algumas... 

https://www.anandtech.com/show/8959/ddr4-haswell-e-scaling-review-2133-to-3200-with-gskill-corsair-adata-and-crucial/3

 Part of this is the memory specifications for standard memory speedswhich a system will adhere to in the event of other information not being available. For DDR4, this means DDR4-2133 15-15-15 at 1.20 volts.

 

https://adrenaline.uol.com.br/noticias/v/34725/aprenda-a-alterar-o-perfil-xmp-e-tire-o-maximo-proveito-de-suas-memorias

Depois de montar todo o seu PC, suas memórias estarão, a princípio, rodando numa frequência padrão – geralmente 1333 ou 1600 MHz para DDR3 e 2133 MHz para DDR4. Isso acontece mesmo que os módulos que você comprou tenham 3000 MHz, por exemplo.

 

 

Mas também não descarto que o que você esta dizendo é verdade... em informatica esse padrões podem ter sido atualizados... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes amigo as ''fontes'' que você colocou não são valores padrão e sim de um modulo.
assim como te disse o padrão ATUAL para perfil STOCK de memoria são 2.1, 2.4 e 2.6 (em alguns casos).


o valor MINIMO para o perfil ddr4 e 2.1 porém foi mudado o processo de binagem onde ao invés de só sair com perfil stock de 2.1 passou a sair com 2.4 e 2.6.


normalmente o que dita qual perfil STOCK será e o tipo de chip e processo de binagem.


estou no ambiente de trabalho agora, mas depois posto imagens e fontes para ficar de maneira bem clara.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!