Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal boa tarde. Já pesquisei em diversos lugares e não encontrei nada a respeito, de antemão peço desculpas se já tiver algum tópico aqui no fórum com esse mesmo tipo de dúvida, se puderem me passar eu agradeço.

Minha dúvida é a seguinte, eu possuo uma placa-mãe: BIOSTAR TB250-BTC+ Ver. V6.3, com 8GB de RAM DDR4 e um i5 7400 - e nessa placa-mãe eu quero fazer um sistema de armazenamento, tenho meios onde eu consigo HDs semi-novos de 4TB pra mais, aí minha ideia seria, usar todos as entradas SATA dela, e comprar essa placa de expansão:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712213225-placa-pci-controladora-raid-4-portas-sata-brinde-2-cabos-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=c6bdd35d-c59e-4db1-8c6b-2e4a8b3f1eaa

Para colocar 4 HDs em todas elas, ou seja, iria comprar 8 placas dessas aí e ligar essas 8 placas nas 8 entradas PCI-Ex dando um total de 32 HDs + 6 das SATAs.

A duvida é: Como saber se a placa-mãe tem limite, se vai dar algum gargalo, se eu precisarei por um processador TOP, muita memória?

Alguém pode me informar por favor?

Obrigado.

Postado

@Elias Barbosa Desde que deixe o HD ou SSD com sistema ligado direto na placa-mãe creio que não tenha problema, é um numero um tanto exagerado tudo isso de HD.

Essa placa PCI ai não vai nem ao menos encaixar, essa mobo não tem esse tipo de pci, o da mobo é pci-e x1, como você mesmo tem a placa-mãe, veja os conectores pretos, o tamanho de espaço é menor.

Vai precisar de uma dessas: Placa Controladora Pci-e Sata 3 Marvell 9215 4 Portas 6gbps

Questão sobre suportes e afins deixo aberto para outros amigos que entenda mais que eu, pois disso realmente não saberia informar.

Postado

@Elder Nauvirth muito obrigado pelo feedback, mas sobre a Placa de Expansão de SATA realmente eu me equivoquei, a que terei que comprar é PCI-Ex mesmo que você citou. rs

Agora sobre a questão do exagero é o que disse, eu só precisaria entender mesmo, se PC como um todo (placa-mãe, processador e memória aceitariam) pois a real é que vou colocar esses HDs num tipo de mineração que demanda muito HD. rsrs

Chama PoC = Proof of Capacity, aí são diversos HDs ligados fazendo o que o mineiro pede. rs

Mas a questão mesmo, é o que disse acima, saber se o PC suportaria de boa, ou seja, um PC moderado, tipo, um i3, com 4GB de RAM.

Eu vi uma vez um amigo que é fuçado em TI dizendo que parece que tem limitações nos Canais que são aqueles IRQs da MoBo. As vezes posso estar falando besteira, mas aceitaria mais dicas aí de quem já fez esse teste ou se tem esse conhecimento pra poder compartilhar. 

Desde já muito obrigado.

Postado

até onde me consta, via pci, com placa controladora, enquanto houver "pci lanes" disponível tem HD funcionando... se as controladoras organizam a operação você pode ter a quantodade de HDs que cada controladora suporta (com um pequeno possível prejuízo no desempenho)

acho que com um i5 o gargalo pode ir pro processador se você estiver usando as 16 da PCI-e16

tenha certeza de garantir o suprimento de energia elétrica, pelo que contei são 7 PCIe 1x, que dará 28HDs + 6 SATA nativos da MOBO = 34 HDs (haja espaço físico), isso considerando que não estará em uso a PCI-e 16x

Postado

@Elias Barbosa Eu nunca vi falar dessa mineração, pesquisei meio por cima e achei página na wikipédia, mas está em 2 idiomas, inglês e uma outra diferente.

Uma dica ai para o caso da estrutura para colocar os HDs, não deixe de colocar fans, pois pode acabar esquentando também, afinal, já vi HD esquentar até dentro de gabinete desses bem refrigerado, pelo menos os meus esquentam.

Postado

@Elder Nauvirth a moeda que começou com isso foi a Burst, em 2014, dá uma pesquisada no YouTube, hoje não vale muito a pena, existem outras moedas por aí, eu queria testar, tenho aqui em casa uns 8TB e queria ver o que renderia isso em algumas moedas que estou olhando. rs

Se compensar, eu pretendo investir em HDs e Placas Controladoras.

Uma que estou estudando colocar em teste é a BitcoinHD, to co uns tutorial aberto aqui pra fazer o plot em um HD de 2TB que tenho aqui pra ver na prática como funciona de fato isso.

Postado

@Elias Barbosa Fui pesquisar sobre a Burst, achei um site falando da moeda, ai dizia sobre a mineração hardware, normalmente pego meio por cima quando já sei algumas coisas, e como você falou, minera em HD, então fui ver uns requisitos pra isso.

Engraçado é que esse Burst na cotação atual vai dar US$ 0,00303116 em dólar, isso é para a cada 1 dessa moeda, de fato é baixo, claro pra você não deve compensar, porém ao meu ver, e isso é minha opinião apenas, se conseguir HD de alta capacidade meio que vale a pena, até porque quando a moeda tem baixo valor, é mais fácil de conseguir.

R$ 0,01209731 1 Burst convertido real, precisaria de 999 para ter R$12.

Meio que é mais viável ver outras moedas também, eu mesmo estou até hoje sem pegar 1 BTC, mas o que tenho dá uns R$50.

Postado

@Elder Nauvirth Sim foi o que eu disse, tem outras moedas com esse protocolo de PoC, amanhã vou testar uma que está interessante, BitcoinHD, vou deixar fazendo Plot de 1.7TB colocar minha GPU e 30GB de RAM pra acelerar o processo, no qual é demorado demais.

***** que não tem como saber o quanto de BitoinHD (BHD) daria pra fazer com X giga, terabyte, até porque não tem uma calculadora de rendimento que nem a Burst tem no site oficial, e sobre a Burst hoje não vale a pena mais, quem já minerou ela já faturou bem, vi casos de pessoas aí que tem PetaBytes de Storage dessa moeda, mas enfim, outras moedas que surgiram é com base na Burst até porque ela é o Bitcoin desse novo procedimento de mineração que é o PoC, diferente do Bitcoin que é o PoW (onde há um consumo altíssimo de eletricidade).

Tem mais moedas também, porém nem listadas em exchanges estão, aí fico meio que com medo de fazer o plot do HD no qual é um processo demorado demais, e aí dar ruim e a moeda que coloquei plot no HD pra ser processada ser um Scam.

Minha ideia aí se der certo essa BHD, é pegar a placa controladora, e comprar HDs usados, ver até quandos HDs o PC suportaria.

Eu acredito que não deva usar tanto CPU, não sei, porque imagina ter lá sei lá, 30 HDs rodando ao mesmo tempo, é coisa demais. rs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...