Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tenho um pc com as seguintes peças:

GTX 1050Ti 4GB
I3-8100

placa-mãe - ASUSTeK PRIME H310M-E/BR LGA 1151

8gb de RAM DDr4

Fonte Aerocool 400w

HD 1TB

Estou pensando em trocar a minha placa de vídeo por uma GTX 1660 Oc 6gb nessa Black Friday (meu processador eu irei trocar ano q vem e adicionar mais 8gb de RAM). Como eu sou leigo quando se trata de peças, queria saber se eu irei ter que trocar de placa-mãe também por causa da placa de vídeo e também se terei que trocar minha Fonte.

Postado
8 minutos atrás, LuKiiZ disse:

Estou pensando em trocar a minha placa de vídeo por uma GTX 1660 Oc 6gb nessa Black Friday (meu processador eu irei trocar ano q vem e adicionar mais 8gb de RAM). Como eu sou leigo quando se trata de peças, queria saber se eu irei ter que trocar de placa-mãe também por causa da placa de vídeo e também se terei que trocar minha Fonte.

Não terá que trocar a placa-mãe, ah não ser que troque a plataforma por completo, para utilizar um processador da AMD por exemplo...

Sua fonte não é muito boa para essa placa, mas não deve comprometer o sistema.

Postado

@LuKiiZ, dá uma lida nesse tópico:

Não é porque o recomendado é 450W que você realmente precisa de tudo isso.

Sobre a demanda da sua configuração, a gente pode pensar e calcular principalmente o seguinte:

• GTX 1660, usa em torno de 116W durante jogo, de acordo com esse site [link].
  • i3-8100, não encontrei exatamente quanto ele usa, mas achei sobre o irmão mais velho dele, o i5-8400, e de acordo com esse site [link], o i5 usa em torno de 50W durante full load, então o i3-8100 deve usar ainda menos.
  • Ainda falta o resto da sua config, mas até onde eu pesquisei, não dá pra achar o consumo de energia de outros componentes de forma fácil, mas nenhum deles usa tanto quanto esses dois aí de cima.

Somando os dois, a gente tem em torno de 166W. Ou seja, se você tiver uma fonte de 450W que realmente entrega essa potência, você ainda teria 284W sobrando para o resto do sistema (fans, HDs, SSDs, Mobo, RAMs, etc.), o que é muito mais do que o suficiente.

Lembrando que esses valores são aproximados.

Ou seja, uma fonte de 600W igual a que você disse que iria comprar é algo totalmente exagerado pra essa sua configuração atual.

Mas a grande questão é, você pretende fazer um upgrade no futuro? Se sim, talvez vale a pena comprar uma fonte mais potente do que 450W, e claro, de qualidade, para que dure tempo o suficiente para receber sua futura configuração.

Vou te dar um exemplo de upgrade:

Vamos supor que no futuro você troque esse i3 para o i5-8400, e troque essa GTX 1660 por uma RTX 2060 Super.

Dessa forma teríamos a seguinte demanda de energia:

• i5 8400, já sabemos que usa algo em torno de 50W.
  • RTX 2060 Super, usa algo próximo de 200W durante jogo, de acordo com esse teste [link]

Ou seja, somando esses dois valores a gente tem algo próximo de 250W, lembrando novamente que é um valor aproximado. Mas ainda falta o resto do sistema, que eu realmente não sei quanto de energia poderia gastar.

MAS, vou te dar alguns exemplos consumo total de alguns sistemas:

nvidia-super-power.jpg

Esse teste vem desse site aqui [link], e nele foi usado a seguinte configuração:

• i7-8086K @ 4.0GHz
  • Z370 ASUS ROG Strix Maximus X Hero
  • 4x8GB G.Skill Ripjaws V DDR4 3000MHz
  • SSD Samsung 860 EVO 500GB
  • E lógico, a placa de vídeo, que no caso foram essas da imagem acima.

Lembrando que é sempre bom comprar uma fonte que tenha o dobro da potência da sua configuração, pois a maior eficiência energética de uma fonte é sempre próxima dos 50%. Dessa forma, ela irá puxar menos energia da parede.

No caso do upgrade citado (i5-8400 + RTX 2060 Super), uma fonte de 550W é algo super próximo do dobro. Então seria perfeito pra uma config dessa.

Mas seria mais do que o dobro pra sua config atual (i3-8100 + GTX 1660), dessa forma você não alcançaria a eficiência máxima, mas também não é algo péssimo.

Aqui a curva de eficiência da Corsair CX550, direto da caixa da mesma:

1199794071_Anotao2019-11-03035528.png.7a6e9fa47a9e429c881655068dac252b.png

Lembrando que, potência sozinha não quer dizer nada, tem muitas fontes de 600W, 700W de qualidade péssima e que além de não entregarem essa energia toda, ainda podem causar danos ao seu PC.

O que eu recomendaria é que você pegue pelo menos uma Corsair CX ou EVGA GD, 550W. Também dá pra apostar na XFX XTR2 de 550W, que tá num preço bem bacana ultimamente, mas é meio que uma aposta mesmo, já que ela só tem 1 ano de garantia nacional.

Postado

@juniorasmj Mano, muito obrigado pela sua explicação, me ajudou muito. Acho que vou pegar uma CX450 por enquanto, é uma boa? Porque eu só irei mudar de processador no final de 2020 ou começo de 2021.

Postado

Sim, é uma boa fonte e vai suportar a sua configuração tranquilamente.

Segue aqui um ranking de fontes, que inclusive foi atualizado hoje:

https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psu-tier-list-40-rev-201/

A linha CX (2017, com a etiqueta cinza) da Corsair está no Tier B+.

O modelo GD da marca EVGA que eu havia recomendado no comentário acima, também se encontra nesse mesmo tier.

Tente evitar a linha VS da Corsair, é um projeto mais barato, e consequentemente de pior qualidade se comparado com a linha CX. Tanto que se encontra no Tier C- desse ranking.

Talvez tenha um ranking desse aqui no fórum do Clube do Hardware, mas não encontrei, por isso linkei esse de outro fórum.

Edit: Já que você vai esperar até a BF pra comprar, fica de olho na GTX 1660 Super também, ela tá encostando lindamente na GTX 1660 Ti em alguns jogos, e com certeza é melhor do que a GTX 1660 normal.

Aqui um teste em 32 jogos diferentes com essas placas de vídeo: 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!