Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, bom dia,

Estou montando um novo PC depois de muito custo e ao chegar na instalacao do controlador de FANs nao estou conseguindo fazer ele funcionar. Eu comprei um Redragon Ironhide com uma Asus Rog X570-E Gaming. Eu liguei a parte do power na fonte e o cabo de 4 pinos na placa-mãe, mas com isso apenas o Led funcionou, e mesmo assim sem funcionar o controle remoto e o botao de mudar as cores do gabinete. Nao achei nenhum video que mostrasse essa instalacao no youtube.

Alguma alma solidaria pode me dar uma dica de onde estou errando, pois nao queria ficar fazendo testes e de repente queimar alguma coisa. Obrigadoooo 

Foto 1 - Controlador das Fans

Foto 2 - Conexao de energia da Fan (ligada no fonte)

Foto 3 - Outro lado da conexao de energia da Fan, nao sei se preciso ligar esse lado

Foto 4 - Conexao do RGB na placa-mãe

Foto 5 - Sobrou essa conexao do gabinete

Foto1.jpg

Foto2.jpg

Foto3.jpg

Foto4.jpg

Foto5.jpg

• Curtir 1
Postado

Esse é o contorlador 4-pin PWM dos fans, liga no CHA_FAN1. Pelo o que eu entendi, voce ir ter algum controle da RPM dos fans pela placa-mãe.

Postado

Bom dia....

Entao, eu tentei colocar esse 4-pin tanto na CHA_FAN1 quanto na CHA-FAN2 e nada, to comecando a achar que tem alguma coisa queimada mas nao sei como conferir. Pensei em arrumar uma ventoinha qualquer so para conferir a placa-mãe pelo menos. O controlador que veio no gabinete ja tem a funcao de controlar o RGB dos fans e a velocidade.

Ele esta ligando os leds e consigo trocar as cores pelo aplicativo da Aura, so nao consigo fazer a ventoinha funcionar e o controle remoto.

Foto6.jpg

• Curtir 1
Postado

Nao vem manual nesse gabinete? Nao achei online aqui.

difícil todos os conectores do fan da placa-mãe estarem queimados, mais provavel a gente estar fazendo algo errado...

Esse cabo Molex da controladora tem os 2 lados femea?

Pode desconectar um fan da controladora e experimentar ver se funciona direto no CHA_FAN1. Acho que os FANs sao 3 pinos, mas pode conectar no CHA_FAN1 ou 2 que a placa-mãe detecta sozinho se sao 3 ou 4 pinos.

Pergunta besta: Tentou ligar ou aumentar a velocidade dos FANs?

EDIT: Na bios ele nao detecta nada ligado no CHA_FAN1?

• Curtir 1
Postado

Pessoal, primeiramente obrigado pelas respostas, ainda tenho esperanca de fazer ele funcionar hoje e vou postar umas fotos para o pessoal ver no final...

Entao, peguei uma fan que tinha aqui e vi que o FAN1 e FAN2 da placa-mãe estão funcionando corretamente (pelo menos em 3 pinos), entao acredito que o problema seja algo da controladora.

Deve ser algo bem particular dessa controladora que veio junto do gabinete, o estranho é o led funcionar e a fan não, da controladora saem os dois fios, sendo que o de led estou ligando na Adressable RGB Header

• 2 semanas depois...
Postado
3 horas atrás, Vítor Stanguini disse:

Conseguiu arrumar @André Cardoso Antonio?
Estou querendo comprar o mesmo gabinete, mas tenho minhas dúvidas de se vale a pena.
O que achou até agora? refrigera bem, ou a quantidade de fan é só de enfeite mesmo?

@Vítor Stanguini Então, não sei se foi azar ou algo errado que fiz, mas a controladora veio com defeito mesmo, quando comprei outra funcionou, mas o gabinete é muito top esteticamente, mas ainda não fiz medições de temperatura. No quesito beleza compraria sem dúvidas :)

Semana que vem fecharei o tópico com fotos e a instalação das 9 fans, se não tiver pressa aguarde para ver se curte.

• Curtir 2
  • 2 meses depois...
  • 11 meses depois...
  • 8 meses depois...
Postado

Olá André.

Deixou todo mundo curioso, hehehehe. Como está o Setup hoje em dia??? Posta fotos pra gente "pleaseeeeee!!!", rsssssss.

Achei esse gabinete bem interessante e estou muito tentado a adquirí-lo. Pra mim os FANs e o controlador que vem junto, são irrelevantes pois usaria meus próprios FANs e controladores pois sou extremamente chato com isso. Atualmente meu Setup é esse aqui...

https://i.imgur.com/7gpOJFw.jpg

https://i.imgur.com/vK6xMwm.jpg

Setup:
Gabinete Lian Li Lancool II Mesh RGB.
placa-mãe ASRock H570M-ITX/ac, Intel LGA1200, Mini-ITX, DDR4, WiFi, Bluetooth - 90-MXBEU0-A0UAYZ
Processador Intel Core i7-11700F 11ª Geração, Cache 16MB, 2.5 GHz (4.8GHz Turbo), LGA1200 - BX8070811700F
Memoria TeamGroup T-Force Delta RGB 16GB DDR4 3200MHz - TF11D416G3200HC16F01 (x2)
SSD Husky Gaming 256GB, M2 NVMe, 1800MB/s - HSS-NV-240
SSD WD Green, 480GB, M.2, Leitura 545MBs - WDS480G2G0B
HD Seagate BarraCuda, 4TB, 3.5´, SATA - ST4000DM004
Placa de Vídeo Palit NVIDIA GeForce RTX 3070 TI GameRock OC, 8GB, GDDR6X, 256bit, LHR - NED307TT19P2-1047G
Cooler p/ processador (CPU) Noctua NH-U12S
Ventoinha Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm, 1800rpm - SU1225FD12HR-RNP
Ventoinha Scythe Kaze Flex PWM, RGB, 120mm, 800rpm - SU1225FD12LR-RDP (x8)
Fonte Corsair SF750 750W, 80 Plus Platinum, Modular - CP-9020186-NA
Kit Cabo Sleeved Pichau Gaming Preto (8P + 2x6+2P + 24P), PG-SCK-PRETO
Kit organizadores de cabos de fonte (cable comb) Akasa AK-MX293
Kit Anti-Vibração p/ Ventoinhas Noctua - (pack com 16 unidades) - NA-SAV4 (x2)

...mas estou realmente muito tentato a trocar por um gabinete igual a esse seu para poder passar de 9 para 13 FANs (contando o do cooler do processador, hehehehehe).

Bom, se puder atualizar o tópico aqui, ficarei muitíssimo agradecido. 

Abração prô cê!!!

IMG_20210826_154000495 (1080p).jpg

IMG_20210826_154756208 (1080p).jpg

Postado
2 horas atrás, atakeon disse:

...mas estou realmente muito tentato a trocar por um gabinete igual a esse seu para poder passar de 9 para 13 FANs

Mais fans não vão melhorar a temperatura. Com azar, dependendo da configuração, podem até piorar. E certamente adicionam ruído e tendem a aumentar o acúmulo de poeira. Resumindo, é um tiro no pé. Veja um gabinete com 12 fans e fluxo de ar terrível:

A partir de um momento, mais fans passam a gerar vórtices e zonas mortas que atrapalham a refrigeração. Mesmo na sua configuração atual, eu sugiro remover um fan (marcado com X):
image.png.f65525dde16beea2947fd75f1545c14b.png

Esse fan não faz sentido porque joga pra fora ar 'novo', que ainda não resfriou nada. Eu também faria um teste removendo os 2 fans de baixo da GPU, acredito que ajudem muito pouco a nada na refrigeração. Dificilmente você vai conseguir refrigeração melhor indo além de 5 ou 6 fans, sendo que o benefício acima de 3 ou 4 já passa a ser minúsculo.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Valeuzão pelas dicas amigo! Mas meu ponto principal não é o fluxo de ar nessa combinação. Tanto que esses FANs Scythe tem como rotação mínima 300 rpm e é exatamente assim que os deixo, ou seja, setado em 300 rpm fixo pois você tem razão, muitos FANs não ajudam em nada e ainda podem prejudicar o fluxo de ar, então, meus FANs praticamente não geram fluxo de ar que se considere, hehehehehe. Estão aí única e exclusivamente pela iluminação/estética do interior do case, hehehehehehe.

Quando mencionei o interesse em uma case igual ao do amigo autor do tópico, foi justamente para poder aumentar a quantidade de luz ao utilizar 13 ao invés de 9 FANs além de que para o meu gosto particular, a disposição dos 12 FANs (4 na frente, 3 no topo, 3 no PSU cover e 2 na traseira), muito me agradadou estéticamente falando, hehehehehehe.

Grande abraço prô cê!!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!