Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, programadores.

Tenho tido dificuldade pra entender sobre manipulação de uma lista circular, uma vez que os conteúdos encontrados na interwebs sobre o assunto mudam bastante de artigo pra artigo.

O que mais me incomoda é que não consigo entender como implementar uma função que inverta uma lista circular, fazendo com que, por exemplo:

Ela passe de 1-2-3-4-5 para 5-4-3-2-1.

Todo material que encontrei fez a função sem ter uma "cabeça", mesmo assim tentei desenvolver o algoritmo, e ele inverte uma lista quase que por completo, com exceção do primeiro elemento.

Alguém pode me dar uma dica de como "consertar" o algoritmo para que ele faça direito sua função de inverter?

#include<bits/stdc++.h>
#define TRUE 1
#define FALSE 0
using namespace std;
struct no
{
    int dado;
    struct no *prox;
};
typedef struct
{
    struct no *inicio;
    struct no *fim;
} listaC;

void create(listaC *q)
{
    q->inicio=NULL;
    q->fim=NULL;
}

int isEmpty(listaC q)
{
    if (q.inicio==NULL)
        return (TRUE);
    else
        return (FALSE);
}

int insereinicio(listaC *q, int d)
{
    struct no *aux;
    if (q->inicio == NULL)
    {
        aux= (struct no *) malloc(sizeof(struct no));
        aux->dado = d;
        q->inicio = aux;
        q->fim = aux;
        aux->prox = q->inicio;
        return(TRUE);
    }
    aux= (struct no *) malloc(sizeof(struct no));
    aux->dado = d;
    aux->prox = q->inicio;
    q->inicio = aux;
    q->fim->prox = aux;
    return(TRUE);
}

void inverter(listaC *resp){
    no* atual = resp->inicio; 
    resp->inicio = NULL; 
    do{ 

no* corrente = atual; 
        atual = atual->prox; 
        corrente->prox = resp->inicio; 
        resp->inicio = corrente; 

}while (atual);  
} 

void imprime(listaC q)
{
    struct no *aux;
    if (!isEmpty(q))
    {
        aux = q.inicio;
        if (aux != q.fim)
        {
            do
            {
                printf("%d->%d ", aux->dado,aux->prox->dado);

aux = aux->prox;
            }
            while (aux != q.inicio);
        }
        else
            printf("%d->NULL ", aux->dado);
    }
    else
        cout<<"Lista vazia..."<<endl;

}

int main()
{
    int x,q,res=0;
    listaC L;
    create(&L);
  	insereinicio(&L,1);
	insereinicio(&L,2);
	insereinicio(&L,3);
	insereinicio(&L,4);
	insereinicio(&L,5);
		cout<<"Antes de inverter: \n";
	imprime(L);
    inverter(&L);
		cout<<"\nDepois de inverter: \n";
	imprime(L);	
 	return 0;
}

Desde já, obrigado.

Postado
    resp->inicio= NULL; 
    while (atual) { 

no* corrente = atual; 
        atual = atual->prox; 
        resp->inicio = corrente; 

} 
    swap(resp->inicio,resp->fim);
} 

Consegui saciar o que pedia no exercício, não sei se é o jeito certo, mas foi! Então vim compartilhar a solução. Se você que está lendo conhecer outra maneira, por favor, pode dizer.

Postado

Olá

listas circulares em especial quando tem uma capacidade limitada --- buffers circulares comuns em áudio/vídeo/transmissão --- são uma estrutura curiosa, em especial quando tem iteradores e a estrutura ainda não está cheia.

Mas no caso de uma lista encadeada circular talvez seja mais simples ter ao inserir já dois ponteiros e um indicador marcando qual o sentido atual, e uma disciplina marcando se uma operação de inserção ocorre no fim ou no começo, que vai ser o mesmo lugar: um novo elemento será o primeiro ou o último --- como em pilhas FIFO/LIFO --- e o resto. E o sentido inicial seria um prâmetro agregado à estrutura, como a capacidade e o tamanho

O resto da implementação seguiria igual, eu acho,escrevendo sem pensar muito :) 

adicionado 8 minutos depois

🤔 Então tem uma necessidade objetiva de inverter uma lista encadeada apenas, e não está de fato usando uma lista circular? 

Nesse caso basta adaptar a função que lista imprime*(). Como não tem ponteiros para o outro lado ao passar para cada terceiro nó pode inverter os ponteiros dos dois anteriores porque não há outro vínculo exceto o único ponteiro mesmo. O início da lista vai ao final apontar claro para NULL, e ao encontrar o fim da lista original esse será o novo início...

Pode testar com a técnica que se usa para classificar listas por vários critérios quando a estrutura é muito grande: cria uma nova lista sem estrutura, apontando apenas para os nós da lista original, e assim pode conferir o resultado sem risco porque se zoar os ponteiros antes de testar tudo já era: deve perder tudo.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, arfneto disse:

Olá

listas circulares em especial quando tem uma capacidade limitada --- buffers circulares comuns em áudio/vídeo/transmissão --- são uma estrutura curiosa, em especial quando tem iteradores e a estrutura ainda não está cheia.

Mas no caso de uma lista encadeada circular talvez seja mais simples ter ao inserir já dois ponteiros e um indicador marcando qual o sentido atual, e uma disciplina marcando se uma operação de inserção ocorre no fim ou no começo, que vai ser o mesmo lugar: um novo elemento será o primeiro ou o último --- como em pilhas FIFO/LIFO --- e o resto. E o sentido inicial seria um prâmetro agregado à estrutura, como a capacidade e o tamanho

O resto da implementação seguiria igual, eu acho,escrevendo sem pensar muito :) 

Eu tenho as funções de inserir no fim e no começo, ainda não sei como definir a direção, mas vou ter que descobrir háháhá ( :( ) o próximo exercício pede que eu simule duas engrenagens com listas circulares duplamente encadeadas e gire elas, uma no sentido horário e outro no anti-horário até que o inicio de ambas se encontrem em um ponto kkk

Postado
4 minutos atrás, Aleffeels disse:

Eu tenho as funções de inserir no fim e no começo, ainda não sei como definir a direção, mas vou ter que descobrir háháhá ( :( ) o próximo exercício pede que eu simule duas engrenagens com listas circulares duplamente encadeadas e gire elas, uma no sentido horário e outro no anti-horário até que o inicio de ambas se encontrem em um ponto kkk

Essa é uma situação folclórica mas um pouco simplificada porque as duas listas que serão abstração das engrenagens então já devem ser criadas com tamanho fixo e completas, e com talvez um único dado que seria o número do dente. :D divertido isso

Postado
2 minutos atrás, arfneto disse:

Essa é uma situação folclórica mas um pouco simplificada porque as duas listas que serão abstração das engrenagens então já devem ser criadas com tamanho fixo e completas, e com talvez um único dado que seria o número do dente. :D divertido isso

Isso mesmo! E as duas são obrigatoriamente de tamanhos diferentes pra ficar mais legal. Meu professor é um crânio!

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Aleffeels disse:

resp->inicio= NULL; 
    while (atual) { 

no* corrente = atual; 
        atual = atual->prox; 
        resp->inicio = corrente; 

} 
    swap(resp->inicio,resp->fim);
} 

Consegui saciar o que pedia no exercício, não sei se é o jeito certo, mas foi! Então vim compartilhar a solução. Se você que está lendo conhecer outra maneira, por favor, pode dizer. 

Já foi dito que início e fim são os mesmos.

Logo não tem null. (😕 confuso?)

Essa função se circular teria loop infinito.

Nos artigos em algum lugar foi mencionado que o termo circular descreve o comportamento do tipo. Em resumo a menor lista circular tem 1 nó (um ponto inicial que também é o final).

O teste para continuar é se atual é diferente de início.

• Curtir 1
Postado
35 minutos atrás, Mauro Britivaldo disse:

Já foi dito que início e fim são os mesmos.

Logo não tem null. (😕 confuso?)

Essa função se circular teria loop infinito.

Nos artigos em algum lugar foi mencionado que o termo circular descreve o comportamento do tipo. Em resumo a menor lista circular tem 1 nó (um ponto inicial que também é o final).

O teste para continuar é se atual é diferente de início

Sim. Exatamente como descreveu.

Por definição uma lista circular é assim, circular, e o processamento segue infinitamente. Não tem um NULL exceto para o momento em que a lista está vazia.

A menor lista circular tem um nó, que é o caso de qualquer lista.

A gente usa muito isso em processos em que a prioridade é do lado do atendimento, então você tem uma fila em que você não recusa ninguém, atende o primeiro e eventualmente descarta o mais antigo quando atinge uma certa capacidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!