Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tava pensando em overclockar meu Ryzen e gostaria de algumas dicas sobre tensão e etc

meu setup é 

Ryzen 7 2700 (3.2 Stock - 4.1 Max)

placa-mãe Biostar B350GTX ( possui dissipador no vrm)

2x 8GB Team Group Vulkan 2666mhz

placa de vídeo RX 580 Xfx Gts 8GB

CX 500 

Postado

@ryoma5x vou resumir algo que já respondi em outro tópico.

a320 indicado para processadores de 4 núcleos.

b350/b450 para os de até 6 núcleos.

x370/x470 indicado para os de 8 núcleos e para overcloker.

x570 indicado para os ryzen 9.

Seu ryzen 7 de 8 núcleos está exigindo o máximo de sua placa-mãe, talvez até não esteja alcançando aí a frequência máximo do turbo em todos os núcleos.

Mas... Tem um overcloker que dá para fazer... Alterando o IF, alterando o VSOC (tensão do controlador de memória), para aumentar a frequência das memórias muitas vezes é preciso aumentar o VSOC do processador ao mesmo tempo que aumenta a tensão e frequência das memórias. O ideal é não passar de 1,1V no VSOC, mas tem gente que já passou, sugiro abrir outro tópico em overcloker de memória, pois sua placa-mãe não suporta overcloker nos núcleos.

Observe: eu não tenho ryzen, o que falei é pelo o que andei lendo e aprendendo, mas não pratiquei.

Postado
3 horas atrás, Henrique PP disse:

O ideal é não passar de 1,1V no VSOC, mas tem gente que já passou

1.1 V de SoC é quase que o mínimo pra brincar com OC de RAM. Quando eu coloco minha RAM em 3000 MHz (frequência de fábrica) a placa-mãe automaticamente seta pra 1.15, com offset em stress vai 1.16. O máximo seguro seria ~1.2, a dificuldade é saber até que ponto a tensão corresponde ao mostrado. Eu tentaria limitar a 1.18 ou 1.19 por precaução. Aqui eu dou um overide na tensão SoC e coloco em 1.0125, com offset vai a 1.024 em estresse.

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 23/11/2019 às 13:04, ryoma5x disse:

Olá pessoal, tava pensando em overclockar meu Ryzen e gostaria de algumas dicas sobre tensão e etc

meu setup é 

Ryzen 7 2700 (3.2 Stock - 4.1 Max)

placa-mãe Biostar B350GTX ( possui dissipador no vrm)

2x 8GB Team Group Vulkan 2666mhz

placa de vídeo RX 580 Xfx Gts 8GB

CX 500 

você conseguiu funcionar o led do cooler do processador nessa placa? foi nela mesma ou tem outro esquema?

adicionado 9 minutos depois

você conseguiu funcionar o led do cooler do processador nessa placa? foi nela mesma ou tem outro esquema?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!