Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal estou iniciando em c e tenho algumas duvidas em relação a um exercício ... Minha dúvida é como eu poderia ordenar esses contatos em ordem alfabetica e inserilos depois na ordem correta

Fazer um programa em C que implemente uma lista de endereços ordenada de forma crescente. O
programa deverá exibir o seguinte menu:
1-) Cadastrar novo contato
2-) Exibir todos os contatos
3-) Sair
Os dados do programa deverão ser armazenado em um arquivo e recuperados sempre que houver
uma nova execução. Os dados que deverão ser armazenados devem seguir a seguinte estrutura:
typedef struct cont{
char nome[100];
char endereco[200];
int idade;
}contato;
Uma proposta de algoritmo é representado a seguir:
Imagine que o usuário queira inserir um registro com nome inciado a com a letra B.
1-) Encontrar posição de inserção
A C D E F G H

⬆️

2-) Inserir o registro e descolocar os demais registros para a direita.
A B C D E F G H

--------------->

CUIDADO na inserção do primeiro registro no arquivo que segue uma lógica diferente.

• Curtir 1
Postado

@Alberto Guedes      para ordenar string você pode usar o comando strcmp , que se na comparação for menor que zero é por que a primeira letra da string vem antes da outra  string , e as demais letras não dá para comparar com essa função , aí você poderia comparar cada caractere da string um a um até o final da string '\0' ,   e trabalhar com arquivo é muito complicado , então seria melhor no início do programa pegar os dados do arquivo e coloca-los na struct , assim durante o programa você insere , modifica e ordena os dados na struct , e na hora que for sair do programa você grava tudo no arquivo novamente e fecha o arquivo com fclose  e termina o programa ,  e você não disse se vai precisar abrir esse arquivo para ler ele com o bloco de notas , por exemplo ,  pois nesse caso precisaria gravar usando o comando fprintf , mas se não for abrir ele para ler em nenhum outro programa , então seria melhor usar o comando fwrite para gravar no arquivo , que nesse caso seria do tipo binário , mais fácil de ler , pois aí você usaria o comando fread que pega todos os dados de cada bloco da struct de uma vez , então se você puder poste aqui o código que você já tenha feito , para vermos como está e em que podemos ajudar   .

Postado

@devair1010 Me ajude a ciar um programa não estou conseguindo começar 

Controle de Estacionamento que deve conter:

: Uma tabela de tarifação com um determinado valor para a primeira 
hora e outro valor para as demais horas. Sextas, sábados, 
domingos e feriados o preço deve aumentar 30 %.
 Alterações de valor devem restritas ao administrador e seguras por 
senha.
 Deve prever 2 usuários: administrador e operador.
. Quando o cliente entrar no estacionamento, o sistema deverá 
emitir um recibo com a data e a hora de entrada e a placa do 
veículo. 
. Calcular o troco em função do valor recebido, e se o pagamento foi 
em dinheiro ou cartão.
. Deve indicar se o veículo é carro, moto ou caminhão.
. Da mesma forma, quando o cliente retirar o veículo do 
estacionamento, o sistema deverá emitir um recibo com a data e a 
hora de entrada, a data e a hora de saída, a placa do carro e o 
valor a ser pago.

O sistema deverá informar quando o estacionamento estiver cheio 
e não aceitar mais veículos até que uma vaga seja liberada.
 Deverá também fazer a gestão do caixa, isto é, informar no 
fechamento do caixa todas as movimentações do dia e o saldo do 
fechamento.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!