Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que limita a fonte num over?


Terrificus

Posts recomendados

Estou com essa dúvida a alguns anos, tentei pesquisar mas não achei nada a respeito.

Porque as fontes, especialmente as genéricas não aguentam overs pesados? O que eu sei é que o consumo em Watts aumenta num over, certo? Seria este o único limitador para a fonte: potência?

Desculpa aí mas sou meio leigo em eletrônica :P .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a falta de capacidade da fonte em sustentar as voltagens e a falta de potencia da mesma. O overclock exagerado do processador faz com q ele consuma uma energia muito maior do q ele deveria consumir . Um athlon xp 3200 em stock chega a consumir 70watts , pra você ver como processador consome bastante energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A informação estaria discutida em vários tópicos sobre fontes, OC, etc.

O que ocorre na falha após over é que a fonte pode não suportar o "esforço"! Isto, pensando somente no problema de alimentação. Pois existem falhas devido ao processador, memórias, chipset, etc

Seria falta de potência? Sim e não. Uma fonte é projetada para fornecer certa potência em cada linha de tensão. 12V, 5V e 3.3V. São as principais.

Matematicamente, se a linha de 12V suporta 150W e no over essa solicitação supera esse valor, é provável que haverá falha no funcionamento, mesmo que nas outras linhas, a potência esteja abaixo da capacidade nominal. Portanto, potência total não é tudo, a distribuição adequada dessa potência é que deverá ser respeitada e mantida dentro do estabelecido para cada linha. Qual quer uma que extrapolar, levará o PC a sucumbir, mesmo que a potência total não tenha sido ultrapassada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas explicações, desculpa se estou perguntando uma coisa que já foi discutida anteriormente, mas tentei utilizar o sistema de busca do fórum e não achei nada, procurar este tipo de coisa com palavra chave é difícil.

Ah, outra dúvida, mais específica, tenho uma Maxxtro 550W, uma a7n8x-x, comprei memos novas, só falta o mobile :devil: Tô querendo colocar um over pesado nele, quando eu digo pesado é pesado mesmo. Algo como 240 x 11 num mobile 2400+ 35w. Eu vi num tópico aqui do fórum, que um bios mod consegue fazer a a7n8x-x atingir tal fsb :ahh: . Também vou fazer meu Water cooler.

Vamos ao que interessa: A Maxxtro aguentaria um over desses? Ela é bem recomendada, mas é uma fonte intermediária a meu ver, será que ela aguenta tudo isso? :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez aguente, talvez não aguente, ningúem vai te garantir isso, e quem o fizer, está chutando alto, mas como o overclock é o funcionamento do teu equipamento fora dos padrões especificados pelos fabricantes de processador há sempre o risco de não só a fonte, como tbém processador, placa-mãe e outras coisas sejam danificadas. O overclock é uma operação de risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez aguente, talvez não aguente, ningúem vai te garantir isso, e quem o fizer, está chutando alto, mas como o overclock é o funcionamento do teu equipamento fora dos padrões especificados pelos fabricantes de processador há sempre o risco de não só a fonte, como tbém processador, placa-mãe e outras coisas sejam danificadas. O overclock é uma operação de risco.

Eu sei, mas não tem problema, semana que vem eu já vou começar a fazer um waterblock pro cpu, outro pro chipset, comprar um dissipador pras memos... :rolleyes: temperatura não vai ser problema, só não posso me empolgar demais e exagerar no overvolt :devil: .

Mas será que alguém que tenha essa fonte poderia me dizer se conseguiu alguma marca parecida? Ou conseguiu queimá-la em algum over?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!