Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Eu tenho um setup bem básico no momento, mas eu queria apenas melhorar o meu processador nesse momento.

placa-mãe: N68-GS4 FX R2.0

Processador: AMD Athlon II X2 250 3GHz

RAM: 1 pente de 8GB 1833MHz + 1 de 4GB 1833MHz

GPU: GT610 1GB DDR3

Eu queria saber se um FX4100 ou um FX4300 cairia bem no meu computador, eu não sou tão exigente com jogos...

Obrigado!

Postado

@andytxr processadores FX não têm uma compatibilidade muito boa com essa placa-mãe. Há muitos relatos de problemas de desempenho.

Recomendo pegar um Phenom II X4 945 no Aliexpress.

Sugiro também pegar uma GTX 750 ti usada, também no Aliexpress, se pretende ter um melhor desempenho em jogos.

Postado

Eu pretendia já comprar um Phenom, o que me preocupava é o TDP deles por isso naquele momento tinha optado pelo FX-4100 e posteriormente pelo FX-4300.

A GTX750Ti já é um dos meus planos comprá-la já que o único jogo mais pesado que rodo é o Overwatch que é muito bem polido e roda a incríveis 25 FPS constantes no meu computador.

Enfim, obrigado pela dica eu vou dar uma olhada melhor no Phenom...

Postado

Tome bastante cuidado ao comprar da china(Aliexpress e outros) neste final de ano, pois além existir a possibilidade de atrasar bastante é bem provável que você seja taxado. Se possível espere até Janeiro ou até as coisas normalizarem. Final de ano sempre é assim, todos querem comprar e a RF aproveita.

Reiterando o que o colega disse já pude por a mão em duas dessas placas mãe igual a sua pois eram de amigos meus.

Dentre os problemas apresentados ao colocar processadores FX nessas placas mães posso citar rapiadamente, Telas azuis sem explicação, crash em alguns jogos e diversos outros problemas. Vou dar um "quote" no que um outro colega do forum disse a algum tempo atrás:

Citação

Essa placa-mãe é uma bomba para os processadores FX. Foi desenvolvida para os Athlon II e Phenom II, e a AMD achou que seria legal fazer uma gambiarra via BIOS para os FX funcionarem, pois assim poderia vender mais processadores para quem quisesse fazer upgrade. Acontece que o circuito regulador de tensão desse tipo de placa não foi desenvolvido com os FX em mente. Ele literalmente frita. Essa placa-mãe é completamente inadequada para o FX 8350 e é impossível usá-lo sem ter problemas aí. Mesmo para os processadores FX compatíveis com ela (FX 4100, FX 4150 e FX 4300) o resultado é muito ruim.

Eu no seu lugar faria poderia fazer 3 coisas:

Comprar outra placa-mãe própria pra FX e continuar na plataforma(Não recomendado)

Comprar o melhor processador pra sua placa-mãe atual(Não ideal)

Trocar de plataforma(Perfeito)

Escolha uma das opções mas não esqueça de olhar pra carteira/necessidade.

Postado
4 minutos atrás, Fr4nk disse:

Tome bastante cuidado ao comprar da china(Aliexpress e outros) neste final de ano, pois além existir a possibilidade de atrasar bastante é bem provável que você seja taxado. Se possível espere até Janeiro ou até as coisas normalizarem. Final de ano sempre é assim, todos querem comprar e a RF aproveita.

Reiterando o que o colega disse já pude por a mão em duas dessas placas mãe igual a sua pois eram de amigos meus.

Dentre os problemas apresentados ao colocar processadores FX nessas placas mães posso citar rapiadamente, Telas azuis sem explicação, crash em alguns jogos e diversos outros problemas. Vou dar um "quote" no que um outro colega do forum disse a algum tempo atrás:

Eu no seu lugar faria poderia fazer 3 coisas:

Comprar outra placa-mãe própria pra FX e continuar na plataforma(Não recomendado)

Comprar o melhor processador pra sua placa-mãe atual(Não ideal)

Trocar de plataforma(Perfeito)

Escolha uma das opções mas não esqueça de olhar pra carteira/necessidade.

Eu adoraria trocar para AM4, porém isso provavelmente só vai acontecer em 2021~2022 e eu preciso melhorar a capacidade de processamento do computador por conta de programas da escola como Visual Studio que é um "Deus nos acuda" para abrir, além de que o processador atual dá gargalo com a GT610 quando jogo Overwatch e o mais engraçado é que quando jogo Cities Skylines ele não passa de 40% de uso (eu realmente não entendo).

A alternativa que o meu pai me deu foi trocar o processador no momento e seguindo a indicação do @rodrigops vou trocar para o Phenom II X4 945.

Postado
29 minutos atrás, andytxr disse:

Eu adoraria trocar para AM4, porém isso provavelmente só vai acontecer em 2021~2022 e eu preciso melhorar a capacidade de processamento do computador por conta de programas da escola como Visual Studio que é um "Deus nos acuda" para abrir, além de que o processador atual dá gargalo com a GT610 quando jogo Overwatch e o mais engraçado é que quando jogo Cities Skylines ele não passa de 40% de uso (eu realmente não entendo).

A alternativa que o meu pai me deu foi trocar o processador no momento e seguindo a indicação do @rodrigops vou trocar para o Phenom II X4 945.

De qualquer forma não estará saindo muito do que eu disse comprando um processador mediano pra sua placa-mãe. Talvez seja até melhor ir com um CPU mediano, já que a placa-mãe é meio "sensivel demais" a processadores com TDP alto. O ganho de performance será notável, porém não espere milagres pois o Phenom II X4 945 trabalhará no limite da placa de vídeo o que perfeitamente normal e aceitável. Boa sorte com as compras.

Postado
2 minutos atrás, Fr4nk disse:

De qualquer forma não estará saindo muito do que eu disse comprando um processador mediano pra sua placa-mãe. Talvez seja até melhor ir com um CPU mediano, já que a placa-mãe é meio "sensivel demais" a processadores com TDP alto. O ganho de performance será notável, porém não espere milagres pois o Phenom II X4 945 trabalhará no limite da placa de vídeo o que perfeitamente normal e aceitável. Boa sorte com as compras.

Valeu pela ajuda cara! 

Se eu tivesse caído no conselho de uns amigos meus provavelmente eu teria comprado o FX 4100/4300

Postado

Oi, tô aqui de novo pra saber sobre esse upgrade,

Eu tenho memórias de 1866MHz o que aconteceria se eu usasse esse processador com limite até 1333MHz?

Postado
12 horas atrás, andytxr disse:

Eu tenho memórias de 1866MHz o que aconteceria se eu usasse esse processador com limite até 1333MHz?

@andytxr A placa-mãe suporta memórias de 1866MHz, provavelmente quando utilizado os processadores FX porém considero este suporte um ponto positivo já que há bastante chance das memórias trabalharem no limite do processador a 1333MHz.

Mas me responde aqui, o seu computador atual está rodando com essas memórias de 1866Mhz? Se sim então não tem o que se preocupar. Pois a duvida aqui não é nem se o processador suporta, mas a placa-mãe em si. Então seguindo a lógica se você já usa as memórias o outro processador que você vai comprar não deve ter demais problemas pra reconhecer.

Se a dúvida permanece, abra um tópico no área de memórias do forum e com certeza lhe reponderão com mais precisão.

Postado
11 horas atrás, Fr4nk disse:

@andytxr A placa-mãe suporta memórias de 1866MHz, provavelmente quando utilizado os processadores FX porém considero este suporte um ponto positivo já que há bastante chance das memórias trabalharem no limite do processador a 1333MHz.

Mas me responde aqui, o seu computador atual está rodando com essas memórias de 1866Mhz? Se sim então não tem o que se preocupar. Pois a duvida aqui não é nem se o processador suporta, mas a placa-mãe em si. Então seguindo a lógica se você já usa as memórias o outro processador que você vai comprar não deve ter demais problemas pra reconhecer.

Se a dúvida permanece, abra um tópico no área de memórias do forum e com certeza lhe reponderão com mais precisão.

Bom, no site diz que a Placa-Mãe suporta, eu escrevi errado no post a de 8GB roda à 1066MHz e a de 4GB já chegou só falta por mas o clock é 1833MHz mesmo, por isso já considerei ela já no setup.

Postado
9 horas atrás, andytxr disse:

Bom, no site diz que a Placa-Mãe suporta, eu escrevi errado no post a de 8GB roda à 1066MHz e a de 4GB já chegou só falta por mas o clock é 1833MHz mesmo, por isso já considerei ela já no setup.

Hm... Entendo. A memória mais rápida trabalhará na velocidade da mais lenta. Sendo assim a nova memória que você comprou de 1833Mhz trabalhará na velocidade de 1066Mhz também.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!