Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sincronização e Dual Channel


Posts recomendados

Boa tarde galera,
Atualmente possuo um kit de 2x4GB DDR3 CL11 da Kingston atualmente, mas 8GB de memória ta meio *****, por isso estou pensando em comprar mais um kit de 2x4GB CL11 porém eu vi que ta praticamente o mesmo preço pegar um kit de 2x8GB CL11. minha duvida é: vale a pena no caso pegar o de 2x8GB? .

Eu dei uma pesquisada e ninguém entra direito em consenso sobre usar ou não tamanhos diferentes, porém falaram algo sobre "sincronização de dual channel", então se eu utilizar memórias de marca igual latência igual e frequência porém com tamanhos diferentes (um kit de 2x4gb e um de 2x8gb) cada um em dual channel vai dar problema de dessincronização? e o quanto isso afeta a performance?
minha placa-mãe é a H97M-Gaming 3 e utiliza DDR3 1600mhz com capacidade de até 32GB.
OBS: a marca de todas são a mesma (kingston).

OBS: eu sei que mais que 16gb é overkill porém disseram isso quando eu comprei o PC e queria mais que  8GB então talvez compense prevenir até porque eu abuso bastante do PC.

Memória ram atual:

image.png.23e6a7b1fa65add62449531ae22b6c6d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte, os canais trabalham em pares, ou seja, se você possuí 4 Slots vão ser 2 pares de 2 que vai funcionar.

Portanto, se você utilizar 2x4 GB em um canal e 2X8 GB no outro canal, não vai ter problema algum, inclusive, se forem memórias diferentes mas pares iguais entre sí e colocados no mesmo canal, a maquina automaticamente adapta para o funcionamento de todas, tipo, se tu comprar 2x4 GB CL16 2666MHz e 2x8 GB CL11 1666MHz, desde que as semelhantes fiquem nos Slots pares, seu computador automaticamente trabalhará com um dos canais na frequência de 2666MHz (Se não for limitado pelo CPU ou placa-mãe) e o outro em 1666MHz.

A "sincronia" é feita automaticamente pela máquina, só colocar as memórias semelhantes no mesmo par de Slots.

Qualquer dúvida ou algo que não ficou claro, pode me perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que entendi @Leonardo Peres

Em relação a performance, você disse que a maquina "adapta", neste caso então eu terei percas ao utilizar pares de memórias diferentes (igual meu caso de 2x4GB 1600mhz e 2x8GB 1600mhz ambos CL11) ao invés de utilizar pares de memórias iguais? ou isso é só ocorre quando há latências e frequências diferentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guilherme0 Sim, terá percas.

Como uma memória de 1600MHz não consegue atingir o clock de uma de 2666MHz por exemplo, o próprio PC abaixa o clock da de 2666MHz para 1600MHz, ou seja, você está "jogando fora" desempenho. Já no caso do Clock Latency (CL), os canais podem trabalhar com CL's diferentes, desde que o par de cada canal seja o mesmo CL, caso contrário, aplica-se à mesma regra do Clock.

Vale lembrar também, procure o modelo do seu processador no site da intel e veja até qual frequência de memória RAM ele aceita, para não fazer o caso de jogar esse desempenho fora. Muitas vezes alguns processadores limitam até 16GB, outros até 32GB, outros até 128GB e assim vai, o certo é ver.

Se me passar o modelo dele, eu vejo pra tu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Peres Meu processador é o I5 4690, dei uma pesquisada e os dados são os seguintes:

image.png.3ceeec6f642b2c09a5560e17b0520cec.png

Também gostaria de tirar essa ultima duvida, você disse que no caso de latência e frequência diferente a maquina tenta adaptar, porém no caso da que eu vou comprar a frequência/latência/marca são as mesmas, só difere o tamanho (que é 8GB cada uma), neste caso também haverá queda de performance? e caso haja, esta queda é notável o suficiente para não valer a pena gastar mais 60~80 reais por duas memórias de 8gb ao invés de duas memórias de 4gb?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/12/2019 às 14:34, Leonardo Peres disse:

É o seguinte, os canais trabalham em pares, ou seja, se você possuí 4 Slots vão ser 2 pares de 2 que vai funcionar.

Portanto, se você utilizar 2x4 GB em um canal e 2X8 GB no outro canal, não vai ter problema algum, inclusive, se forem memórias diferentes mas pares iguais entre sí e colocados no mesmo canal, a maquina automaticamente adapta para o funcionamento de todas, tipo, se tu comprar 2x4 GB CL16 2666MHz e 2x8 GB CL11 1666MHz, desde que as semelhantes fiquem nos Slots pares, seu computador automaticamente trabalhará com um dos canais na frequência de 2666MHz (Se não for limitado pelo CPU ou placa-mãe) e o outro em 1666MHz.

A "sincronia" é feita automaticamente pela máquina, só colocar as memórias semelhantes no mesmo par de Slots.

Qualquer dúvida ou algo que não ficou claro, pode me perguntar.

Não, os pares são pela cor dos slots. No manual da placa-mãe diz para tentar usar memórias semelhantes nos slots de cores iguais. Assim, o canal A vai receber um pente de 4 e outro pente de 8 GB, e o canal B idem, com os pentes de mesma capacidade nos slots de mesma cor, ficando assim 12GB por canal. Trecho retirado do manual em inglês: "When enabling Dual Channel mode with two or four memory modules, it is recommended that memory of the same capacity, brand, speed, and chips be used and installed in the same colored DDR3 sockets."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!