Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A respeito do backup e restauração do Windows 10


Posts recomendados

To pensando em comprar um SSD pra instalar o Windows 10 e tô com algumas dúvidas a respeito do backup pelo Windows que vou fazer do sistema, pois nunca fiz uma restauração antes.
 

- Ele só pega arquivos de mídia ou vai instalar os programas que já tenho, como por exemplo o Photoshop?
- Esses programas virão com as preferências configuradas neles ou não? Virão "default" e preciso configurar de novo?
- Instalando o sistema no SSD e usando o HD só pra manter arquivos, se eu restaurar o backup completo pro HD, não corre risco de dar dual boot colocando o Windows no HD de volta, ou o backup só vai transferir arquivos/programas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aesion Primeiramente, você vai querer um SSD de quantas GB? 

 

-Os arquivos que terão nele é você quem vai decidir, na hora de baixar qualquer arquivo/jogo/pasta ou o que sejá pela net, sempre vai ser perguntado onde você quer instalar, o recomendado é deixar coisas mais pesadas e bruscas no HD, e arquivos mais importantes no SSD

-Como respondi anteriormente, você escolhe onde os arquivos vão ser baixados

-O Boot só vai acontecer ou pelo SSD ou pelo HD, você escolhe através da BIOS

 

Me responde uma coisa:

-Você se importaria em perder os arquivos no pc ou prefere manter eles salvos? 

 

 

adicionado 6 minutos depois

No meu caso, tenho SSD e HD, e na maioria das pessoas que tem SSD e HD assim como eu, fazem o seguinte: SO fica no SSD, launchers, google chrome, aplicativos leves, como Netflix, Steam, Origin, Riot client, Spotify, Discord, etc, ficam todos no SSD, aí dando um exemplo de jogo, já que não sei qual finalidade você tem com o seu pc, na Steam, eu deixo ele baixado no ssd, porque é leve, e os jogos que baixo na steam eu deixo no HD, pois na hora de baixar qualquer jogo é perguntado: "onde você deseja baixar esse jogo", aí eu criei uma pasta chamada: steam games, e todos os jogos da steam deixo ali. Dê uma olhada na foto.

SSD.png

HD.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Carlos Eduardo Lugokenski disse:

@Aesion Primeiramente, você vai querer um SSD de quantas GB? 

 

-Os arquivos que terão nele é você quem vai decidir, na hora de baixar qualquer arquivo/jogo/pasta ou o que sejá pela net, sempre vai ser perguntado onde você quer instalar, o recomendado é deixar coisas mais pesadas e bruscas no HD, e arquivos mais importantes no SSD

-Como respondi anteriormente, você escolhe onde os arquivos vão ser baixados

-O Boot só vai acontecer ou pelo SSD ou pelo HD, você escolhe através da BIOS

 

Me responde uma coisa:

-Você se importaria em perder os arquivos no pc ou prefere manter eles salvos? 

 

 

adicionado 6 minutos depois

No meu caso, tenho SSD e HD, e na maioria das pessoas que tem SSD e HD assim como eu, fazem o seguinte: SO fica no SSD, launchers, google chrome, aplicativos leves, como Netflix, Steam, Origin, Riot client, Spotify, Discord, etc, ficam todos no SSD, aí dando um exemplo de jogo, já que não sei qual finalidade você tem com o seu pc, na Steam, eu deixo ele baixado no ssd, porque é leve, e os jogos que baixo na steam eu deixo no HD, pois na hora de baixar qualquer jogo é perguntado: "onde você deseja baixar esse jogo", aí eu criei uma pasta chamada: steam games, e todos os jogos da steam deixo ali. Dê uma olhada na foto.

SSD.png

HD.png

Comprarei um SSD de 240GB com a finalidade principal de colocar o Windows 10 mesmo, enquanto o resto não veria problema de alocar no HD
Eu adoraria poder simplesmente manter os dados no HD e transferir o SO para o SSD, mas os métodos que vi envolvem clonagem e aparentemente passam tudo, não só o SO, por isso que considerei fazer clean e criar um backup com tudo no HD pra colocar de volta depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aesion Recomendo fazer o seguinte então: passe todos os arquivos que você queira para um USB ou HD externo, depois disso, pegue um USB de 8GB, e baixe um arquivo ISO nele (https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10) siga o passo a passo, é bem fácil, aí seleciona a opção para baixar arquivo ISO em um USB ou pendrive, demora um pouco essa operação, mas pode continuar mexendo normalmente, não vai fazer nada no seu pc, só o seu USB que vai se tornar Bootável, ou seja, você vai conseguir iniciar o windows do ZERO através do USB, depois disso recomendo assistir esses vídeos na ordem de cima para baixo. (levando em questão que você já tem um USB bootável seguindo o que eu falei ali em cima) 

 

 

 

adicionado 2 minutos depois

Como você ainda nem comprou o SSD, recomendo já ir atrás de um USB de 8gb e tornar ele bootável, depois disso, quando chegar o SSD, aí você assiste os vídeos e realiza, alias, pode assistir agora e se ter alguma dúvida só chamar xD

 

Quando ao USB de backup, é só você arrastar para uma pasta, no computador, que você queira depois de realizar todo o processo. Backup simples mas efetivo xD

adicionado 5 minutos depois

Nesse método que eu passei, você basicamente vai excluir TUDO que tem no HD, e o SSD vai vir novo, então você terá um sistema do ZERO, e depois de fazer tudo, você baixa os driver do seu pc, baixa os programas que quer, da forma que expliquei lá em cima e arrasta os arquivos que você tinha antes

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Eduardo Lugokenski Perfeito!
Meu único problema então seria mais os programas que uso, nem tanto os arquivos de mídia pois os possuo em nuvem

Por exemplo Photoshop, jogos da steam, etc

Eu teria que reinstalar um por um? Ou, se pelo backup do Windows eles viessem (não sei se vêm de fato), eles viriam com as preferências que coloquei (como por exemplo pincéis que predefini no Photoshop que não vêm por padrão)?

44 minutos atrás, Carlos Eduardo Lugokenski disse:

@Aesion Primeiramente, você vai querer um SSD de quantas GB? 

 

-Os arquivos que terão nele é você quem vai decidir, na hora de baixar qualquer arquivo/jogo/pasta ou o que sejá pela net, sempre vai ser perguntado onde você quer instalar, o recomendado é deixar coisas mais pesadas e bruscas no HD, e arquivos mais importantes no SSD

-Como respondi anteriormente, você escolhe onde os arquivos vão ser baixados

-O Boot só vai acontecer ou pelo SSD ou pelo HD, você escolhe através da BIOS

 

Me responde uma coisa:

-Você se importaria em perder os arquivos no pc ou prefere manter eles salvos? 

 

 

adicionado 6 minutos depois

No meu caso, tenho SSD e HD, e na maioria das pessoas que tem SSD e HD assim como eu, fazem o seguinte: SO fica no SSD, launchers, google chrome, aplicativos leves, como Netflix, Steam, Origin, Riot client, Spotify, Discord, etc, ficam todos no SSD, aí dando um exemplo de jogo, já que não sei qual finalidade você tem com o seu pc, na Steam, eu deixo ele baixado no ssd, porque é leve, e os jogos que baixo na steam eu deixo no HD, pois na hora de baixar qualquer jogo é perguntado: "onde você deseja baixar esse jogo", aí eu criei uma pasta chamada: steam games, e todos os jogos da steam deixo ali. Dê uma olhada na foto.

SSD.png

HD.png

Comprarei um SSD de 240GB com a finalidade principal de colocar o Windows 10 mesmo, enquanto o resto não veria problema de alocar no HD
Eu adoraria poder simplesmente manter os dados no HD e transferir o SO para o SSD, mas os métodos que vi envolvem clonagem e aparentemente passam tudo, não só o SO, por isso que considerei fazer clean e criar um backup com tudo no HD pra colocar de volta depois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!