Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, queria a opinião de vocês sobre essa configuração, se me atenderia bem para usar photoshop, illustrator e premiere.

placa-mãe Gigabyte H310M S2H, Chipset H310 Intel LGA 1151 mATX DDR4

Processador Intel Core i5 9400F 2.90GHz (4.10GHz Turbo), 9ª Geração, 6-Core 6-Thread, LGA 1151

Memória DDR4 Kingston HyperX Fury 8GB 2666MHz Black

Placa de Vídeo Asus GeForce GTX 1660 Dual EVO 6GB GDDR5 192Bit

HD Seagate Barracuda 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

SSD SanDisk Plus, 120GB Sata III Leitura 530MBs e Gravação 400MBs

Fonte Deepcool DA500, 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Tudo deu R$4.383,20, é o valor limite que cabe em  meu orçamento.

Postado

A princípio está bom, mas você deve ter em mente que você está meio que no limite:

1) Uma fonte mais parruda trabalharia com mais folga

2) 8 GB é meio que o mínimo para edição de vídeo, considere 16 GB

3) O SSD de 120 GB pode aguentar o SO e aplicativos, mas você vai ter que mandar todos arquivos temporários para o Barracuda, e com isso você vai perder qualquer vantagem em utilizar SSD. A única vantagem vai ser o SO inicializar mais rápido, porque depois disso tudo vai ficar mais lento, como se não utilizasse um SSD.

Veja só, eu utilizo um SSD de 240 GB e, contando com o SWAP, ocupa 62 GB e tem 162 GB livres. Meu programa mais pesado é o Davinci Resolve, e os arquivos temporários dele e de todos outros aplicativos eu mando para um HD de trabalho (além do SSD eu utilizo 2 HDs WD de 2TB, um para storage e um para backup - o seguro morreu de velho...). Isso porque só o arquivo temporário que o Davinci gera (cacheClip) pesa 65.8 GB.

Então, se você não quiser travar, trate de pensar em um SSD de no mínimo 240GB. E se não quiser enfrentar uma série de "gaps", ficar esperando toda vez que o seu aplicativo demanda o HD, considere eliminar o HD e utilizar um SSD maior, ou ainda outro SSD, um para SO e aplicativos e um para trabalho. Se é melhor um ou dois SSD depende mais de custo do que de qualquer coisa, esses na faixa de 240 e 480 as vezes a gente encontra com preço muito bom, só não compra um inferior ao SATA III (6Gb/s) e presta muita atenção para o cabo SATA que o cara vai colocar não ser SATA II (3Gb/s), esse é um erro muito comum e quem monta acaba criando um "gargalo" por falta de atenção.

Para o caso de você entender mais de hardware: é bom notar que esse chipset H310 tem o problema de apenas suportar dois pentes de memória, mas isso é só o visível. Ele também não permite overclock de memória nem de processador, nem suporte a RAID. Ou seja, a BIOS dele é bem limitada. Uma placa com Chipset B360 pelo menos teria dois pentes por canal, então teria entrada para 4 pentes DDR4. É praticamente o único upgrade que você poderia fazer no futuro além do processador e, é claro, vídeo, exceto se você optasse por uma placa com chipset Z370.

Para o caso de você não entender mais de hardware: prefira, se possível, uma placa com suporte para 4 pentes de memória. Além da flexibilidade, significa que o chipset é melhor.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!