Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve, galera. Acompanho o fórum há algum tempo, mas nunca senti necessidade de postar nada. No entanto, recentemente comprei uma RX 590 e vi em alguns lugares que ela tem um consumo alto de energia. Me preocupei um pouco porque a minha fonte é um pouco velha e gostaria de saber se com a seguinte configuração seria recomendado eu mudar de fonte ou não:

placa-mãe: Gigabyte H270-N wifi
Processador: i5-7600k
Placa de vídeo: RX 590 (a antiga era uma r7 360)
RAM: HyperX 8GB ddr4 (pretendo colocar mais uma igual em breve)
Refrigeração: GameStorm DeepCool Maelstrom 240T (watercooler)
Aamazenamento: HD 1TB WesternDigital 7.200 RPM; SSD Lexar NS100
Fonte atual: Corsair CX 500
Fans: 2 Frontais e 1 no fundo com cerca de 10-15 cm de diâmetro (sem contar os dois no topo que são do watercooler)

Eu uso o meu PC de forma variada (estudos e jogos basicamente), mas pode-se dizer que boa parte do dia ele fica ligado (de umas 10-15h/dia as vezes), uma vez que minha namorada também o utiliza.

Fiz o cálculo no power supply calculator sem o watercooler e consegui os seguintes resultados:

Load Wattage: 409 W
Recommended UPS rating: 800 VA
Recommended PSU Wattage: 459 W

No entanto, não tinha o modelo do meu water cooler lá e apesar do consumo calculado por eles ter dado 409W, sendo uma alimentação de pelo menos 459W recomendada, o site recomenda uma fonte EVGA de 650W o.O

Com isso em mente, gostaria da opinião dos senhores no seguinte:

-É preciso trocar a fonte? Eu sei que a fonte é muito importante para a configuração como um todo, mas o que eu quero saber é se a minha corsairzinha consegue da conta do recado sem correr risco de dar uma *****.

-Se for realmente necessário trocar a fonte pra que o meu PC não corra risco de ter problemas com a corrente elétrica, qual seria a fonte ideal na concepção dos senhores?

Obrigado por ter lido até aqui e desde já pela ajuda.

Postado
5 minutos atrás, Frib 004 disse:

Se não fizer overclock sua fonte aguenta sim.Apenas lembre-se de não usar estabilizador,módulo isolador ou nobreak fajuto.

Obrigado pela atenção, mano. Nem sei como fazer overclock na minha placa nem no processador, mas vou me informar a respeito pra não fazer sem querer.

Quanto a estabilizadores etc, fico só com meu bom e velho filtro de linha :)

Postado
37 minutos atrás, jhonysimoes disse:

Fiz o cálculo no power supply calculator sem o watercooler e consegui os seguintes resultados:

Load Wattage: 409 W
Recommended UPS rating: 800 VA
Recommended PSU Wattage: 459 W

No entanto, não tinha o modelo do meu water cooler lá e apesar do consumo calculado por eles ter dado 409W, sendo uma alimentação de pelo menos 459W recomendada, o site recomenda uma fonte EVGA de 650W o.O

Ignore esses PSU Calculator, eles superestimam o uso. Na real, seu PC não deve puxar mais que uns 350W da fonte.

35 minutos atrás, jhonysimoes disse:

-É preciso trocar a fonte? Eu sei que a fonte é muito importante para a configuração como um todo, mas o que eu quero saber é se a minha corsairzinha consegue da conta do recado sem correr risco de dar uma *****.

Não precisa trocar, pode usar sua fonte até dar defeito.

17 minutos atrás, jhonysimoes disse:

Obrigado pela atenção, mano. Nem sei como fazer overclock na minha placa nem no processador, mas vou me informar a respeito pra não fazer sem querer.

Na real que você pode (e deve) fazer OC sim, você tem folga suficiente para isso.

• Obrigado 1
Postado
25 minutos atrás, Imakuni disse:

Ignore esses PSU Calculator, eles superestimam o uso. Na real, seu PC não deve puxar mais que uns 350W da fonte.

Não precisa trocar, pode usar sua fonte até dar defeito.

Na real que você pode (e deve) fazer OC sim, você tem folga suficiente para isso.

Wow, valeu mesmo, cara. Muita informação útil. Vou procurar mais sobre overclock porque sou completamente leigo a respeito, então sempre tive receio de fazer por medo de dar ruim. E mais uma vez, obrigado pela atenção, você me encorajou a procurar mais conhecimento :)

Postado

Só dando um feedback final,  acabei de instalar a placa, ta funcionando que é uma beleza, agora to indo la pra seção de overclock do fórum pra ver se eu descubro umas brincadeiras novas xD. Muito obrigado aos manos @Frib 004 e @Imakuni pela ajuda. Se algum adm quiser fechar o tópico e colocar resolvido, minha dúvida já foi tirada.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!