Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pascal/Delphi Resolver esses Exercícios de Delphi.


Posts recomendados

<Alguém aqui pode me ajudar a responder esse exercício?
1) Crie um programa em Delphi para calcular a soma de 2 números reais. Aí clicar no botão CALCULAR o resultado deve aparecer na Caixa de Texto. Dica: Comando StrToFloat ( ) converte uma String em Número Real, FloatToStr ( ) converter um Número Real para String.
2) Crie um programa em Delphi para calcular a idade do ano de nascimento. Ao clicar no botão CALCULAR o resultado da idade aparece no TEXT que contém valor 0.
Dica: Comando StrToInt ( ) converte uma String em numero inteiro . IntToStr ( ) converter um numero inteiro para String.
Tô começando por isso estou pedindo ajuda a vocês.>

Alguém aqui pode me ajudar a responder esse exercício?
1) Crie um programa em Delphi para calcular a soma de 2 números reais. Aí clicar no botão CALCULAR o resultado deve aparecer na Caixa de Texto. Dica: Comando StrToFloat ( ) converte uma String em Número Real, FloatToStr ( ) converter um Número Real para String.
2) Crie um programa em Delphi para calcular a idade do ano de nascimento. Ao clicar no botão CALCULAR o resultado da idade aparece no TEXT que contém valor 0.
Dica: Comando StrToInt ( ) converte uma String em numero inteiro . IntToStr ( ) converter um numero inteiro para String.
Tô começando por isso estou pedindo ajuda a vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moça, todos são quase as mesmas logicas, voce cria dois campos, pega o value deles e soma quando apertar no botão, por exemplo lbValor1 + lbValor2, quando apertar em soma voce soma os dois, e logo apos da um write usando a conversao correta, como por exemplo FloatToStr, eu só posso te ajudar até isso, tente fazer e postar pra gente aqui que nos te auxiliamos, não podemos fazer o exercicio por você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada Igor.

adicionado 24 minutos depois

var
  Form1: TForm1;
ValorUm, valorDois, ValorTotal: Double;


implementation

{$R *.dfm}

procedure TForm1.ClickCalcular(Sender: TObject);
begin
     ValorUm:= StrToFloat(ClickUm.Text);
     Valordois:= StrToFloat(ClickDois.Text);
     ValorTotal:= ValorUm + ValorDois;
     ClickTres.Text:= FloatToStr(ValorTotal);
     end;

 

Estou no caminho certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, manumoura disse:

Obrigada Igor.

adicionado 24 minutos depois

var
  Form1: TForm1;
ValorUm, valorDois, ValorTotal: Double;


implementation

{$R *.dfm}

procedure TForm1.ClickCalcular(Sender: TObject);
begin
     ValorUm:= StrToFloat(ClickUm.Text);
     Valordois:= StrToFloat(ClickDois.Text);
     ValorTotal:= ValorUm + ValorDois;
     ClickTres.Text:= FloatToStr(ValorTotal);
     end;

 

Estou no caminho certo?

Está sim, de acordo com a primeira parte do exercício é isso mesmo.

 

Só uma pequena observação, veja que você alocou as variaveis de forma visível para todo o formulário, ou seja, essas variáveis serão usadas desde quando o form foi criado e não, necessáriamente, quando o usuário clica no botão calcular.

veja como recomendaria:

var
  Form1: TForm1;

//ValorUm, valorDois, ValorTotal: Double; {não há necessidade de ser declarada aqui}

implementation

{$R *.dfm}

procedure TForm1.ClickCalcular(Sender: TObject);
var
	ValorUm, valorDois, ValorTotal: Double; {será utilizada apenas quando o usuário solicitar o evento "ClickCalcular"}
begin
     ValorUm:= StrToFloat(ClickUm.Text);
     Valordois:= StrToFloat(ClickDois.Text);
     ValorTotal:= ValorUm + ValorDois;
     ClickTres.Text:= FloatToStr(ValorTotal);

	// outra forma de escrever sem precisar declarar as variaveis, contudo, no caso acima é mais fácil de verificar se um valor dos edits são válidos ou inválidos.

	ClickTres.Text := FloatToStr(  StrToFloat(ClickUm.Text)  + StrToFloat(ClickDois.Text)  );

end;


end.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...